Marketing Digital

Shopify: O Guia Definitivo para o Sucesso no E-commerce

Por Raquel Pereira

Conheça a plataforma de vendas Shopify e aprenda as melhores estratégias para alcançar o sucesso no e-commerce.

Raquel Pereira

Nos últimos anos, o comércio eletrônico tem experimentado um crescimento exponencial, transformando a maneira como compramos e vendemos produtos. A ascensão das compras online trouxe consigo a necessidade de plataformas de vendas eficazes, capazes de atender às demandas dos proprietários de lojas virtuais e empreendedores. 

Porém, nesse cenário, a escolha da plataforma certa pode se tornar uma tarefa desafiadora – ainda que crucial – para o sucesso dos negócios. Com tantas opções disponíveis, é preciso identificar as necessidades do negócio antes de escolher a melhor solução, considerando a experiência do usuário e, ao mesmo tempo, a integração com as demais ferramentas de marketing digital essenciais para uma estratégia de vendas eficaz.

Uma das plataformas que se destaca nesse cenário é a Shopify, que possui uma abordagem centrada no usuário e uma ampla gama de recursos, simplificando o processo de criação e gerenciamento de uma loja online, além de oferecer integração perfeita com ferramentas de marketing essenciais. 

Neste artigo, vamos explorar os principais aspectos que tornam a Shopify uma ótima escolha para os proprietários de e-commerce e empreendedores que desejam impulsionar suas vendas e alcançar o sucesso online. Confira:

  • o que é a Shopify?;
  • como funciona a assinatura da plataforma de vendas da Shopify?;
  • benefícios de utilizar a plataforma de vendas da Shopify?;
  • recursos da assinatura Shopify;
  • passo a passo para criar seu e-commerce na Shopify;
  • quanto custa criar uma loja virtual na Shopify?

O que é a Shopify?

Segundo o blog oficial da empresa, a Shopify é uma plataforma de vendas online organizada em formato de assinaturas, onde qualquer pessoa pode construir uma loja virtual e comercializar seus produtos físicos ou infoprodutos.

A Shopify se define como uma plataforma de comércio eletrônico versátil, na qual os comerciantes podem optar por seus diferentes serviços para criar sua própria loja virtual da melhor forma possível. 

Fonte: Shopify

Conforme explicado em seu site oficial:

“Não importa se você precisa montar uma loja virtual para lançar seus produtos o mais rápido possível ou se prefere criar por conta própria uma experiência de compra exclusiva, a Shopify foi feita para ser versátil e crescer com você.”

Como funciona a assinatura da plataforma de vendas da Shopify?

Durante a operação cotidiana de um lojista, há diversas tarefas que demandam atenção, como exibir produtos, interagir com clientes, receber pagamentos, enviar produtos, gerenciar finanças e cuidar das operações diárias. 

Por isso, muitas vezes, empresas recorrem a diferentes ferramentas para lidar com cada uma dessas atividades, o que acaba consumindo muito tempo e recursos na tentativa de manter todos os dados e sistemas sincronizados.

Por isso, um dos principais desafios enfrentados pelos comerciantes e empreendedores que desejam começar a digitalizar sua operação é, exatamente, conseguir integrar todos os seus dados e ferramentas em uma única plataforma.

Para isso, a Shopify oferece diferentes serviços que atendem às necessidades de cada cliente:

O produto Shopify

A assinatura da plataforma Shopify inclui todos os recursos necessários para a criação de uma loja virtual e comercialização dos produtos, sendo eles:

  • templates para compor o visual da sua loja virtual;
  • ferramentas para vender em vários lugares, seja pela internet ou presencialmente;
  • processamento de pagamento integrado e checkout transparente;
  • ferramentas de SEO e marketing.

Mais adiante neste artigo, você vai conferir mais detalhes sobre os benefícios oferecidos pela Shopify.

Produtos e Serviços adicionais Shopify

Pensando em oferecer mais soluções para as particularidades de cada negócio, a Shopify oferece aos seus clientes atualizações e recursos para auxiliar na expansão de seus negócios. Dentre as opções, os clientes têm acesso a financiamentos e opções de pagamento acelerado, condições exclusivas para expandir a participação de mercado.

Aplicativos Parceiros

A Shopify possui sua própria App Store, com diversos aplicativos de desenvolvedores parceiros para a personalização das lojas virtuais na plataforma. Dessa forma, os comerciantes e empreendedores podem construir seus e-commerces mesmo sem conhecimento em programação.

Além disso, a plataforma oferece um marketplace exclusivo para contratação de profissionais freelancer que podem desenvolver novas soluções e funcionalidades, de acordo com a demanda de cada empreendimento.

