Marketing Digital

O que é o Marketing de Atração? Descubra como Conquistar Clientes Naturalmente

Por Raquel Pereira

Aprenda como o conteúdo de valor e útil para o usuário pode te ajudar a transformar estranhos em clientes com o Marketing de Atração.

Raquel Pereira

Uma das formas mais eficientes de garantir bons resultados para o seu negócio é investir em estratégias que chamam a atenção do seu público, sem causar uma “interrupção” na jornada de compra.

Ou seja, basicamente, estamos falando de estratégias que atraem os usuários da internet, sem tentar necessariamente vender para eles a todo momento; e, para isso, utilizamos o mar de variedades estratégicas conhecido como “Marketing de Atração”.

O Marketing de atração é uma ferramenta excelente para potencializar a captação de novos leads e clientes, mas também pode ser extremamente útil na fidelização. Confira neste artigo:

  • o que é Marketing de Atração?
  • Como funciona o Marketing de Atração?;
  • Estratégias do Marketing de Atração;
  • Etapas do Marketing de Atração;
  • Marketing de Atração para Lojas Físicas;
  • Benefícios do Marketing de Atração;
  • Faça Marketing de Atração com quem é mestre no assunto!

O que é o Marketing de Atração?

O Marketing de Atração é um conjunto de técnicas e estratégias de marketing digital, que têm como objetivo criar um processo no qual a empresa consegue despertar o interesse de potenciais clientes por meio do conteúdo útil e de valor.

O que é o Marketing de Atração?

Basicamente, o marketing de atração é um processo que estabelece pontos de conexão com potenciais clientes no decorrer da jornada do consumidor, focando em educá-los para que eles entendam suas próprias dores e necessidades e, eventualmente, possam se tornar um cliente.

Qual a diferença entre o Marketing de Atração e o Inbound Marketing?

Quando falamos de Marketing de Atração, é muito comum associar o termo a uma das estratégias de marketing digital mais conhecidas no mercado: o Inbound Marketing.

No entanto, é preciso entender que o Inbound Marketing, na verdade, faz parte do conjunto de ações do Marketing de Atração. Ou seja, dentre as técnicas e metodologias utilizadas para construir uma estratégia de marketing de atração, nós podemos utilizar o Inbound Marketing, mas o contexto geral não está limitado a uma única estratégia.

Como funciona o Marketing de Atração?

O objetivo do Marketing de Atração é que a sua marca possa chegar ao alcance de mais pessoas que possam demonstrar interesse nos seus produtos ou serviços, sem necessariamente apresentá-los logo de cara.

Como funciona o Marketing de Atração?

Por isso, o marketing de atração funciona com base na adoção de estratégias que visam entregar um conteúdo de valor, antes de tentar realizar uma venda. Algumas das estratégias que utilizamos nesse processo são:

Marketing de Conteúdo em uma Estratégia de Atração

O conteúdo rico, útil e de valor é a base para uma estratégia de marketing de atração coesa e assertiva, que possa ajudar sua empresa a conquistar mais clientes – e, eventualmente, torná-los defensores da marca.

Por isso, contar com técnicas de Marketing de Conteúdo é fundamental para garantir que seus materiais e conteúdos sejam relevantes para a audiência e possam ser utilizados em diferentes etapas do funil de vendas.

Case de Sucesso: Veja como a criação de conteúdos otimizados para os mecanismos de busca ajudou nosso cliente a elevar em 5.000% seus acessos orgânicos!

Inbound Marketing em uma Estratégia de Atração

Como dito anteriormente, a estratégia de Inbound Marketing é uma das mais utilizadas quando estamos falando de marketing de atração. Isso acontece, principalmente, porque a proposta do Inbound é exatamente a mesma do marketing de atração: conquistar mais clientes por meio da entrega de conteúdo útil e de valor.

