Tenho Um Cenário Caótico para SEO, e Agora?

Cenário Caótico para SEO

Olá leitores da Mestre,

Em diversas conversas com outros profissionais de SEO ou ainda com clientes, sempre caímos em um cenário muito comum: a bagunça generalizada em alguns projetos. É bem claro, que nós, profissionais de SEO encontramos cenários caóticos ao longo da nossa carreira, mas alguns são tão absurdos que não sabemos por onde começar. Pois bem, a intenção deste artigo é mostrar a vocês como se organizar o máximo para fazer com que os seus projetos fluam com uma boa naturalidade.

Listar Problemas

O primeiro passo sem sombra de dúvidas é entender como o cenário está. Identifique os principais problemas do website que você irá trabalhar. Normalmente os primeiros problemas que observo são:

  1. O website está no índice do Google? Utilize o comando site:www.meusite.com para descobrir isso.
  2. Todas as páginas possuem títulos únicos?
  3. Todas as páginas possuem meta descriptions únicas?
  4. Como estão as URLs do website? São amigáveis?
  5. Em termos de conteúdo, ele é único ou copiado?
  6. Em termos de produtos, eles aparecem no índice do Google?
  7. Em termos de links internos, você consegue chegar em páginas profundas a partir da página inicial? Quantos passos são necessários?
  8. Em termos de links externos, você recebem muitos? São de qualidade? São de websites diferentes, ou seja, com boa diversidade de root domains?
  9. Ainda em termos de links externos, as suas páginas internas recebem uma quantia boa?
  10. O website possui páginas bloqueadas no robots.txt? Se sim, porque?
  11. O website possui um Sitemap.XML?
  12. Você pode conferir outros pontos neste Ebook de SEO.

Respondendo a estas respostas temos uma noção de como está o website que iremos trabalhar.

Organizar os Problemas

Após analisar todo o website, entender o seu funcionamento e seus problemas o passo seguinte é organizar como você irá lidar com cada um dos problemas. Para cada caso é fundamental que você crie uma estratégia de como solucionar aquele problema.

Por exemplo, se você notou que todos os títulos do website são iguais, marque uma quantidade de tempo para criar todos, baseado na quantidade de páginas existentes no website, juntamente com a quantidade de pessoas que você possui para tal tarefa e a quantidade de horas por dia que elas irão trabalhar.

Em outro caso, se você notar que o website necessita de URLs amigáveis, procure saber com o time de TI qual servidor está rodando. Ele é Windows ou Linux? Aproveite para separar as instruções de como criar URLs amigáveis naquele tipo de servidor.

Em termos de links externos, se você recebe poucos, vale a pena analisar como a sua concorrência adquire os seus links ou ainda em pensar sobre quais ativos você está focando. Para isto utilize ferramentas como o Open Site Explorer, o Majestic SEO ou ainda a SEM Rush para identificar quem linka para os seus concorrentes. Procure organizar a estratégia de link building baseado no orçamento dado pelo cliente.

Listar Prioridades

Depois de algum tempo realizando trabalhos de SEO, notamos que uma coisa fundamental é listar ações de alta prioridade. Por exemplo, se você encontrar conteúdo escondido no website, é uma boa oportunidade para colocar a remoção disto em prioridade máxima.

Outro exemplo de prioridade alta é a criação de títulos para cada uma de suas páginas. Os títulos são um importante fator On-Page no rankeamento além de influenciarem o clique do usuário na página de resultados do Google. No exemplo abaixo, priorizamos uma alteração no site, onde todos os títulos estavam iguais. Em menos de 45 dias, nosso tráfego triplicou:

Exemplo de Caso de SEO

Um exemplo de prioridade baixa seria a alteração de H1 nas páginas ou ainda a criação de novas páginas para abordar consumidores diferentes.

Listar Facilidade de Implementação

Algo que eu recomendo fortemente é aliar as prioridades juntamente com a facilidade de implementação, pois desta forma você consegue fazer as atividades mais prioritárias mas que possuem uma facilidade de implementação alta.

Por exemplo, quando falamos de criação de títulos para cada uma das 1.000 páginas de um website de ecommerce podemos ver isso com o uma facilidade de implementação baixa, que levará muito tempo. Agora se você pensar em criar títulos dinâmicos para os seus produtos e páginas de categoria, isto pode ter uma facilidade alta e trazer resultados muito bons.

É fundamental entender da implementação das soluções propostas para que você saiba estimar o quão fácil aquela tarefa pode ser executada.

Entender as Limitações da Equipe de TI e do CMS

Quando se trabalha com diversos clientes, de nichos diferentes e de regiões do país diferentes, você acaba se deparando com níveis de conhecimento com muita variação. É comum receber clientes que tem um time de TI com apenas 1 pessoa, a qual tem pouca experiência no mercado, mas as vezes temos sorte de trabalhar com um cliente com uma equipe capacitada e rápida nas alterações do website.

Diante do contraste que você pode encontrar, a primeira coisa a entender com o cliente é quem irá lhe atender com relação à programação do website, criação de novas páginas ou ainda de novos elementos visuais. É fundamental abrir um canal com este time para que o seu trabalho evolua bem. Sempre que possível coloque-se à disposição do time de TI para que as dúvidas sejam sanadas o mais rápido possível.

Outra abordagem parecida é entender as limitações do CMS que você irá trabalhar. Em muitos casos o cliente comprou um CMS e não pode alterar diversos aspectos dele, então cabe a você se adaptar ao cenário.

Treine e Eduque o Seu Cliente

Uma das formas que descobrimos que causa o maior impacto é em educar o seu cliente. Costumamos compartilhar nossos artigos de blog, ebooks e vídeos com eles, buscando ensinar realmente a importância de cada alteração que sugerimos.

Um exemplo bem comum aqui da Mestre é nas documentações que enviamos. Sempre existe um trecho da documentação ensinando o porque daquela alteração. Isto coloca a equipe do cliente em um novo patamar, entendendo porque você está solicitando e qual o impacto que aquela alteração vai existir.

Em outros momentos, chegamos até a fechar um treinamento in-company, para educar equipes de conteúdo, de TI ou capacitar toda a equipe de marketing. Saiba o seguinte: quanto mais conhecimento você trocar com o seu cliente, melhor para o seu projeto.

Bônus: Como superar seus PROBLEMAS?

Por fim, gostaria de recomendar que você assista este vídeo que gravei para o nosso canal do Youtube. Creio que irá lhe ajudar em vários momentos como os listados acima:

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Um Comentário para “Tenho Um Cenário Caótico para SEO, e Agora?”

  1. raulrds

    Fábio excelente artigo.
    Estou atualmente trabalhando em um projeto que se encaixa exatamente em todos estes aspectos. Totalmente Caótico. Mesmo tendo conciencia de tudo que devemos fazer e tomar como prioridade, este artigo serviu de grande auxilio e ótimos esclarecimentos. É sempre bom ter essa base para ganhar confiança em tudo que estamos fazendo. Fora dizendo a ajuda que este artigo serviria para iniciantes. Parabêns pelo artigo.
    Grande abraço.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>