Benefícios de utilizar a plataforma da Shopify

A Shopify é uma das plataformas de vendas líder no mercado de comércio eletrônico por oferecer uma solução abrangente para a criação e gestão de lojas online. Além dos serviços comentados anteriormente, a plataforma oferece muitos benefícios, como:

Facilidade de Uso

Por sua interface intuitiva e amigável, a plataforma permite que proprietários de e-commerce e empreendedores sem experiência técnica criem e gerenciem suas lojas online com facilidade.

Além disso, contribuindo para democratização do acesso à plataforma, a Shopify conta com uma ampla seleção de temas e templates que podem ser personalizados de acordo com a identidade da marca.

Gerenciamento de Produtos e estoques

Além da plataforma oferecer uma interface intuitiva para cadastrar informações detalhadas dos produtos, ela também oferece funcionalidades para o controle de estoque, permitindo que os usuários definam níveis de estoque, recebam notificações de baixo estoque e até mesmo integrem-se a fornecedores para otimizar o gerenciamento do estoque.

Suporte ao Cliente e Alto Desempenho

A plataforma fornece canais de atendimento ao cliente, recursos de ajuda e uma comunidade ativa de usuários, o que permite que os proprietários de lojas encontrem suporte e orientação sempre que necessário.

E, compreendendo a necessidade de oferecer aos seus clientes uma experiência de compra rápida e confiável – algo fundamental para o sucesso de um negócio online, a Shopify é conhecida por seu desempenho altamente eficiente, suportando altos volumes de tráfego e transações sem interrupções.

Recursos da Assinatura Shopify

Como dissemos anteriormente, a Shopify oferece uma solução completa para a criação de uma loja virtual, independentemente do plano escolhido. No entanto, a empresa inclui diversos outros recursos e vantagens. Confira:

Loja Virtual Hospedada ou PDV Lite

Com a Shopify, você pode vender tanto online quanto offline, de forma rápida e segura. Ao escolher a Shopify como plataforma de vendas, o empreendedor tem instantaneamente uma loja virtual hospedada na ferramenta e pode criar sua página na web para produzir conteúdos com um blog e, claro, comercializar seus produtos.

A Loja de Temas Shopify oferece aos comerciantes a possibilidade de escolher entre uma diversidade de templates, aquele que melhor se adequa ao perfil da sua loja virtual e personalizá-lo de acordo com a sua identidade visual.

Além disso, a empresa oferece aos seus clientes o Shopify PDV, um aplicativo móvel de ponto de vendas que pode ser utilizado para realizar vendas presenciais em sua loja física, bem como em feiras, stands ou lojas pop-up. 

Fonte: Shopify

Toda a segurança dos processos de venda, hospedagem e construção das lojas são fornecidas pela empresa, com atualizações de software constantes e cuidados em tempo integral para manter a operação do ecossistema.

Acesso a Produtos e Serviços Exclusivos da Shopify

A Shopify busca fornecer às empresas acesso a ferramentas avançadas a preços acessíveis, para que esses negócios possam se tornar mais competitivos no mercado. Então, ao aderir à plataforma, os usuários têm acesso a atualizações eficientes projetadas especificamente para as lojas virtuais da Shopify.

Através de recursos adicionais, é possível expandir as funções básicas do negócio, como vendas, frete, marketing e operações. Esses recursos podem ser ativados com facilidade e gerenciados em um único painel de administração.

Funcionalidades gratuitas para lojistas Shopify

Com a plataforma da Shopify, as empresas podem conectar suas lojas virtuais aos canais em que a sua audiência está! A plataforma oferece a possibilidade de promover e vender em diversos canais sociais, conectando sua loja por meio das principais redes sociais (Facebook, Messenger, Instagram, TikTok e Pinterest), e também em outros portais de vendas, como Etsy, Amazon e Walmart.

Para auxiliar no relacionamento entre e-commerce e cliente, a plataforma também oferece ferramentas de e-mail marketing e aplicativo de mensagens nativos. O Shopify E-mail oferece a possibilidade de desenvolver campanhas para auxiliar nas vendas, enquanto o Shopify Ping permite o envio de mensagens para o cliente gratuitamente.

Segundo dados coletados pela Shopify, o uso do bate-papo nativo da plataforma apresenta potencial de conversão de leads em clientes de 70%.

Integrando sua Loja Shopify a outras Ferramentas de Marketing

Os lojistas podem explorar a App Store da Shopify, onde encontram uma ampla variedade de aplicativos para personalizar suas lojas e atender às necessidades específicas de seus modelos de negócio.

Segundo a Shopify, mais de seis mil aplicativos estão disponíveis em sua loja, com opções de personalização para atender a todos os tipos de negócios e organizados por funcionalidade e dores.

