SEO

Perplexity AI: Conheça o Novo Buscador IA e Saiba Como Utilizá-lo

Por Raquel Pereira

O novo Google? Conheça o Perplexity IA, um buscador alimentado com tecnologias de inteligência artificial.

Raquel Pereira

Recentemente, um novo buscador alimentado por inteligência artificial está se tornando popular entre os usuários.

Lançado em agosto de 2022, alguns meses antes do próprio ChatGPT, o Perplexy AI começou a ganhar popularidade entre o final de 2023 e, hoje, é considerado um forte concorrente do Google.

Conheça a ferramenta e entenda como ela pode contribuir para a pesquisa online e competir diretamente com o maior buscador do mundo:

O que é o Perplexy AI?

Conforme explicado pelos desenvolvedores dessa tecnologia, o Perplexy AI é um chatbot gratuito alimentado com o modelo GPT-3.5, desenvolvido para responder perguntas do usuário com o processamento de linguagem natural (PLN), utilizando técnicas de machine learning para aprimorar seus conhecimentos e fornecer respostas completas aos usuários.

O que é o Perplexy AI?

Mas, além de funcionar como um chatbot – assim como o próprio ChatGPT – o Perplexity funciona como um buscador online, capaz de realizar buscas na web em tempo real para compartilhar informações atualizadas com os usuários.

O buscador foi lançado em agosto de 2022, desenvolvido por profissionais com experiência na Meta, OpenAI, Quora e Databrick.

Como funciona o Perplexy AI?

De forma geral, o Perplexity AI funciona como o próprio ChatGPT: ao escrever uma mensagem, o usuário pode fazer uma pergunta ou inserir um comando (prompt), ao que o chat retornará com uma resposta apropriada e com uma linguagem natural e de fácil entendimento.

No entanto, além disso, o chatbot possui outras funcionalidades:

Mecanismo de Busca

Como dissemos anteriormente, o Perplexity tem o objetivo de ser mais do que um “simples” chatbot conversacional de IA; por isso, a principal vantagem competitiva do modelo é a capacidade de operar como um buscador online e realizar buscas na internet e em tempo real.

Ao pesquisar algo no chatbot, além da resposta comum fornecida pelo sistema conversacional, o modelo também menciona as fontes e sugere páginas na web que podem interessar o usuário.

Como funciona o Perplexy AI?

Além disso, diferentemente do ChatGPT, o Perplexity AI realiza pesquisas na web gratuitamente – enquanto o modelo da OpenAI só possui tal recurso nas versões Plus e Enterprise.

Assistente de Conteúdo

O Perplexity AI também pode operar como um assistente de conteúdo, contribuindo desde a criação de pautas até o aprimoramento de ideias durante a escrita.

Em comparação com a concorrência, o modelo pode ser mais preciso e passar mais segurança aos editores, uma vez que conta com uma lista detalhada das fontes consultadas.

Perplexity AI como Assistente de Conteúdo

Além disso, o modelo é capaz de realizar pequenas atividades de edição, como resumo de conteúdos, adaptação de um formato para outro, reformulação de textos, etc.

Assistente de SEO

Segundo compartilhado, outro diferencial do Perplexity AI é a capacidade de atuar como um assistente de SEO orientado para realizar tarefas mais simples, como gerar meta descriptions, titles e outras tags.

Essas são algumas das atividades que também podem ser feitas no ChatGPT, mas – novamente – a principal vantagem é a possibilidade de realizar essas ações com acesso à informação em tempo real e gratuitamente.

Além disso, outras funcionalidades de SEO que o Perplexity AI é capaz de realizar são:

  • Pesquisa de palavra-chave: informando o tema e quantas palavras-chave gostaria que o chatbot retornasse, ele pode realizar essa atividade com facilidade;
  • Link building: o modelo pode ajudar a identificar sites de determinado nicho que são interessantes para link building, com foco em aumentar a autoridade e visibilidade do domínio.

Perplexity AI como Assistente de SEO

Como utilizar o Perplexy AI?

O Perplexity AI é um buscador online gratuito, o que significa que qualquer pessoa com acesso à internet pode utilizá-lo. Para isso, basta:

  1. acessar a página do Perplexity AI no navegador ou utilizar o aplicativo mobile (disponível para iOS e Android);
  2. inserir sua pesquisa, dúvida ou comando na barra de pesquisa do buscador;
  3. esperar a resposta do chatbot ou navegar pelas sugestões de páginas.

Como utilizar o Perplexy AI?

Como o Perplexity AI pode competir com o Google? O que muda em SEO com o novo buscador

Basicamente, o Perplexity AI é um buscador – assim como o Google – com recursos conversacionais do ChatGPT, algo que tem se mostrado interessante para os usuários.

Por enquanto, o Google continua sendo o principal buscador do mercado, com muitos outros buscadores tentando “ocupar” este lugar sem sucesso nos últimos anos. No entanto, a ferramenta pode representar uma nova oportunidade no meio do SEO.

Perplexity AI já alcança mais de 1 bilhão de consultas

Conforme anunciado pela empresa, em um post no X, o crescimento do Perplexity AI está escalando potencialmente. Segundo compartilhado, “desde que anunciamos nossa Série B em janeiro de 2024, crescemos e atendemos 169 milhões de consultas por mês e mais de 1 bilhão de consultas nos últimos 15 meses.”

Perplexity Enterprise Pro

Além disso, o buscador é um dos primeiros do setor a lançar uma solução de busca que combina inteligência artificial para o setor B2B.

O novo Perplexity Enterprise Pro promete aumentar a eficiência das equipes com um “poderoso assistente de busca com IA”, uma solução ainda não apresentada por outras ferramentas do mercado.

Perplexity Enterprise Pro

De forma geral, ainda não temos informações suficientes para decretar como a inteligência artificial vai efetivamente impactar o trabalho de SEO além da criação de conteúdo EEAT; no entanto, ferramentas como o Perplexity AI indicam um futuro promissor.

Perplexity AI e SGE do Google

Quando pensamos na competição entre Perplexity AI e Google, uma das maiores comparações que podemos fazer é do buscador alimentado com IA e a nova Experiência Generativa de Pesquisa (SGE) do Google – que ainda está sendo testada em regiões selecionadas.

Atualize sua estratégia de SEO para acompanhar as mudanças do mercado

Como dito anteriormente, o futuro do SEO com IA é incerto; as novidades surgem diariamente e é preciso estar em constante atualização para entender os novos rumos que o mercado tomará.

Por isso, contar com o apoio de uma Agência de SEO é a melhor estratégia para as empresas que não querem perder seu posicionamento online, mas precisam atualizar suas técnicas e otimizar processos.

Nós da Agência Mestre, estamos há mais de 15 anos no mercado de SEO e já atendemos centenas de empresas. Confira como podemos ajudar o seu negócio também com o SEO Mestre.

LEIA MAIS

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?