Marketing Digital

Conheça As Melhores Plataformas De Vendas Online

Por Juliana Pessôa

Saiba como a plataforma de vendas impacta diretamente nos resultados do seu negócio online e entenda como escolher a melhor opção.

Juliana Pessôa

Na era digital atual, a escolha da plataforma de vendas certa pode ser o diferencial para o sucesso de um negócio online. Conforme o e-commerce continua a crescer e a evoluir, é essencial que empreendedores e empresas conheçam as opções disponíveis e entendam como elas podem impactar suas operações e crescimento.

Por isso, se você está iniciando um negócio online, procurando expandir sua loja virtual existente, quer vender infoprodutos ou é simplesmente uma pessoa curiosa sobre as tendências do e-commerce, continue a leitura deste artigo para entender mais sobre:

  • o que é uma plataforma de vendas;
  • quais são as principais plataformas de vendas para e-commerce;
  • quais são as principais plataformas de vendas para infoprodutos;
  • como escolher a melhor plataforma de vendas online;
  • qual plataforma vende mais no Brasil;
  • quais são os cinco maiores marketplaces do mundo.

O que é uma plataforma de vendas?

Para responder a essa pergunta, é necessário, primeiro, entender o que é uma plataforma digital online. Trata-se de uma tecnologia que, atualmente, está presente na vida da maior parte da população. Afinal, a transformação digital mudou o comportamento dos consumidores, que, agora, costumam adquirir diversos produtos e serviços pela internet.

Seja para pedir um motorista por aplicativo, realizar uma compra online ou simplesmente conversar com alguém por mensagens de texto, áudio ou vídeo, é possível realizar todas essas ações por meio de uma plataforma digital online.

Este é um modelo de negócio baseado em tecnologia por meio da internet e tem como objetivo otimizar o nosso dia a dia, com interações valiosas para os envolvidos. Ou seja, ao pedir um Uber, por exemplo, o esperado é que a plataforma digital agregue valor para você (consumidor), bem como para o motorista (prestador de serviço).

As plataformas digitais fazem parte de toda a transformação digital, afinal, é por meio delas que conseguimos realizar com mais facilidade diversas tarefas cotidianas que, até algum tempo atrás, exigiam uma interação mais lentar via telefone ou mesmo de porta em porta.

Qual é a diferença entre plataforma de vendas e site?

Existem diversos tipos de plataformas digitais online, desde serviços como marketing digital e gestão de redes sociais, até para a contratação de prestadores de serviço dos mais variados ramos. Mas você sabe qual é a diferença entre plataforma de vendas e site?

A diferença entre uma plataforma de vendas e um site está principalmente na funcionalidade e no propósito de cada um.

As plataformas de vendas, também chamadas de E-commerce Platform, oferecem:

  • um propósito específico, como facilitar a compra e venda de produtos ou serviços online;
  • funcionalidades integradas, como carrinho de compras, processamento de pagamentos, gestão de inventário, logística de envio, e ferramentas de marketing;
  • personalização para comércio para oferecer uma experiência de usuário voltada para o processo de compra.

Por outro lado, um site oferece:

  • um propósito geral, como fornecer informações, entretenimento, educação, notícias etc;
  • variedade de funções, como páginas estáticas e portais com diversas funcionalidades, incluindo, mas não limitado, o e-commerce;
  • personalização para conteúdo ou serviços, como e-commerce, blogs, portfólios e sites corporativos;
  • flexibilidade em termos de design e estrutura.

Quais são as principais plataformas de venda para e-commerce

Veja abaixo quais plataformas de vendas são ideais para e-commerces, possibilitando a comercialização dos mais variados produtos e serviços:

Moovin

A Moovin está no mercado digital há mais de 14 anos e é uma SaaS desenvolvida para oferecer uma diversidade de soluções aos e-commerces, com foco em promover uma experiência omnichannel para empresas B2C e B2B.

