SEO

Conteúdo para SEO no ChatGPT: Como Utilizar a IA em Estratégias de Marketing Digital

Por Sarah Carvalho

É possível criar conteúdo para SEO no ChatGPT? Leia o artigo e veja como ele te ajuda no dia a dia da otimização para mecanismos de busca.

Sarah Carvalho

Será que é possível criar conteúdo para SEO no ChatGPT? A resposta para isso é que sim! No entanto, é preciso estar atento a alguns pontos no momento de utilizar essa tecnologia que vem causando um rebuliço no marketing digital.

Neste artigo você ficará por dentro:

  • do que é e como funciona essa ferramenta de inteligência artificial;
  • de como criar conteúdo para SEO no ChatGPT;
  • das limitações do ChatGPT;
  • e dos motivos pelos quais você ainda irá precisar de uma agência para criar estratégias de SEO.

Continue a leitura para aprender mais sobre esse chatbot, um programa que simula uma experiência de conversação, criado pela empresa OpenAI!

O que é e como funciona o ChatGPT?

Antes de saber como criar conteúdo para SEO no ChatGPT é preciso saber o que ele é e de que forma ele funciona. Indo direto ao ponto, é possível defini-lo como uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que foi “treinada” para entender e responder perguntas feitas pelos usuários humanos de forma conversacional. É assim que ele consegue fornecer respostas tão precisas e originais às pessoas.

Basicamente, ele funciona como qualquer outra solução de IA: por meio de aprendizagem contínua. Ou seja, esse chatbot é capaz de cruzar e descobrir novas “informações” de maneira surpreendente e eficiente, produzindo conteúdo otimizado para SEO.

Para acessá-lo, basta ter uma conta na plataforma e estar logado.

Como criar conteúdo para SEO no ChatGPT?

Uma das grandes vantagens da ferramenta é que é possível criar diversos formatos de conteúdo para SEO no ChatGPT. Assim que acessar o site, você poderá começar a usá-lo para ajudar nas suas estratégias de marketing digital.

Você pode usá-lo, por exemplo, para:

  • ter ideias de palavras-chave;
  • criar titles ou meta descriptions;
  • montar estruturas de sitemaps;
  • gerar arquivo robots.txt;
  • segmentar palavras-chave por intenção de busca;
  • sugerir topic clusters;
  • fazer a clusterização de URLs e páginas;
  • e muito mais!

Para ter esse “conteúdo produzido por máquina”, você só precisará fazer comandos específicos na página inicial, no campo em que é possível digitar, sem precisar acessar outra tela.

Comandos para criar conteúdos de SEO com o ChatGPT

Por exemplo, se você deseja encontrar sugestões de palavras-chave, só precisará digitar algo como “Me dê ideias de palavras-chave sobre [tema de interesse]”. Já quando você deseja gerar arquivos robots.txt, basta dizer “crie um arquivo robots.txt, para o site: [url do site]”.

Confira essas sugestões de comandos e quais foram as respostas da ferramentas:

1. “Me dê ideias de palavras-chave sobre ‘Inbound Marketing’, por favor”

Ao solicitar que o chatbot fizesse uma pesquisa de palavras-chave sobre o termo “Inbound Marketing”, tivemos a seguinte resposta:

2. “Você pode listar palavras-chave com intenção de busca transacional sobre o termo ‘Inbound Marketing’, por favor?”

A listagem inicial trará os termos mais comuns relacionados àquela palavra-chave principal, mas você pode continuar conversando com o chatbot para segmentar melhor os resultados. Veja só a nova listagem apresentada quando pedimos que a ferramenta buscasse termos com intenção de busca transacional, ou seja, conversão fundo de funil:

Você ainda pode pedir que o chat selecione aquelas que possuem uma quantidade específica de termos ou outro comando que filtre melhor as palavras relacionadas ao seu negócio.

3. “Agora, você poderia escrever três opções de title e description para uma página de serviço de Inbound Marketing, focando em conversão, por favor?”

Continuando a conversa com o chatbot, pedimos que ele sugerisse três opções de title e description para uma página de vendas, ou seja, foco em conversão, ainda sobre o termo utilizado inicialmente. Veja os resultados:

Você ainda pode solicitar ao chatbot que ele reescreva alguma das opções, altere o número de caracteres ou explique o porquê cada opção seria relevante para a sua página.

4. “Agora você pode criar o arquivo robots.txt, para o site: https://www.agenciamestre.com/, por favor?

Por fim, pedimos que a ferramenta gerasse uma sugestão de arquivo do tipo robots.txt para o site da própria Agência Mestre, e além da criação do arquivo, a ferramenta ainda trouxe uma explicação sobre as informações:

Até que é bem simples criar conteúdo para SEO no ChatGPT, não é mesmo? Você ainda pode utilizar outros comandos para combinar sua estratégia de SEO com Tráfego Pago! Confira nosso artigo completo sobre como utilizar o ChatGPT em estratégias de tráfego pago.

Vale lembrar que as respostas do chatbot dependem da forma como os pedidos são feitos por você, por isso, em algumas situações poderá ser necessário refazer a pergunta ou o comando.

O ChatGPT é tudo isso mesmo?

Sim e não. Ele é realmente uma ferramenta muito útil quando o assunto é criar conteúdo para SEO no ChatGPT, já que ele acelera a realização de diversas tarefas como as trazidas anteriormente. No entanto, ele ainda possui algumas limitações.

Em alguns casos, ele pode gerar informações incorretas ou mesmo conteúdo tendencioso. Além disso, a ferramenta não possui conhecimento dos eventos que ocorreram mundialmente depois de 2021. Por essa razão, é sempre importante checar as estatísticas e outros dados quando eles aparecerem nos textos.

É importante salientar, também, que apesar de muito útil, o ChatGPT não irá substituir as grandes ferramentas da área como o Google Analytics 4.

Por que você ainda precisa de uma agência para te ajudar com as estratégias de SEO do seu negócio?

Como você viu ao longo deste artigo, criar conteúdo para SEO no ChatGPT é muito simples, mas você ainda precisará de uma agência, como a Agência Mestre, para te ajudar a desenvolver e aplicar estratégias de otimização para mecanismos de busca e também para produzir materiais!

Primeiro porque o Google preza pela experiência do usuário e, em casos de conteúdos feitos 100% por ferramentas de IA, o buscador pode entender que se trata de um material criado apenas para “burlar” as Search Essentials. Por isso, é fundamental investir em produções feitas por pessoas reais. Além disso, o chatbot ainda peca quando o quesito é pensamento crítico ou decisões éticas.

Por essa razão, você precisará contar com o olhar humano que é tanto capaz de utilizar essa ferramenta para aumentar a produtividade quanto qualificado para criar estratégias e tomar decisões seguindo regras morais.

A Mestre conta com muita experiência no universo do SEO e oferece uma consultoria reconhecida e completa para ajudar empresas como a sua a chegarem nas primeiras posições do Google, deixando de depender somente de tráfego pago!

Conheça mais dos nossos serviços SEO e faça parte das mais de 500 empresas já atendidas!

LEIA MAIS

Redirecionamento 301: Guia Completo – PHP, .htaccess, WordPress e Python

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Você sabia que existem diferentes formas de ajudar o Google a encontrar o seu site? Coloque nossas dicas em prática e faça seu site aparecer no buscador!

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?