Mas, indo além desses aplicativos, a Shopify oferece uma gama de integrações com ferramentas de marketing de seus parceiros digitais, como ERPs, gestão e automação de leads, CRMs e muito mais.

Shopify e RD Station

Recentemente, a grande novidade anunciada pela RD Station, líder em soluções de tecnologia para marketing digital e vendas, é a parceria com a Shopify, líder global em e-commerce. 

Essa colaboração visa expandir as soluções oferecidas aos clientes, fortalecendo o crescimento das empresas parceiras de ambas as soluções, trazendo uma oferta transacional de e-commerce integrada ao RD Station Marketing, com funcionalidades voltadas para o comércio digital. 

A RD Station terá uma equipe dedicada ao segmento e contará com uma rede de agências parceiras especializadas na implementação e otimização das soluções da Shopify. Essa parceria visa ajudar as empresas a comercializar e escalar soluções de forma mais eficiente.

E agora, a Shopify possui integração nativa com uma das ferramentas de automação de marketing mais populares no país, sem dores de cabeça ou necessidade de conhecimentos em desenvolvimento e programação para integrar as plataformas.

Dessa forma, os usuários da RD Station poderão usufruir de uma plataforma de vendas que já conta com sistemas de pagamento e entrega, enquanto os usuários da Shopify poderão optar por uma ferramenta de marketing digital que conta com um time especializado em digital commerce, apoiando a operação desde os primeiros passos.

Se você já é cliente Shopify e quer conhecer mais sobre os benefícios de utilizar a RD Station como sua plataforma de gerenciamento de leads, clique aqui e experimente a RD por 10 dias gratuitamente! 

Código personalizado da Shopify

Se você conta com um time de desenvolvimento, a Shopify também oferece a opção de personalizar sua loja através de código personalizado, criando temas exclusivos ou desenvolvendo aplicativos sob medida. O propósito é facilitar a personalização para atender às demandas individuais, permitindo que os empreendedores tenham controle total sobre sua loja enquanto desfrutam de uma plataforma fácil de usar.

Dessa forma, os lojistas podem aproveitar os recursos oferecidos pela Shopify para impulsionar suas vendas e criar experiências de compra sofisticadas e exclusivas, características das grandes marcas.

Passo a Passo para Criar seu E-commerce na Shopify

O processo para a criação de uma loja virtual na Shopify é simples, porém requer atenção. Basicamente, para começar, você precisa se cadastrar no site da Shopify e começar – a plataforma oferece um teste de 14 dias grátis.

Fonte: Shopify

Complete seu cadastro com seu e-mail, uma senha e o nome da sua loja (se o nome que você escolher já estiver em uso por outro lojista a plataforma irá notificar). Após preencher os campos solicitados, a plataforma exibirá algumas mensagens automáticas sobre a configuração da loja virtual e, por fim, informará que a loja está pronta.

Siga os passos a seguir para configurá-la:

Passo 1: O Seu Negócio

Após concluir o seu cadastro, a Shopify deve exibir um questionário com uma série de perguntas sobre o seu negócio. Com as informações, a plataforma terá conhecimento sobre sua experiência com e-commerce, a média de faturamento atual do seu negócio, o setor da indústria em que o seu negócio opera e até mesmo com você pretende desenvolver seu site (por meio de um template ou do zero).

Fonte: Shopify

Com base nessas informações, a plataforma poderá sugerir ferramentas e serviços relevantes para o seu negócio, bem como treinamentos para aprimorar seus conhecimentos em áreas de interesse e outros recursos.

Além disso, a plataforma vai exibir um formulário para que você possa preencher com suas informações comerciais (como nome, endereço comercial, CNPJ ou outro documento de identificação, etc).

Passo 2: Configurando a sua loja

Depois de preencher os formulários, a plataforma vai te direcionar para o painel de controle da Shopify, onde o usuário tem controle de todos os recursos da plataforma. 

A configuração da loja inclui três etapas: adicionar um produto, personalizar o tema e adicionar o domínio. Vamos conferir cada uma delas:

Adicionar produto

O primeiro passo para realmente começar a configurar a sua loja é adicionar o primeiro produto, preenchendo todos os dados necessários. Segundo a Shopify, nem todos os campos são obrigatórios, mas quanto mais informações seu produto tiver, melhor será.

Fonte: Shopify

A página de cadastro de produtos inclui campos como:

  • título: nome do seu produto;
  • descrição: um breve resumo sobre o produto e informações sobre ele, como tamanho, especificações técnicas, etc;
  • mídia: espaço onde você pode incluir imagens e outras mídias visuais sobre o seu produto, por upload ou vinculando uma URL;
  • status do produto: aqui você pode decidir se o produto está pronto ou não para ser inserido em sua loja, salvá-lo como rascunho ou marcá-lo como indisponível;
  • organização: nessa seção, você pode inserir mais dados sobre onde o produto poderá ser encontrado dentro da sua loja virtual, informando o tipo de produto, fornecedor, coleção, etc.

