Redes Sociais

Tendências Para as Redes Sociais em 2023

Por Letícia Matsumoto

Quer se antecipar aos seus concorrentes nas estratégias das redes sociais para o próximo ano? Então confira o artigo completo!

Letícia Matsumoto

Em outubro, Andrew Hutchinson, head de conteúdo do Social Media Today, analisou o cenário atual das principais redes sociais e, com base nas principais modificações recentes, construiu previsões para o ano de 2023. Selecionamos as mais relevantes para suas estratégias de marketing, confira o que podemos esperar no próximo ano!

Principais tendências para o Facebook em 2023

O ano de 2022 com certeza não foi o melhor para o Facebook, sendo marcado pela perda de diversos usuários e também pelo lucro com anúncios, devido a atualização do ATT da Apple.

Mais postagens recomendadas pela IA

Cada vez mais os usuários terão conteúdos em seus feeds devido ao algoritmo de tecnologias de inteligência artificial. Inclusive, o próprio Zuckerberg afirmou isso em uma entrevista recente ao The Verge:

“O que basicamente vai acontecer é que, no próximo ano ou dois, começaremos a mostrar mais conteúdo recomendado no Feed. E saberemos que estamos fazendo um bom trabalho porque o conteúdo no início vai substituir algum outro conteúdo, e qualquer um desses deslocamentos vai levar a feedback negativo das pessoas e levar as pessoas a se conectarem umas com as outras menos em todas as métricas em que nos concentramos, ou isso levará as pessoas a se conectarem mais e ficarem mais satisfeitas com o produto.”

A perspectiva do empresário é de que, no futuro, 40% do conteúdo do feed principal venha de páginas que os usuários não seguem.

Mas, por que as pessoas vão querer ver algo que não escolheram? A resposta para isso está no objetivo das redes sociais, fazer com que os usuários fiquem mais tempo as utilizando. A receita perfeita está em encontrar mais conteúdo que ele possivelmente gostem e não necessariamente já conheçam.

O Facebook é um aplicativo para interação entre familiares e amigos

Uma das principais características observadas no engajamento do Facebook é a interação entre familiares e amigos. Apesar das mais variadas redes sociais existentes, o Facebook cativou os usuários quando se trata desse tema.

Outro ponto bastante relevante é que o feed do Facebook se apresenta como um dos mais populares para os usuários se atualizarem das notícias mais recentes.

Um palpite de Hutchinson é de que em breve poderemos observar uma nova opção de feed onde as atualizações mais recentes de familiares e amigos próximos estejam no topo.

Click to Message

Grande parte do engajamento do Facebook vem das mensagens, em decorrência a isso o recurso “Click to Message” foi adicionado para aproximar os usuários das marcas, possibilitando a abertura de um chat a partir de um simples clique no anúncio.

O mesmo recurso também foi implementado para o WhatsApp, pertencente à Meta, dona do Facebook e Instagram.

Principais tendências para o Instagram em 2023

Nos últimos anos, o Instagram vem se tornando uma máquina de cópia de outras redes sociais como Snapchat, TikTok e até o mais novo BeReal. No entanto, as táticas do aplicativo vem dando certo, já são 2 bilhões de usuários ativos mensais.

O que podemos ver em 2023, além desse hábito de replicação de tecnologia e usabilidade?

Mais conteúdo recomendado por IA e mais Reels

Neste ano, o Instagram até tentou inserir mais conteúdos recomendados por IA. No entanto, isso não agradou nenhum pouco os usuários, sendo até mesmo alvo de protestos digitais.

Mas, a rede já deixou bem claro que a suspensão dessa iniciativa se deu pela necessidade de ajustar a tecnologia. Então, podemos ter certeza de que em breve, podemos identificar mais conteúdos recomendados em nossos feeds, principalmente para o formato de Reels, que é o campeão em engajamento do Instagram.

Live Shopping

O Live Shopping é um recurso bastante utilizado em outras partes do mundo, no entanto, o público brasileiro ainda não foi cativado de forma semelhante. Principalmente após o período de isolamento social, marcando uma queda nos eventos.

No entanto, as atualizações do aplicativo tem um padrão global, então muito provavelmente novas ferramentas serão lançadas no próximo ano.

Principais tendências para o LinkedIn em 2023

O LinkedIn não para de crescer e está empenhada em se desvinculando na imagem de uma rede social profissional e formal. À medida que seu engajamento bate cada vez mais recordes, podemos esperar novos recursos, principalmente para LinekdIn Ads e para os cursos do LinkedIn Learning.

Mais insights de dados para ajudar a orientar os candidatos a emprego

Além do networking, o LInkedIn se tornou uma excelente ferramenta para busca e divulgação de vagas de emprego. Não é atoa que se tornou o maior banco de dados de insights profissionais e de carreira já criado!

Com tantas informações à disposição da rede social, a perspectiva é que vejamos mais recomendações baseadas nos dados dos perfis dos usuários.

Ferramentas de conexão de vídeo aprimoradas

Analisando o cenário digital atual, não é plausível que o LinkedIn fique de fora do investimento em conteúdos no formato de vídeo. No entanto, podemos esperar uma abordagem diferente, visto que não se trata de uma rede social de entretenimento.

No próximo ano podemos esperar por soluções como vídeos de apresentação, salas de chamada em vídeo profissionais, além de mais webinars sendo transmitidos dentro da própria plataforma.

Maior foco no áudio

Uma tendência semelhante ao que está acontecendo com os conteúdos no formato de vídeo são apenas em áudio. Com a onda crescente de podcasts, os usuários estão buscando cada vez mais esse tipo de formato.

Atualização da apresentação do feed

Com o crescimento acelerado da rede social muitas novidades surgiram em um curto espaço de tempo, como os formatos de conteúdo, por exemplo. Há alguns anos o LinkedIn era conhecido por seus longos textos e no máximo algumas imagens estáticas, hoje, já vemos de tudo, desde vídeos, carrosséis, enquetes, fóruns de discussão e muito mais.

Mas, ainda não existem opções de filtrar os conteúdos por seus formatos. Uma grande oportunidade, tendo em vista que outras redes sociais já fizeram ações semelhantes, como Facebook e Instagram, por exemplo.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

Descubra Quais Redes Sociais Estão Crescendo

Aprofunde seus conhecimentos como Social Media conferindo pesquisa da Research Center de julho a agosto deste ano. Descubra Quais Redes Sociais Estão Crescendo!

LEIA MAIS

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Saiba os passos necessários para construir um perfil voltado para negócios e aprenda a se destacar em uma das redes sociais que mais cresce na atualidade.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?