Como disse no meu post sobre como aumentar as visitas de um site, uma das técnicas de seo importantes é o link building. Já sabemos também que cada link é considerado um voto para o site, segundo o Matt Cutts disse em sua entrevista com Stephan Spencer, e que são esses links que constituem o PageRank do site. Sabemos também como funciona o PageRank, conforme meu post de 2 semanas atrás e, ainda, que o PageRank influencia o posicionamento de um site nas SERPs.

E como aumentar o PageRank de um site? Um meio muito comum e que por vezes passa desapercebido por webmasters é a Linkagem Interna.

A maior preocupação fica por conta de conseguir link externos, visto que links externos são votos de outras pessoas para você, e não você mesmo se indicando, mas se você mesmo não se indicar, quem irá? Ainda, você proporciona ao usuário uma experiencia mais completa dentro do site.

O desenvolvimento de Links Internos, técnica de Link Building, envolve diversos aspectos da própria estrutura do site. Primeiro de tudo é necessário que se conheça o site, tão bem quanto a palma da mão.

Depois, fazendo uma checagem como a sugerida pelo Fábio Ricotta em seu post sobre otimização de conteúdo, e até­ conseguindo ótimos links dentro do seu próprio site.

Ao longo desse processo, você acaba descobrindo, e se necessário, re-estruturando a arquitetura de links do site, surgem novos links, conforme as páginas são re-escritas, e, de acordo com a qualidade da página que está linkando, é possível conseguir aumentar o PageRank da página que está recebendo o link.

Para sites muito grandes, demanda bastante tempo, mas com certeza vale a pena e é de resultado certo, pois existem muito mais páginas de onde conseguir links.

No fim das contas, você vai conseguir aumentar o PageRank do site, conhecer sua estrutura de páginas e de links, e re-descobrir o conteúdo que há no site e que pode, e deve, ser utilizado a favor do site.

Por hoje é só. Se algum termo usado no post não ficou claro, leia o nosso glossário de seo e sem. E para aprender mais sobre links, descubra os tipos de links que existem. Agora você já sabe como aumentar o PageRank do site. Mãos à obra.

Abraços!