Nesse sentido, algumas das técnicas de Inbound Marketing mais relevantes para atração são:

  • Criação de materiais ricos: todo o processo de criação e distribuição de materiais ricos faz parte do processo de captação de novos leads para serem trabalhados futuramente com um fluxo de nutrição;
  • Divulgação de conteúdo nas mídias sociais: utilizar conteúdo de valor em seus canais sociais é uma excelente forma de atrair a atenção de novos consumidores, expandindo a estratégia de atração;
  • E-mail marketing/Fluxos de nutrição: a partir da captação em diferentes canais, o Marketing de Atração ainda pode ser trabalhado durante toda a etapa de nutrição dos leads, com o objetivo de levá-los até o momento da compra.

Case de Sucesso: Descubra como a Tópico alcançou mais de 75% de qualificação da base de leads com o Inbound Mestre!

SEO em uma Estratégia de Atração

Além do conteúdo otimizado e das estratégias de atração por meio do Inbound, é preciso garantir que o conteúdo será disponibilizado em uma página coesa, com bom carregamento e – claro – que aquele conteúdo será encontrado pelos principais buscadores.

Estratégias de Marketing de Atração

A utilização de técnicas de SEO, principalmente quando falamos de Fatores On-Page, é essencial para que o conteúdo disponibilizado possa ir de encontro a mais pessoas, no momento em que elas estão procurando por aquele assunto.

Case de Sucesso: Descubra como nosso cliente do setor educacional elevou em 135% as sessões orgânicas com o SEO Mestre!

Tráfego Pago em uma Estratégia de Atração

Por fim, se o objetivo da sua estratégia de Marketing de Atração é gerar mais leads, a distribuição de conteúdo com uma estratégia de tráfego pago pode ser a chave para alcançar resultados surpreendentes.

Por se tratar de uma campanha direcionada para públicos de topo de funil, é muito provável que você consiga um ótimo desempenho, com um custo abaixo da média.

Case de Sucesso: Veja como uma empresa obteve o crescimento de mais de 200% em suas oportunidades investindo em distribuição de conteúdo.

Etapas do Marketing de Atração

A metodologia do Marketing de Atração acontece quando colocamos as estratégias citadas anteriormente em prática, mas, para que isso aconteça da forma correta, é preciso seguir quatro etapas:

Etapas do Marketing de Atração

Marketing de Atração: Etapa de Atrair novos clientes

Muitas vezes, a sua audiência não está comprando da sua marca por um simples motivo: ela não sabe que você existe.

A etapa de atração é a fase em que você leva a sua marca até o seu potencial cliente por meio do conteúdo de valor. Basicamente, trata-se de aplicação das estratégias que dissemos anteriormente, com foco em mostrar para o público que você pode ajudá-lo a superar um problema. 

Um ponto importante é que o público pode não saber que tem um problema! Por isso, é fundamental que você conheça muito bem a sua persona e a jornada de compra do seu cliente.

Dessa forma, você poderá oferecer os melhores insights e conteúdos em cada uma das fases que ele estiver passando.

Marketing de Atração: Etapa de Conversão dos Prospects

Agora que você já atraiu uma boa parte da sua audiência, está na hora de transformar esses usuários em leads.

Essa é uma das principais etapas do Inbound Marketing, pois é o momento em que você utilizará de iscas digitais para conseguir informações de contato dessas pessoas em troca de uma oferta de conteúdo irresistível.

Marketing de Atração: Etapa de Vendas

Após conquistar o contato dessas pessoas, sua estratégia deve seguir para uma etapa de nutrição, que ajude a levar esses leads do ponto A ao ponto B.

Marketing de Atração: Etapa de Vendas

Ou seja, você precisa direcionar essas pessoas – que têm um problema e já perceberam isso – para a solução. No entanto, durante esse processo, é preciso reafirmar que você e o seu negócio são a melhor solução.

Dessa forma, você conseguirá fechar novos clientes.

