Redes Sociais

BeReal: A Nova Rede Social Concorrente do Instagram

Por Letícia Matsumoto

A rede social BeReal promete ser uma concorrente para o Instagram. Seu diferencial? Nada de filtros ou publicações rebuscadas. Saiba mais!

Letícia Matsumoto

A rede social BeReal foi lançada na França em 2020 por Alexis Barreyat e Kévin Perreau, no entanto, a maioria dos downloads ocorreram em 2022.

“BeReal é vida, vida real, e esta vida é sem filtros”.

A grande premissa da “nova” rede social é que os usuários compartilhem momentos reais. Ou seja, sem grandes produções, mas com muita espontaneidade. Mas como isso funciona? Confira a notícia completa para entender:

  • como funciona a rede social BeReal;
  • quantos usuários baixaram o BeReal;
  • o BeReal já está disponível no Brasil?;
  • por que a rede social BeReal está fazendo tanto sucesso?;
  • como o BeReal pode ser interessante para fins comerciais?

Como funciona a rede social BeReal

Como funciona a rede social BeReal
Assim como o Instagram, o BeReal é uma rede social para que os usuários compartilhem imagens e vídeos. Quais as diferenças entre elas?

  • sem curtidas;
  • sem filtros;
  • tempo limitado para realizar a publicação.

Em um determinado horário do dia, todos os usuários recebem uma notificação com a mensagem “Hora de ser real!” ou então “Time to BeReal”, na versão original. A partir disso, os usuários são engajados a tirarem uma foto/vídeo da perspectiva da câmera frontal dos seus celulares e outra da sua câmera principal.

Quantos usuários baixaram o BeReal

O app da nova rede social chegou a marca de 5 milhões de usuários no mundo todo. Desse número, 3,2 milhões foram feitos agora em 2022.

O BeReal já está disponível no Brasil?

O BeReal já pode ser baixado pelos usuários brasileiros e acaba de lançar sua versão inteiramente em português.

Por que a rede social BeReal está fazendo tanto sucesso?

O maior sucesso do aplicativo está sendo entre os jovens universitários americanos, tornando-se uma febre entre o público.

A usabilidade do app instiga o sentimento de comunidade, algo que é muito atraente para os usuários mais jovens que buscam fazer parte de um movimento. Além de contribuir para a parcela crítica que se incomoda com o universo de perfeição que envolve outras redes sociais.

Como o BeReal pode ser interessante para fins comerciais?

Para a co-fundadora do Centro de Informação, Tecnologia e Vida Pública da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, Alice Marwick, devido aos recursos limitados do aplicativo, a rede social pode ser apenas uma moda passageira.

“geralmente não duram.”

O BeReal também não oferece nenhum recurso para anúncios, até o momento. Então, ainda não existem recursos interessantes para as marcas. Mas, tudo é uma questão de tempo quando se trata de redes sociais.

Algo que é cogitado também, quando uma nova rede social surge, é que as gigantes do mercado de social media reproduzem o mesmo princípio como um recurso extra a suas plataformas já existentes. Um exemplo disso pode ser o Tik Tok, que desencadeou uma série de iniciativas para vídeos curtos com o TikTok Now (confira o texto abaixo) e o Snapchat, com postagens temporárias.

TikTok Now: O novo app está batendo de frente com o BeReal

Em maio de 2022, uma pesquisa da data.ai mostrou que o aplicativo de fotos espontâneas BeReal ultrapassou a marca de 10 milhões de downloads vitalícios, ficando entre os 10 melhores aplicativos de redes sociais

A popularidade do aplicativo chegou até a concorrência e, em agosto, Instagram lançou um novo modo de câmera ‘Dual Capture’, que permite aos usuários capturar conteúdo e sua reação ao mesmo tempo, usando as câmeras frontal e traseira do telefone simultaneamente, assim como o aplicativo do BeReal.

No entanto, o update da Meta não teve tanto impacto quanto o novo aplicativo da ByteDance, empresa criadora do TikTok, que lançou recentemente o aplicativo “TikTok Now”, que além da interface também conta com uma mecânica iguais ao aplicativo pioneiro.

Assim como no BeReal, o TikTok Now envia uma notificação aos usuários com um “desafio” para que compartilhem seu momento atual, sem possibilidade de usar filtros ou fotos da galeria já editadas.

A grande novidade, no entanto, é a possibilidade de importar os amigos do TikTok para o novo aplicativo. Essa ação levou muitos influenciadores digitais a começarem suas próprias “comunidades” no TikTok Now e aumentou rapidamente a popularidade do aplicativo.

Outro diferencial é que o TikTok Now permite que os usuários compartilhem vídeos de até 10 segundos (também gravados na hora, sem edição ou filtros), algo não disponível no BeReal.

Batalha nos Rankings

Apenas poucas horas após o lançamento da plataforma da ByteDance no Brasil, o TikTok Now já estava entre os 10 aplicativos mais populares. Isso aconteceu, principalmente, pela popularidade que o TikTok já tem e, obviamente, pelos convites da rede social de vídeos curtos para fazer o download de seu novo app.

Na loja da Apple, após o lançamento, o TikTok Now já estava em sétimo colocado, enquanto o BeReal continuava em primeiro. No entanto, a mudança mais significativa foi na PlayStore, onde o TikTok Now rapidamente conquistou a oitava posição, enquanto o BeReal permanece na 10º.

O ranking não é uma métrica sobre a quantidade absoluta de downloads, mas sim sobre a popularidade dos aplicativos, considerando se as pessoas estão realmente utilizando e comentando sobre ele.

A Meta já confirmou estar em desenvolvimento de uma plataforma parecida para o Instagram, o que sugere um novo concorrente em breve.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital.

LEIA MAIS

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Saiba os passos necessários para construir um perfil voltado para negócios e aprenda a se destacar em uma das redes sociais que mais cresce na atualidade.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?