Como Fazer um Instagram de Sucesso e Ganhar Seguidores

Instagram para Negócios

Se você ainda não tem, já é hora de criar um Instagram e dar os primeiros passos nessa rede social que cresce dia após dia. O objetivo deste nosso artigo de hoje é ensinar você a fazer um Instagram, atrair seguidores e obter muito sucesso com o uso desse aplicativo.

Como Criar um Instagram

A maneira tradicional de se criar uma conta no Instagram é através dos smartphones ou tablets. Nesse caso, o procedimento padrão é baixar o aplicativo na App Store ou na Google Play.

Baixar Instagram no Celular ou Tablet

Neste artigo, mostraremos para você o passo a passo de criação, utilizando um dispositivo Android. Porém, o procedimento no iOS é similar. Vamos lá?

1) Acesse a loja Google Play e busque por “Instagram”. Vale lembrar que ele é gratuito;

2) Clique em “Instalar” e na tela seguinte, aceite os termos de acordo;

Baixar Instagram

3) Depois que fizer o download do aplicativo, basta abri-lo para criar sua conta;

4) Por fim, antes de começar a utilizar o aplicativo, ajuste suas informações pessoais, inserindo uma foto e editando seu perfil. Vale lembrar que você pode e deve inserir o endereço do seu site. Dessa forma, as pessoas que visualizarem suas postagens, poderão chegar até você;

Configurações do Instagram

Instagram no PC

Apesar de ter sido originalmente criado para ser utilizado em dispositivos móveis, já deram um jeitinho de você baixar o Instagram no PC, fazer seu cadastro e utilizar os recursos do aplicativo diretamente no seu computador.

Nós não testamos esse modelo de criação de conta no PC, mas você vai precisar basicamente fazer o seguinte:

1) Baixar o programa BlueStacks App Player para emular a execução de aplicativos do Android no computador;

2) Após fazer o download do programa, basta executá-lo, seguir as instruções de instalação e fazer o login com a sua conta da Google Play;

3) Após fazer o login, você verá a possibilidade de baixar diversos aplicativos do Android para o seu PC. Nessa etapa, basta procurar pelo Instagram e fazer a instalação;

4) No último passo, você pode escolher entre fazer o login no Instagram através da sua conta do Facebook ou cadastrar-se com um endereço de e-mail;

Como Ganhar Seguidores no Instagram

A primeira coisa que você deve ter em mente para ganhar seguidores no Instagram é que você precisará postar conteúdo relevante, ou seja, trazer informações úteis e de valor para as pessoas que te seguem. Milhares de perfis são criados diariamente na rede social e se você quiser se destacar, você precisará se dedicar mais do que os outros, fazer algo diferente, fazer com que as pessoas queiram acompanhar suas postagens.

Antes de aprender como conseguir seguidores no Instagram, você deve primeiramente preparar o seu território. Em outras palavras, você precisa preencher suas informações de perfil, inserir seu site, escolher uma boa foto e fazer algumas publicações iniciais.

Explore as Hashtags

O Instagram oferece o recurso do uso de hashtags em suas publicações. Hashtags são aquelas palavras-chave que vem logo após o símbolo “#”, o qual no mundo da música é conhecido como “sustenido”, mas também tem fama por ser o “jogo da velha” ou ainda “tralha”.

As palavras com hashtag favorecem o dinamismo da rede social. Isso porque quando alguém clica em uma hashtag, consegue ver diversas publicações que fazem uso dela. É aí que vem um dos segredos para ganhar curtidas no Instagram e possivelmente novos seguidores.

Imagine, por exemplo, que você tem um site sobre a cidade de Florianópolis, ou ainda uma pousada na cidade. Para fazer com que suas publicações sejam encontradas por mais pessoas, faça o uso de hashtags como: #Florianopolis, #Floripa, #IlhadaMagia e por aí vai.

A segunda estratégia por trás das hashtags é você procurar por tags que estão relacionadas ao seu perfil. Quando você faz a busca, você encontra termos relacionados ao que procurou, visualiza as principais publicações e as publicações mais recentes.

Fazer Busca no Instagram

A partir daí você pode interagir com as pessoas que estão fazendo uso dessas hashtags. Você pode curtir as postagens delas, deixar um comentário e o mais importante, seguir essas pessoas. Isso porque quando você segue alguém, essa pessoa recebe uma notificação e pode ser que ela venha a visitar o seu Instagram, goste de suas publicações e te siga também!

Para seguir pessoas nessa rede social, basta entrar no perfil delas e clicar no botão “+ Seguir”. Essa é uma boa tática para ter mais seguidores no Instagram, porém você deve seguir essa dica com cautela. Se você seguir muitas pessoas em um curto espaço de tempo, pode ser que sua conta seja bloqueada. Por isso, faça uso do bom senso.

Seguir Pessoas no Instagram

Interaja Com Seus Seguidores

Quer conquistar seus seguidores? Dê a eles a devida atenção. Quando as pessoas comentarem suas publicações, interaja com elas. Acompanhe as postagens das pessoas que você segue e curta aquelas que você gostar. Uma forma aumentar o engajamento com sua audiência, é fazendo publicações com perguntas. Dessa forma, as pessoas se sentem mais interessadas e confortáveis em deixar um comentário em suas fotos e vídeos.

