Tendências de Marketing Digital para 2022

Por Raquel Pereira

Marketing Digital

Tendências de Marketing Digital para 2022

Mesmo em um ambiente online, os consumidores buscam por experiências únicas. Veja o que as marcas estão fazendo para atendê-los.

Raquel Pereira

Os profissionais de marketing estão, cada vez mais, tentando oferecer experiências excepcionais aos seus consumidores.

Durante os últimos anos, devido aos eventos que interromperam a rotina como a conhecemos, esses profissionais vêm buscando maneiras para se adequar à nova jornada do consumidor, procurando personalizar e oferecer uma experiência única, mesmo online.

A Oracle, em parceria com a Ascend2, levantou um estudo com 853 profissionais de marketing de diferentes países, com o objetivo de identificar as tecnologias e estratégias que estão ajudando esses profissionais no dia a dia.

Os desafios que chegam em 2022

De acordo com os entrevistados, o maior desafio que estão enfrentando é maximizar o desempenho em todos os canais de comunicação/venda. 38% dos profissionais dizem que, no meio digital, os consumidores estão em todos os lugares, seja consumindo conteúdos ou interagindo com a marca de maneira mais ativa.

Os profissionais estão buscando formas de acompanhar os consumidores, saber como agradá-los no comportamento online, para permanecer relevantes e consistentes de acordo com os gostos e expectativas do público. Por isso, a busca das marcas é por ferramentas e tecnologias que possam aproximar marca e consumidor.

Estratégias e Ferramentas para sucesso do cliente

A personalização é a principal tendência para esse ano, de acordo com dados do relatório, 43% das empresas pretendem investir em ofertas e conteúdos personalizados com foco na retenção de clientes.

Para isso, os profissionais pretendem investir seus recursos com a produção de conteúdo em formatos de vídeo e eventos virtuais, uma estratégia que visa facilitar o consumo e aumentar o retorno, visto que o vídeo é considerado o melhor tipo de mídia para atingir metas.

Tecnologias que ajudarão

Os entrevistados listaram que as tecnologias que estão utilizando para atingir seus objetivos são:

  • ferramenta de dados do cliente (CDP), que permite antecipar as necessidades do cliente para personalizar a mensagem;
  • sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), para gerenciar e criar conteúdos mais inovadores e personalizados;
  • programa de fidelidade do cliente, para incentivar e recompensar os clientes que continuam engajados com sua marca.

Além disso, 59% dos profissionais que disseram “não viver sem IA” têm estratégias de marketing mais bem-sucedidas, frente aos que não utilizam IA. No entanto, 30% deles temem perder a capacidade total dessa tecnologia com o passar dos anos.

Apesar disso, 42% dizem confiar na IA para personalizar ofertas e conteúdos, além de utilizá-las para tarefas manuais e repetitivas, como criação de fluxos de comunicação e testes A/B de assuntos e copies.

94% dos entrevistados acreditam que seus resultados de 2021 foram um sucesso e, cerca de 37%, estão confiantes de que 2022 será igualmente vantajoso.

Quer receber mais dados como esses? Faça parte da nossa Lista VIP e fique por dentro dos principais dados sobre marketing digital que você precisa ficar de olho!

Mais sobre Marketing Digital

LEIA MAIS

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?