Plataformas De Vendas Online - Moovin

Com o sistema multicanal, a Moovin integra os estoques e a relação de produtos tanto no físico quanto no digital, uma solução para empresas que trabalham com e-commerce e loja física em separado. Além disso, empresas com ciclo de vendas mais longo podem contar com o sistema de televendas para auxiliar os clientes.

Magento – Adobe Commerce

Em 2017, a Magento Inc, considerada a maior plataforma de comércio eletrônico até então, foi adquirida pela Adobe. Agora, a Adobe alterou sua comunicação e, a partir da atualização 2.4.4, todas as versões terão essa nomenclatura.

A grande vantagem do Adobe Commerce é o acesso aos serviços oferecidos pela empresa no Experience Cloud, que incluem:

  • Adobe Sensei: o Adobe Commerce é um dos pioneiros na utilização de IA e machine learning para e-commerces. Com essa tecnologia, as lojas virtuais são capazes de recomendar produtos utilizando um algoritmo próprio, além de uma completa análise de dados e resultados de busca muito mais relevantes;
  • Adobe Stock: banco de imagens para auxiliar os comerciantes;
  • Adobe Assets: gerenciador de ativos que facilita a conexão entre os produtos.

Plataformas De Vendas Online - Adobe Commerce

A Adobe continua utilizando o nome Magento para a versão mais básica do produto, chamada “Magento Open Source”. Ele oferece todos os recursos importantes para criar uma loja virtual do zero, no entanto, não tem integração com os outros sistemas Adobe.

WooCommerce

O WooCommerce é uma plataforma de código aberto e personalizável construída no WordPress, com objetivo de democratizar o comércio eletrônico. Por isso, sua plataforma principal é gratuita e permite que, de acordo com eles, você venda qualquer coisa, em qualquer lugar.

Plataformas De Vendas Online - WooComerce

Se você já tem um site WordPress, adicione o plugin WooCommerce para configurá-lo para atuar como uma loja virtual rapidamente. Além disso, o WooCommerce tem integração com diversas plataformas e é totalmente personalizável.

VTex

A VTex é uma plataforma de comércio virtual voltada para grandes empresas que conta com e-commerce, marketplace e OMS (Order Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Pedidos).

Plataformas De Vendas Online - VTex

Ela oferece soluções para diferentes tipos de segmentos de mercado, além de contar com dois produtos especiais para atender aos mercados de moda e supermercados. Assim como a Adobe, a VTex investe em IA e machine learning para otimizar a experiência do usuário. O diferencial desta plataforma é o sistema de gerenciamento de pedidos integrado.

Shopify

A Shopify é uma das plataformas de vendas mais famosas entre os vendedores. Ela permite criar uma loja online do zero, de forma bem simples e intuitiva, possibilitando até a migração do seu site a partir de outra plataforma.

Plataformas De Vendas Online - Shopify

Com a infraestrutura da Shopify, vender online no e-commerce ou pelas redes sociais torna-se muito mais fácil. A empresa oferece sua própria opção de pagamento, além de ter ferramentas integradas que permitem criar anúncios para o Google Shopping.

Nuvemshop

A Nuvemshop é uma plataforma de e-commerce que permite aos empresários e pequenas e médias empresas (PMEs) criar, gerenciar e expandir suas lojas online de forma simples e eficiente.

Plataformas De Vendas Online - Nuvemshop

Originária da América Latina, ela ganhou popularidade por sua facilidade de uso e adaptabilidade às necessidades locais do mercado, além de fornecer suporte para vários canais de venda, como Facebook, Instagram, e marketplaces.

Quais são as principais plataformas de venda para infoprodutos?

Os infoprodutos precisam de plataformas de vendas um pouco diferentes daquelas voltadas para bens de consumo, ou produtos físicos. Afinal, esses são materiais informativos, geralmente cursos, que precisam de uma ferramenta na qual o comprador possa acessar o conteúdo depois da aquisição, para assistir às aulas, por exemplo.