Faça Publicações no Horário Certo

Essa é uma dica que varia de perfil para perfil. O ideal aqui é você tentar mapear a faixa de horário em que suas publicações geram maior engajamento. Isso depende muito do seu nicho de atuação. Alguns perfis, são mais acompanhados em horário comercial, já outros, possuem seus seguidores mais antenados no período da noite. Por isso, faça o teste, anote e procure postar nos melhores horários.

Em geral, os melhores horários para postar no Instagram são entre às 17 e 18h nos dias úteis e entre 13 e 18h para sábados e domingos. A dica para descobrir o horário que funciona melhor para você, é usar o Iconosquare, que permitirá você analisar e otimizar seus resultados.

Traga Sua Audiência Para o Instagram

Se você tem uma boa quantidade de fãs no Facebook ou ainda uma lista de contatos grande em seu programa de e-mail marketing, que tal direcionar sua audiência para o Instagram? A taxa de entrega de publicações no Instagram é bem melhor do que a do Facebook e a chance do seu seguidor ser impactado nessa rede social é maior. Existem diversos aplicativos para Facebook que permitem você associar seu Instagram a sua fanpage. Não deixe de fazer isso!

Com relação ao e-mail, a tática que você pode usar é bem simples. Basta enviar um e-mail para sua base de contatos, convidando eles a verem uma foto ou vídeo que você publicou no Instagram. Comunique a eles que você manterá seu perfil atualizado diariamente com novas fotos e que eles podem utilizar mais esse canal para acompanhar o seu trabalho.

Não Compre Seguidores e Não Publique em Excesso

A melhor forma de aumentar sua base de seguidores nesta rede social, é de forma natural. Por isso, você não deve comprar seguidores no Instagram. É melhor ter um número menor de seguidores, que realmente interajam com seu perfil, do que um número grande, que nem vê suas publicações. Construa um perfil de qualidade e você terá uma audiência de qualidade.

Vale lembrar que você não deve fazer publicações em excesso. Então, qual seria a quantidade de vezes ideal para se postar no Instagram ao longo do dia? Nós recomendamos a frequência diária de 1 a 2 posts.

Como Ganhar Dinheiro no Instagram

Como Ganhar Dinheiro no Instagram

É possível levar o seu perfil a um outro nível, tornando-o profissional. Quando você atingir um bom número de seguidores, você poderá ganhar dinheiro com Instagram, seja através de algum programa de afiliados ou de postagens patrocinadas. No Brasil, já existem pessoas que estão ganhando muito dinheiro nesta rede social e, acredite, você pode ser uma delas!

Anunciar no Instagram

Nosso CEO, Fábio Ricotta, gravou um vídeo especial para o seu canal no YouTube sobre estratégias para anunciar no Instagram. Para conferir as possibilidades de anúncios nessa rede social, dê o play no vídeo abaixo:

Através do compra de anúncios no Facebook, conseguimos segmentar para que o Instagram exiba os mesmos anúncios. Ou seja, você consegue anunciar no Instagram utilizando a própria plataforma do Facebook. Um dos principais pontos que percebemos é que o custo por conversão está muito baixo no Instagram. Por isso, está sendo muito interessante duplicarmos as campanhas do Facebook para o Instagram.

Já mencionamos aqui no artigo como você pode utilizar essa rede social organicamente, ou seja, sem investir dinheiro. Mas, com os anúncios patrocinados você conseguirá segmentar seu público através de faixa de idade, interesse, usuários de remarketing, entre outros filtros. Vale dizer que somente através dos anúncios pagos você consegue direcionar seu público para outra página da WEB, podendo incluir um botão que quando clicado pode tirar o usuário do Instagram e levá-lo para uma landing page, um artigo que você escreveu ou para qualquer página de sua preferência. Atente-se apenas ao fato de que o Instagram é uma rede social em que o usuário utiliza mais em suas horas vagas, quando provavelmente não está buscando nada para comprar. Por isso, é interessante direcioná-lo para uma página que dê mais informações sobre o produto ou serviço, do que para uma página cujo foco seja a venda.

O que podemos concluir sobre anunciar no Instagram é que vale o teste. Destine uma parte de sua verba para criar alguns anúncios e mensurar o retorno que essa rede social trará para o seu negócio.

Aprenda Mais Sobre o Instagram

Neste artigo listamos algumas dicas que ajudarão você a tornar o seu perfil no Instagram mais profissional. Recomendamos que você vá além e explore todos os recursos que essa rede social pode oferecer. Para aprender mais, conheça o treinamento online Instagram para Negócios e obtenha seu sucesso! Aumente sua visibilidade, influência e faturamento!

Um abraço e até a próxima!

Receba Dicas Para Ter Sucesso nas Redes Sociais

Cadastre seu e-mail para receber dicas incríveis para potencializar seus resultados!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>