Marketing de Atração: Etapa de Encantamento

Mas o propósito da estratégia de Marketing de Atração não é apenas gerar uma quantidade de leads que se relacionam uma única vez com a sua marca e param de comprar; a ideia é encantar esses novos clientes para torná-los em compradores fiéis.

Para isso, você precisa criar uma comunicação leve que construa um relacionamento com seus clientes. 

Você pode conferir mais sobre essa estratégia lendo nosso artigo completo sobre Flywheel Marketing, uma estratégia focada em encantar clientes e mantê-los engajados para aumentar as vendas.

Marketing de Atração para Lojas Físicas

Engana-se quem acredita que as estratégias de marketing digital só podem ser aplicadas em estabelecimentos online. Confira nosso vídeo completo e descubra como utilizar o Marketing de Atração para levar mais pessoas até o seu estabelecimento físico, seja uma loja, uma prestadora de serviços ou outro tipo de empresa que atua em locais específicos:

Benefícios do Marketing de Atração

Agora que você já sabe todos os passos da estratégia de Marketing de Atração, já deve ter percebido que essa é uma técnica muito importante e vantajosa para o seu negócio. Mas, alguns benefícios ainda não citados são:

Redução de custos

Um conteúdo pode trazer novos clientes para a sua empresa a qualquer momento. É muito comum vermos – até mesmo aqui, na Agência Mestre – novos clientes convertendo em nossas páginas de serviço porque – em algum momento – viu um dos nossos conteúdos e foi relevante para ele. O que nos leva ao benefício de:

Aumento da Autoridade

Quanto mais conteúdo de valor a sua audiência vê da sua marca, mas ela entende que você é uma referência nesse mercado e, consequentemente, ela opta por comprar de quem já mostrou valor para ela.

Publicidade direcionada e com contexto

Um dos principais prejuízos da estratégia de tráfego pago é que, muitas vezes, ela interrompe a experiência do usuário, porque ele não tem informações sobre o seu negócio. Com o Marketing de Atração, você direciona seus esforços e investimentos para quem já conhece o seu negócio e tem uma taxa de conversão muito mais assertiva.

Relacionamento maduro com o consumidor

Por fim, entregar conteúdo e deixar que o consumidor venha até a sua marca no momento ideal é umas das melhores práticas para começar um relacionamento verdadeiramente interessante entre marca e consumidor.

Faça Marketing de Atração com quem é mestre no assunto!

Durante o conteúdo deste artigo, nós exploramos as principais estratégias que podem ser utilizadas no Marketing de Atração para elevar os resultados do seu negócio, atraindo e se relacionando com os clientes de forma coesa.

No entanto, sabemos que nem todas essas práticas podem ser aplicadas sem o acompanhamento de um profissional da área. Por isso, aqui na Agência Mestre, nós contamos com um time de profissionais especializados em diferentes áreas do Marketing Digital.

Faça Marketing de Atração com quem é mestre no assunto!

Cada projeto da Agência Mestre conta com equipes de até 8 profissionais, com o objetivo de entregar excelência e diferentes visões para o mesmo cliente. Quer descobrir como seu negócio pode se tornar um dos nossos cases de sucesso?

Conheça nosso serviço de Inbound Marketing e veja como elevar seus resultados este ano!

LEIA MAIS

Guia de Atendimento por WhatsApp

Descubra como sua empresa pode oferecer um atendimento excepcional aos clientes através do WhatsApp. Este guia completo irá transformar a experiência do seu cliente e impulsionar seu negócio.

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Alavanque seu e-commerce com Google Shopping! Utilize a principal ferramenta de pesquisa de produtos do Google e conquiste mais clientes. Clique e saiba mais.

O que é Inbound Marketing? Aprenda tudo que precisa saber sobre essa estratégia

Leia o artigo e aprenda como atrair, converter e encantar clientes com técnicas atualizadas de Inbound Marketing.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?