O Que Fazer Com Suas TOP Páginas?

Por Redator Mestre


Você tem o conhecimento sobre o que você deve saber sobre as principais páginas do seu site? Neste vídeo, Fábio Ricotta vai dar algumas dicas valiosas sobre as top páginas. Dê o play e confira!

5 dicas para analisar suas top páginas

Se você tem um site, alguma vez já deve ter passado pela sua cabeça se os usuários se sentem ou não satisfeitos ao acessá-lo. A boa notícia é que existem algumas estratégias que podem ser utilizadas para melhorar a satisfação de quem visita suas páginas. O CEO da Agência Mestre selecionou alguns tópicos que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência e usabilidade aos internautas. Veja:

1. Entender o cenário em que o usuário está inserido

Compreender o que levou uma pessoa a acessar a sua página é um fator necessário para conseguir construir estratégias válidas para a melhoria da experiência. Como Fábio explica, é interessante entender qual é a dor do usuário, o que ele busca resolver. Por exemplo, quando alguém que acessa informações relacionadas à consultoria de SEO, é provável que existam problemas relacionadas à busca orgânica.

Ricotta ainda levanta: quem chega na página inicial de um site, o que busca? No caso do site da Agência Mestre, é possível pensar que quem chegou de maneira orgânica até a página, provavelmente possui o interesse de conhecer melhor a empresa e os serviços oferecidos. Conseguir ter essa percepção é o primeiro passo.

2. Apresentação da empresa

Pegando o gatilho da primeira dica, Fábio aponta a importância de expor informações claras e completas sobre a empresa que é buscada. Se um usuário realiza a busca e possui a intenção de resolver um problema, por exemplo, precisa de uma agência para melhorar estratégias de marketing digital. Ao acessar o site, é provável que o interessado busque por dados que ajudem a compreender se os serviços ofertados pela empresa poderão auxiliar na resolução do problema existente.

Ao primeiro olhar do usuário, é essencial que estejam expostas informações completas que permitam que a análise se a empresa está alinhada com o cenário da problemática que se pretender encontrar uma resolução.  Ou seja, sem dúvidas, a forma como a copy é desenvolvida na página de apresentação, influencia diretamente na conversão de um possível cliente.

3. Responder à dúvida do usuário

Nesse ponto, Fábio Ricotta aborda uma questão primordial: suas top páginas respondem à dúvida do usuário?  Historicamente, na área de SEO,  muitos profissionais ficam surpresos quando realizam a busca pela palavra-chave “pudim” e o resultado nada mais era do que uma única imagem do doce. Esse fato mostra que a resposta ao que usuário não depende de uma quantidade específica de palavras, não há um tamanho correto de conteúdo ou formato mais adequado.

Resumidamente, Fábio defende que a melhor estratégia é disponibilizar para o usuário um conteúdo que responde a dúvida dele. Além disso, a solução ofertada deve está conectada com o momento de vida de quem realiza a busca, assim,  o usuário ficará satisfeito ao consumir o conteúdo. Caso não for encontrado o que é esperado, sem dúvidas,  abandonará a página e buscará por outra fonte de informação.

4. Ordem da informação

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a ordem em que a informação é disposta em suas top páginas. É mais importante apresentar primeiramente todos os serviços, mostrar cases de sucesso ou  explicar missão e valores? Segundo Fábio, a dúvida não tem uma resposta exata, pois as escolhas poderão ser justificadas por meio de estratégias de copywriting, por exemplo. A dica para conseguir desenvolver um texto eficiente é pensar na jornada mental que, provavelmente, o usuário irá realizar.

Uma dica é realizar o monitoramento de página e do consumo de conteúdo por meio de ferramentas como a crazy egg.

5. Atenção às subseções e headlines

Por último, Fábio aponta a importância de saber se as subseções e hedlines da sua página fazem sentido. Por exemplo, será que faz sentido apresentar já na home um formulário de orçamento? É importante contestar cada bloco de informação que não está seguindo uma sequência lógica, pensando no caminho mental do usuário. Além disso, é necessário ter cuidado com a poluição visual de dados que estarão, na verdade, tomando o  lugar de pontos realmente relevantes.

Dica bônus

Fábio ainda apresenta uma dica extra, é possível mensurar por meio do Google Analytics, o tempo de permanência da sessão do usuário. Caso você realize a sequência e análise correta das páginas, é possível que o usuário gaste naturalmente mais tempo com em seu site e, consequentemente, a taxa de rejeição será menor, além de elevar o consumo de páginas por sessão.

Gostou deste vídeo? Aproveitando, confira também o episódio 106 – 3 Melhorias em landing pages para Aumentar Conversões!

LEIA MAIS
Google Website Optimizer – Como Funciona?

Google Website Optimizer – Como Funciona?

Sempre que é necessário alterar os elementos de uma página é importante realizar testes para verificar se as alterações foram convenientes. Em caso de páginas ligadas à conversão, esses testes são essenciais.
O Google Website Optimizer é uma ferramenta muito útil nesses casos, pois realiza testes A/B e multivariados nas páginas do site. Veja aqui como utilizar essa ferramenta.

7 Técnicas Para Aumentar a Taxa de Conversão em Sua Landing Page

7 Técnicas Para Aumentar a Taxa de Conversão em Sua Landing Page

Após todo o trabalho de aquisição de tráfego, você conseguiu um volume sólido de visitantes para suas páginas e o trabalho acabou? Não. Após conquistar um visitante e ele chegar a sua página, apenas metade do caminho foi percorrido. Agora é hora de conseguir que a visita se transforme em uma conversão: venda, assinatura, cadastro, pesquisa, enfim, o que você precisar. Neste artigo, 7 dicas para melhorar a conversão em landing pages.

Heat Map: Monitore Cliques e Ações dos Usuários em Seu Site

Heat Map: Monitore Cliques e Ações dos Usuários em Seu Site

Alguma vez você já ficou curioso para saber em quais lugares do seu site os visitantes mais clicam? Saiba que existem ferramentas que mostram o…

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?