Conheça As Melhores Plataformas De Vendas Online

Por Rafaela Thimoteo

Marketing Digital

Conheça As Melhores Plataformas De Vendas Online

Conheça alguns dos melhores exemplos de plataformas de vendas online tanto para e-commerces quanto para vendedores de infoprodutos.

Rafaela Thimoteo

A transformação digital mudou o comportamento dos consumidores, que, agora, costumam adquirir diversos produtos pela internet. Porém, para possibilitar e facilitar essa experiência, as lojas precisam de boas plataformas de vendas, e é sobre isso que o artigo de hoje se trata.

O e-commerce no Brasil cresceu muito com o passar dos anos. Dados da Neotrust revelam que o setor cresceu 27% em 2021 e faturou R$ 161 bilhões. A estimativa para 2022 é continuar crescendo, atingindo um faturamento de cerca de R$ 174 bilhões.

Sendo assim, reunimos aqui algumas opções tanto para quem vende produtos e serviços, quanto para aqueles que comercializam infoprodutos.

Confira!

Plataformas de vendas para e-commerce

Veja abaixo quais plataformas de vendas são ideais para e-commerces, possibilitando a venda dos mais variados produtos e serviços.

Marketplaces

Algumas das plataformas de vendas mais utilizadas são os marketplaces, como:

  • Mercado Livre;
  • Americanas;
  • Amazon;
  • Submarino;
  • Magazine Luiza;
  • Shopee.

Basicamente funciona assim: esses grandes varejistas cedem o “espaço” deles para que você venda produtos da sua loja dentro de sua plataforma. Portanto, você pode ter um negócio de acessórios para celulares e vendê-los na Magazine Luiza, por exemplo. No site o seu produto ficará disponível para compra da seguinte maneira:

Vendido por [Nome da sua loja]
Entregue por Magazine Luiza.

  • Vender em um marketplace traz vantagens como:
  • a facilidade para se registrar na plataforma e cadastrar seus produtos;
  • alta taxa de tráfego no site;
  • não há necessidade de configurar as formas de pagamento e entrega, pois ambas já são padronizadas pelo marketplace e estão prontas para usar;
  • e maior confiança do consumidor. Afinal, o cliente vê seu produto em um site reconhecido e sente mais segurança em comprar, pois está sob um domínio de credibilidade.

Apesar das vantagens, também é preciso analisar as desvantagens:

  • essas plataformas cobram uma porcentagem dos vendedores pelo uso do marketplace;
  • a concorrência é maior.

Portanto, consulte o valor da taxa e analise se vale a pena para o seu tipo de produto.

Loja integrada

Outro exemplo de plataforma de vendas é a Loja Integrada. Ela tem a versão paga e a gratuita e é muito utilizada por vendedores que estão começando. Inclusive, dependendo do porte do seu negócio, você pode utilizar a opção grátis por tempo indeterminado.

Por exemplo, se o seu e-commerce vende até 50 tipos de produtos, pode cadastrá-los e usar a plataforma sem precisar pagar. Além disso, nesse plano, a Loja Integrada permite 5.000 visitas por mês e apenas um usuário administrador. Também é possível comprar um domínio e fazer a configuração.

A ferramenta permite criar uma loja do zero, controlar as vendas, ver os produtos mais e menos vendidos e organizar melhor o seu e-commerce.

Shopify

A Shopify é uma das plataformas de vendas mais famosas entre os vendedores. Ela permite criar uma loja online do zero, de forma bem simples e intuitiva, possibilitando até a migração do seu site a partir de outra plataforma.

Com a infraestrutura da Shopify, vender online no e-commerce ou pelas redes sociais torna-se muito mais fácil. A empresa oferece sua própria opção de pagamento, além de ter ferramentas integradas que permitem criar anúncios para o Google Shopping.

Plataformas de vendas para infoprodutos

Os infoprodutos precisam de plataformas de vendas um pouco diferentes daquelas voltadas para bens de consumo (produtos físicos). Afinal, esses são materiais informativos — geralmente cursos — que precisam de uma ferramenta na qual o comprador possa acessar o conteúdo depois da aquisição, para poder assistir às aulas, por exemplo.

Sendo assim, veja abaixo quais são as principais opções para quem deseja vender um infoproduto.

Sites de afiliados

Para vender seu conhecimento, seja ele um curso, treinamento, mentoria, consultoria, entre outros, você precisa de uma plataforma de vendas especializada. Afinal, não dá para vender um curso de SEO na Amazon, não é mesmo? É preciso ter uma ferramenta apropriada para isso.

Geralmente, os sites de afiliados são alternativas ideais para quem tem esse objetivo. Alguns exemplos são:

  • Hotmart;
  • Lomadee;
  • Monetizze,
  • Udemy;
  • Kiwify;
  • Sympla.

A Hotmart, por exemplo, é uma das líderes nesse mercado. Ela permite que criadores de conteúdo tornem-se empreendedores, desenvolvendo seus produtos digitais, acelerando as vendas, gerenciando resultados e escalando o negócio com mais facilidade. Para usar essa opção, não há taxas de adesão ou mensalidades, mas há a porcentagem por cada venda realizada.

Agora que você conhece essas plataformas de e vendas, saiba que é necessário desenvolver as descrições de páginas, produtos e demais informações. Além disso, há várias outras formas de gerar mais vendas para sua empresa com o marketing digital. Baixe o e-book Como Fazer Sua Empresa Vender Mais e aumente suas conversões!

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

LEIA MAIS

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?