Analise seu Site com o Xenu Link Sleuth

Por Fábio Ricotta


Olá leitores da Mestre,

Em vários projetos de SEO que trabalhamos aqui na Mestre tivemos a oportunidade de utilizar uma ferramenta super útil para análise do website, o Xenu Link Sleuth. Esta ferramenta de SEO ajuda a analisar a estrutura interna do seu site e avaliar importantes aspectos tais como: links quebrados, tamanho de páginas ou imagens e até mesmo encontrar conteúdo duplicado.

Para usar o Xenu você deve fazer o download nesse site: Xenu Link Sleuth. O arquivo é pequeno, e a instalação é simples e rápida. Um ponto negativo é que ele funciona apenas em Windows.

Iniciando com o Xenu

O primeiro passo é adicionar qual site você deseja que a ferramenta analise. Vá em File -> Check URL, mas lembre-se de que o endereço deve ser incluído com “http://”.

Xenu - Incluir URL

Ao clicar em “OK”, a ferramenta começará a ler todo o seu site, páginas html, arquivos javascript, css e imagens.

Links Quebrados

Se você tem um site com 10 ou 20 páginas é aceitável verificar uma por uma, mas você já imaginou quando seu site cresce e tiver umas 5.000 páginas? É quase impossível fazer essa avaliação manualmente.

Com o Xenu você pode fazer esta tarefa de maneira automatizada, exibindo todos os links quebrados ou com qualquer outro tipo de problema, como por exemplo, páginas com “timeout”.

Xenu - Links Quebrados

Caso você encontre algum caso de “not found” basta clicar com o botão direito sob a URL com erro e entrar em “URL properties” para saber qual página está referenciando este arquivo/URL:

Xenu - Propriedades

Tamanho da Página e Imagens

É importante saber o tamanho da página, pois isto influencia diretamente em quanto tempo o usuário vai demorar para abri-la. Com um menor tamanho, a página é carregada de forma mais rápida pelo navegador, fazendo o usuário mais contente e diminuindo o bounce rate. De posse destas informações, você pode reotimizar estas páginas para carregarem mais rapidamente.

Tamanho das Paginas

Tamanho das Imagens

Conteúdo Duplicado

Com o Xenu você pode visualizar se existe em seu site algum conteúdo duplicado, apenas verificando se os títulos das páginas são iguais. A dica aqui é ordenar todas as páginas por título, assim eles ficam agrupados, facilitando o seu trabalho na hora de identificar o conteúdo duplicado.

Conclusões

Como vimos, o Xenu é uma ferramenta muito útil para você fazer a análise do seu site, saber onde estão os pontos fortes e os pontos fracos, e finalmente traçar uma estratégia para corrigir as fragilidades dele. Faça esta análise semanalmente e ajuste o seu site.

Gostou da dica? Compartilhe em suas redes sociais!

LEIA MAIS
O Que Todo Profissional de Mídia Deve Saber Sobre Machine Learning e IA

O Que Todo Profissional de Mídia Deve Saber Sobre Machine Learning e IA

Neste artigo você vai descobrir o que todo profissional de mídia precisa entender sobre machine learnig e inteligência artificial!

Google Trends — Descubra Tendências de Busca

Google Trends — Descubra Tendências de Busca

Saiba o que é e como utilizar o Google Trends, uma ferramenta que irá ajudar você a descobrir novas palavras-chave a serem exploradas. Confira!

SEMrush: O Que é e Como Utilizar Para Aumentar o Tráfego do Seu Site

SEMrush: O Que é e Como Utilizar Para Aumentar o Tráfego do Seu Site

Saiba o que é o SEMrush, como utilizar e entenda as suas principais funcionalidades que podem ajudar a aumentar o tráfego do seu site. Confira!

Comentários
  1. Essa foi a dica do mês! rs. Achei um monte de probleminhas que corrigi com esta ferramenta.
    Obrigado!

  2. Ok… mas e quem usa o adsense? Ele sai (visitando) ou clicando nos anúncios do adsense?

  3. Muito legal, me ajudou muito pq tinha alguns links quebrados, valeu!

  4. Bem, eu usei no meu site, como uso temas para wordpress o xenu me ajudou muito, pois pude verificar que meu tema tinha muitos links inclusive de css incorretos e fiz as modificações. O Xemu é mais do que recomendável, é uma mão na roda pra SEO.

    Abraço!

  5. Também usei em meus projetos SEO e me foi muito útil.

  6. Dica ótima!
    Porém surgiu uma dúvida aqui, eu sei que o tópico é antigo mais o problema é o seguinte eu rodei o Xenu em meu site e ele somente encontrou as duas variações da página principal, ou seja o acesso com e sem o www.
    O restante, as páginas por exemplo Página 1 e Página 2 não constam no relatório..
    Isso é normal ?
    Obrigado !

  7. Muito boa sua dica. Consegui corrigir alguns detalhes com ele. Obrigada.

  8. Fiz alguns teste no UBUNTU 14.04 e o com o WIne funcionou perfeitamente. E para os caras da Agencia SEO, boa dica.

    • Muito bom saber Alexsander! Obrigado pela dica!

  9. Para usuário de WordPress é possível usar plugins que tem a mesma função.

    • Oi João,

      Na verdade o ideal é não usar nada pronto no WordPress para realmente encontrar os problemas. Entendeu?

  10. Ola,
    Ja baixei a ferramenta e ja achei alguns erros no meu blog.
    Obrigado por compartilhar!

  11. Ótimo Post Fábio, mas me restou uma dúvida.

    Fazendo uma varredura em meu site utilizando o Xenu, organizando por título, identifiquei “conteúdos duplicados”, com o mesmo nome. Utilizo o wordpress e identifiquei que estas páginas com o mesmo eram imagens de diferentes tamanhos pq o wordpress cria versão em tamanhos diversos.

    Como proceder?
    Cada imagem de tamanho diferente é considerado conteúdo duplicado? Ou o Google identifica que é o mesmo arquivo porém com tamanhos diferentes?

Deixe seu comentário abaixo