Mestre TV Episódio 64 – Inbound Marketing Para E-commerce: Será Que Funciona?

Olá Leitores da Mestre! Tudo bem com vocês? No episódio de hoje da Mestre TV nosso CEO, Fábio Ricotta, vai responder se a estratégia de Inbound Marketing funciona ou não funciona para o segmento de e-commerce. Clique no play e confira!

Sim, inbound marketing  para e-commerce funciona!

Na Mestre temos um case de extremo sucesso com o uso de inbound marketing para e-commerce, a SJO Artigos Religiosos, em que conseguimos um aumento impressionante de 400% na receita, em apenas seis meses. Incrível, não é?

Nossa grande sacada foi dispor de um bom entendimento das estratégias, dos clientes, do público-alvo, das ações e do momento atual do e-commerce em questão, unindo esse conhecimento e aumentando os resultados.

No caso especifico da SJO, contamos com uma junção de forças em prol do resultado, em que as campanhas de AdWords e Facebook converteram muito bem e, em contrapartida, caprichamos no conteúdo, por meio de um rico blog, além de e-books e um funil de nutrição para quem assinasse a newsletter.

Para você alcançar excelentes resultados com e-commerce usando o inbound marketing o Fábio preparou algumas dicas importantes:

Dica 1: Quem é o grande público do e-commerce?

No caso específico da SJO (que você também pode aplicar em suas estratégias), nós buscamos entender quem é o grande público comprador.

A partir disso, todos os nossos esforços se concentraram em atrair essas pessoas, seja para visitar o e-commerce, as redes sociais e também transformá-los em leads com os nossos conteúdos exclusivos.

Dica 2: Entenda um pouco mais da loja

Você precisa descobrir como as pessoas convertem de verdade e, caso sua pesquisa aponte que elas convertam apenas com compras de mídia, existe uma grande oportunidade em mãos. Pois, você pode atrair novas pessoas com e-books, blog e outros conteúdos em geral.

Uma estratégia muito bacana é, além de atrair, nutrir de forma efetiva novas compras e novos públicos. Por exemplo, um e-commerce que vende artigos para crianças tem o público gestantes e mães experientes.

Uma gestante consome conteúdos e precisa de produtos específicos para preparar a vinda do bebe. Dentro de poucos meses o bebe nasce e ela precisará de novos produtos e conteúdos voltados ao início da vida da criança.

Em questão de semanas, o bebe cresce e precisa de novas roupinhas, outros brinquedos e novos cuidados. Entendeu como funciona esse fluxo de nutrição?

Cabe ao e-commerce mapear o estágio de vida da criança e disponibilizar conteúdos assertivos e produtos que a mãe de fato precise e queira comprar.

Dica 3: Cupons de desconto

Os descontos sempre são atrativos, mas disponibilizá-los sem nenhum cuidado é desperdiçar esse grande trunfo.

Você pode até dispor de vários cupons de desconto, mas analise a navegação do consumidor e disponibilize cada um deles assertivamente, oferecendo o desconto para produtos e categorias especificas (que o visitante já esteja proativo a comprar).

O inbound marketing permite que você desenhe estratégias de nutrição com os produtos que a pessoa já esteja interessada, logo, com uma disposição maior para a compra.

Dica 4: Não menospreze a base do e-commerce

Se você já tem uma operação a alguns anos e nunca fez inbound marketing, em sua mesa você tem um prato cheio e muito saboroso.

Pegue esses clientes, entenda o que e como eles compraram e ofereça o upsell, ou seja, faça esse cliente comprar mais.

As chances de alguém da sua base consumir novamente são muito maiores (e requer menos esforços), do que atrair novos clientes.

Não esqueça sua base de e-commerce, ela é uma jazida de ouro e o inbound marketing dispõe de várias estratégias para resgatar cada um dos indivíduos.

Dica 5: Não se esqueça de revendedores

Muitas vezes as nossas estratégias ficam limitadas apenas para o varejo e o público final. Mas será que o seu produto não tem abertura para o atacado ou os revendedores?

Eles podem representar uma menor incidência de compra, mas o ticket médio e o volume de compra compensam os esforços. Vale a pena oferecer vantagens exclusivas, além de fazer estratégias certeiras com conteúdos exclusivos para esse público, além de anúncios certeiros.

Para arrematar essas sacadas e auxiliar as suas estratégias, assista nosso vídeo sobre Como Fazer um Fluxo de Nutrição Matador On-line! Aproveite e se inscreva no Canal do Youtube da Mestre Academy.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>