BeReal: A Nova Rede Social Concorrente do Instagram

Por Letícia Matsumoto

Redes Sociais

BeReal: A Nova Rede Social Concorrente do Instagram

A rede social BeReal promete ser uma concorrente para o Instagram. Seu diferencial? Nada de filtros ou publicações rebuscadas. Saiba mais!

Letícia Matsumoto

A rede social BeReal foi lançada na França em 2020 por Alexis Barreyat e Kévin Perreau, no entanto, a maioria dos downloads ocorreram em 2022.

“BeReal é vida, vida real, e esta vida é sem filtros”.

A grande premissa da “nova” rede social é que os usuários compartilhem momentos reais. Ou seja, sem grandes produções, mas com muita espontaneidade. Mas como isso funciona? Confira a notícia completa para entender:

  • como funciona a rede social BeReal;
  • quantos usuários baixaram o BeReal;
  • o BeReal já está disponível no Brasil?;
  • por que a rede social BeReal está fazendo tanto sucesso?;
  • como o BeReal pode ser interessante para fins comerciais?

Como funciona a rede social BeReal

Como funciona a rede social BeReal
Assim como o Instagram, o BeReal é uma rede social para que os usuários compartilhem imagens e vídeos. Quais as diferenças entre elas?

  • sem curtidas;
  • sem filtros;
  • tempo limitado para realizar a publicação.

Em um determinado horário do dia, todos os usuários recebem uma notificação com a mensagem “Hora de ser real!” ou então “Time to BeReal”, na versão original. A partir disso, os usuários são engajados a tirarem uma foto/vídeo da perspectiva da câmera frontal dos seus celulares e outra da sua câmera principal.

Quantos usuários baixaram o BeReal

O app da nova rede social chegou a marca de 5 milhões de usuários no mundo todo. Desse número, 3,2 milhões foram feitos agora em 2022.

O BeReal já está disponível no Brasil?

O BeReal já pode ser baixado pelos usuários brasileiros e acaba de lançar sua versão inteiramente em português.

Por que a rede social BeReal está fazendo tanto sucesso?

O maior sucesso do aplicativo está sendo entre os jovens universitários americanos, tornando-se uma febre entre o público.

A usabilidade do app instiga o sentimento de comunidade, algo que é muito atraente para os usuários mais jovens que buscam fazer parte de um movimento. Além de contribuir para a parcela crítica que se incomoda com o universo de perfeição que envolve outras redes sociais.

Como o BeReal pode ser interessante para fins comerciais?

Para a co-fundadora do Centro de Informação, Tecnologia e Vida Pública da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, Alice Marwick, devido aos recursos limitados do aplicativo, a rede social pode ser apenas uma moda passageira.

“geralmente não duram.”

O BeReal também não oferece nenhum recurso para anúncios, até o momento. Então, ainda não existem recursos interessantes para as marcas. Mas, tudo é uma questão de tempo quando se trata de redes sociais.

Algo que é cogitado também, quando uma nova rede social surge, é que as gigantes do mercado de social media reproduzem o mesmo princípio como um recurso extra a suas plataformas já existentes. Um exemplo disso pode ser o Tik Tok, que desencadeou uma série de iniciativas para vídeos curtos e o Snapchat, com postagens temporárias.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital.

LEIA MAIS

Top 8 Erros Comuns em FanPages

Você sabe quais são os erros mais comuns ao criar uma fanpage? Dê uma olhada neste artigo e confira algumas dicas que vão ajudá-lo(a) a identificar erros e melhorar suas estratégias!

Migração de Perfil e União de Páginas no Facebook

O Facebook possui duas ferramentas que podem auxiliar os usuários a solucionar alguns problemas básicos: a migração de perfil para fan page (para empresas que começaram errado) e a união de várias fan pages em uma (para quem não soube como montar). No entanto, ambas trazem alguns problemas para os usuários, que frequentemente buscam aqui solucionar dúvidas e tentar entender os processos. Fizemos este artigo visando explicar melhor tudo isso.

Como Criar uma Fanpage: Guia para Criar Página no Facebook

Veja como criar uma página no Facebook, confira as dicas que não podem ser ignoradas e torne a sua empresa visível nessa rede social!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?