A Shopify possui uma seção desenvolvida para auxiliar os comerciantes em sua estratégia de SEO, por isso, ao final da página de configuração do produto, você verá um bloco para editar o title, description e URL do seu produto – elementos de SEO on-page que ajudaram a página do seu produto a performar melhor nos buscadores, como o Google.

Lembre-se que os robôs do Google também lêem o conteúdo da página, portanto invista em textos bem elaborados e estrategicamente otimizados para SEO na descrição e no título do produto durante o cadastro.

Personalizar o tema

Como já mencionado anteriormente, a Shopify oferece uma diversidade de temas para a sua loja virtual, bem como a possibilidade de construí-la do zero. Mas, para começar, todas as lojas possuem o tema padrão “Debut”, que é uma aparência básica para a página.

Fonte: Shopify

Antes mesmo de alterar o tema, você pode fazer alguns ajustes no bloco Personalizar, para editar as partes fixas do seu e-commerce: cabeçalho, seções e rodapé.

  • cabeçalho: espaço onde você pode fazer upload do logotipo da sua marca, escolher o menu principal, adicionar informações importantes, etc;
  • seções: espaço no qual você pode adicionar ou excluir “partes” do seu e-commerce, como: posts de blog, coleções de produtos, etc;
  • rodapé: área comum onde ficam as informações mais importantes do seu site, como: avisos legais, condições e políticas, mapa do site, etc.

Após definir as informações, você pode personalizar seu tema atual com as cores e tipografia da sua marca, incluir suas redes sociais e outras personalizações, ou optar por um novo template.

Adicionar o domínio

Após definir o layout da sua loja virtual, o próximo passo é escolher o domínio, ou seja, a URL pela qual seus consumidores vão te encontrar.

Fonte: Shopify

Você pode conectar a sua loja a um domínio já existente conectado ao seu negócio (por exemplo, se você tinha um site institucional que já gerava tráfego antes, pode aproveitar esse domínio para a loja virtual), ou transferir o domínio de outra plataforma de vendas para a Shopify. Em ambos os casos, é preciso certificar-se de realizar uma Migração de SEO segura e eficiente para não gerar penalizações no Google.

Além dessas opções, você pode comprar um domínio novo rapidamente pela própria plataforma.

Passo 3: Revisão das Opções de Pagamento

A plataforma da Shopify possui diversas ferramentas e opções de pagamento nativas, seguras e integradas com os principais provedores de pagamento do país e do mundo, para oferecer ao lojista mais facilidade no processo de construção da loja virtual.

Dessa forma, o lojista tem acesso a diversas formas de pagamentos como: crédito, débito, boleto bancário, PIX e outras. Além disso, o checkout da plataforma é transparente, dando mais credibilidade ao seu e-commerce. 

Quanto custa criar uma loja na Shopify?

A Shopify é uma plataforma norte-americana, então o valor da sua assinatura é cotado em dólar. A plataforma possui planos mensais que vão do básico (em torno de US$29) ao Advanced (em torno de US$299). 

Confira os benefícios de cada plano:

  • Plano Básico Shopify: essa é a opção mais econômica da plataforma, que conta com todos os recursos essenciais para a criação da sua loja, custando US$ 29 por mês;
  • Plano Shopify: uma opção para quem quer começar a elevar seu negócio, contando mais recursos exclusivos. Custo de US$ 79 por mês;
  • Plano Advanced Shopify: plano avançado para negócios com faturamento expressivo, que pretendem alcançar um nível superior. Custo de US$ 299 por mês.

Ao optar pela Shopify, os proprietários de e-commerce e empreendedores têm em mãos uma plataforma poderosa que os auxilia a impulsionar as vendas e alcançar o sucesso no comércio eletrônico. Quer aprender a construir uma estratégia completa de Marketing Digital para o seu e-commerce? Clique aqui e baixe nosso material!

LEIA MAIS

O que é Inbound Marketing? Aprenda tudo que precisa saber sobre essa estratégia

Leia o artigo e aprenda como atrair, converter e encantar clientes com técnicas atualizadas de Inbound Marketing.

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Alavanque seu e-commerce com Google Shopping! Utilize a principal ferramenta de pesquisa de produtos do Google e conquiste mais clientes. Clique e saiba mais.

RD Summit 2023: O Maior Evento de Marketing da América Latina

RD Summit em São Paulo? Isso mesmo, o evento agora está de “casa” nova e aqui está tudo o que você precisa saber para participar.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?