SEO

Google Começa a Explorar Substitutos de IA para o Arquivo Robots.txt

Por Raquel Pereira

Google está desenvolvendo alternativas baseadas em IA para substituir o robots.txt, visando maior controle e escolha dos editores da web.

Raquel Pereira

O Google, maior buscador do mundo, está atualmente explorando alternativas e complementos para o tradicional protocolo robots.txt, que é usado há cerca de 30 anos para controlar o rastreamento e a indexação de conteúdo na web.

O objetivo do buscador é encontrar meios adicionais de machine learning que ofereçam maior controle e escolha aos editores da web, especialmente em relação aos casos de uso emergentes de inteligência artificial (IA) e pesquisa.

Confira todos os detalhes:

O que o robots.txt e como ele é utilizado hoje?

O arquivo robots.txt é um arquivo de texto utilizado pelos websites para comunicar aos mecanismos de busca, como o Google, quais partes do site devem ser rastreadas e indexadas, colocado no diretório raiz do site e pode ser acessado pelo URL “www.exemplo.com/robots.txt“.

Dessa forma, quando um mecanismo de busca acessa um site, a primeira coisa que ele faz é procurar o arquivo robots.txt, pois o arquivo contém instruções específicas sobre quais páginas ou diretórios o mecanismo de busca pode rastrear e indexar, e quais devem ser evitados.

As diretrizes no arquivo robots.txt são usadas para orientar os rastreadores dos mecanismos de busca, como o Googlebot, a fim de evitar o rastreamento de conteúdos indesejados ou sensíveis.

Como os profissionais de marketing e SEO utilizam o arquivo robots.txt?

Os profissionais de marketing digital utilizam o arquivo robots.txt para controlar a indexação de páginas e diretórios específicos em seus sites. Alguns casos comuns de uso incluem:

  • Proteger páginas privadas: o robots.txt pode bloquear o acesso a páginas que contenham informações confidenciais ou reservadas para usuários específicos, como painéis de controle ou áreas restritas do site;
  • Exclusão de conteúdo duplicado: quando há conteúdo duplicado no site, o arquivo robots.txt pode ser usado para indicar aos mecanismos de busca quais versões devem ser priorizadas ou quais devem ser excluídas dos resultados de pesquisa;
  • Ocultar diretórios sensíveis: se houver diretórios no site que não devem ser indexados, como arquivos de backup, arquivos internos ou pastas de administração, os profissionais de marketing podem usar o robots.txt para bloquear o acesso a esses diretórios, garantindo que eles não sejam exibidos nos resultados de pesquisa;
  • Acelerar o rastreamento: ao bloquear o rastreamento de certas seções do site usando o robots.txt, os profissionais de marketing podem direcionar os rastreadores dos mecanismos de busca para as partes mais importantes e relevantes do site, acelerando o processo de indexação;
  • Gerenciar sitemaps: ele pode indicar a localização do sitemap do site, que é um arquivo XML que lista todas as páginas importantes para indexação. Isso ajuda os mecanismos de busca a encontrar e rastrear facilmente o conteúdo relevante do site.

Ou seja, o arquivo robots.txt é uma ferramenta valiosa, pois permite um controle mais refinado sobre a forma como os mecanismos de busca interagem com seu site, garantindo que o conteúdo desejado seja rastreado e indexado corretamente.

Por que o Google está buscando alternativas para o robots.txt?

Segundo anunciado pelo buscador:

“Acreditamos que é hora de as comunidades da web e de IA explorarem meios adicionais legíveis por máquina para escolha e controle de editores da web para casos de uso emergentes de IA e pesquisa”

Basicamente, uma das grandes motivações para essa exploração de alternativas é o problema do acesso não autorizado a conteúdo pago. Recentemente, a OpenAI desativou o recurso de navegação com Bing no ChatGPT, após a descoberta de que o sistema conseguiu acessar conteúdo com paywall sem a permissão do editor.

Essa questão levanta preocupações sobre a eficácia do protocolo robots.txt e destaca a necessidade de abordagens mais avançadas para controlar o acesso aos conteúdos.

O buscador convida a comunidade de marketing digital a participar da discussão

O Google está incentivando a participação das comunidades da web e da IA nesse processo, por isso, está convidando membros da web, sociedade civil, academia e outros campos relacionados para discutir um novo protocolo.

A big tech está empenhada em iniciar uma discussão pública, buscando uma ampla gama de vozes e perspectivas de todo o mundo. Essas discussões estão programadas para acontecer nos próximos meses, proporcionando tempo suficiente para que as partes interessadas se envolvam e contribuam para o processo.

O futuro dos métodos e protocolos

Embora a aparência exata desses novos métodos e protocolos seja desconhecida no momento, a discussão está em andamento. O Google está comprometido em trabalhar com a comunidade para explorar e desenvolver soluções que ofereçam maior escolha e controle aos editores da web, especialmente diante dos avanços rápidos no campo da IA e dos casos de uso emergentes.

Ao envolver a comunidade da web e da IA em discussões públicas, a empresa está buscando criar um novo protocolo que atenda aos desafios atuais e futuros, fornecendo aos editores da web maior controle sobre o rastreamento e a indexação.

Embora ainda estejamos nos estágios iniciais desse processo, é um passo significativo em direção a um ambiente mais sofisticado e adaptável para o gerenciamento de conteúdo na web.

A importância de contar com o apoio de uma agência especializada em SEO

Muitas vezes, um pequeno ajuste é tudo o que a sua empresa precisa para conquistar melhores resultados no Google, como a configuração de um protocolo robots.txt por exemplo.

Mas, mesmo para isso, é preciso ter conhecimento sobre o assunto, estar por dentro das atualizações do mercado, entender quais as melhores ferramentas para utilizar nos processos, estudar e analisar as páginas, diagnosticar e criar um plano de implementação.

É neste cenário que você pode contar com a Agência Mestre! Com nossa consultoria de SEO exclusiva, vamos te ajudar a passar por todas as etapas necessárias para que o SEO realmente traga resultados.

Afinal, otimização de sites é uma estratégia de longo prazo e que pode trazer resultados significativos e escaláveis, quando aplicada da forma correta. Conheça nossa Consultoria de SEO e veja como alavancar os resultados do seu negócio!

LEIA MAIS

O que é SEO? Confira O Guia do Search Engine Optimization

Confira, no artigo, o que é SEO, quais são suas características e técnicas, e descubra por que ele é tão vantajoso para empresas que querem ter destaque online.

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?