Confira as principais opções para quem deseja vender um infoproduto:

Sites de afiliados

Para vender seu conhecimento, seja ele treinamento, mentoria, consultoria, entre outros, você precisa de uma plataforma de vendas especializada. Afinal, não dá para vender um curso de SEO na Amazon, não é mesmo? É preciso ter uma ferramenta apropriada para isso.

Geralmente, os sites de afiliados são alternativas ideais para quem tem esse objetivo. Alguns exemplos dos melhores programas de afiliados são:

A Hotmart, por exemplo, é uma das líderes nesse mercado. Ela permite que criadores de conteúdo tornem-se empreendedores, desenvolvendo seus produtos digitais, acelerando as vendas, gerenciando resultados e escalando o negócio com mais facilidade. Para usar essa opção, não há taxas de adesão ou mensalidades, mas há a porcentagem por cada venda realizada. Inclusive, é lá que você pode ter acesso à Mentoria Mestre.

Leia também: Vale a Pena Trabalhar Com Marketing de Afiliados?

Qual plataforma vende mais no Brasil?

Pesquisas realizadas com dados coletados até julho de 2023 revelam que o Mercado Livre se destaca como líder de vendas no Brasil entre as diversas plataformas que atuam no país.

Os estudos também revelaram que 50,6% de todo o tráfego online do setor se concentram em apenas 10 das principais lojas de e-commerce no Brasil. O ranking das plataformas que mais vendem no país é:

  1. Mercado Livre;
  2. Amazon Brasil;
  3. Shopee;
  4. Magazine Luiza;
  5. Olx;
  6. Shein;
  7. AliExpress;
  8. iFood;
  9. Casas Bahia;
  10. Samsung.

Quais são os cinco maiores marketplaces do mundo?

Os maiores marketplaces do mundo são notáveis ​​por seu amplo alcance, variedade de produtos e serviços. Além disso, vale destacar o volume de transações que processam diariamente. Atualmente, os cinco maiores marketplaces globais são:

  • Amazon;
  • Alibaba;
  • eBay;
  • JD.com;
  • Walmart Marketplace.

Como escolher a melhor plataforma de vendas online?

Escolher a plataforma de vendas certa para o seu negócio é essencial para garantir uma boa experiência para seus clientes e aumentar suas chances de sucesso. Portanto, a melhor opção depende totalmente das demandas da sua empresa.

Como Escolher sua Plataforma de Vendas Online

Aqui estão algumas dicas para guiar você nessa escolha:

1. Defina suas necessidades

Antes de escolher uma plataforma, avalie suas necessidades. Considere o tipo de produtos que você vende, o volume de vendas que espera alcançar, os métodos de pagamento que deseja oferecer, o tipo de integração das quais precisa e outros fatores que sejam relevantes para o seu negócio.

2. Avalie a facilidade de uso

Certifique-se de que a plataforma é fácil de usar e de que você terá suporte suficiente para operá-la. Verifique se há tutoriais e recursos disponíveis para ajudar a utilizá-la.

3. Considere os custos

Avalie os custos de cada plataforma, incluindo taxas de transação, mensalidades, e demais gastos extras. O valor deve ser viável para o seu negócio e a opção escolhida precisa trazer um retorno sobre o investimento.

4. Verifique a segurança

Certifique-se de que a plataforma é segura e oferece recursos de segurança suficientes para proteger suas informações e as do seu cliente. Verifique se ela segue os padrões de segurança da indústria.

5. Avalie as opções de integração

Verifique se a plataforma pode ser integrada a outras ferramentas e serviços que você usa em seu negócio, como aquelas de marketing por e-mail, sistemas de pagamento, entre outros.

6. Verifique a qualidade do suporte 

Verifique se a plataforma oferece um bom suporte ao cliente, que pode ser por e-mail, chat, aplicativo de mensagens ou telefone. Certifique-se de que você terá suporte suficiente mesmo antes de precisar dele.

7. Pesquise avaliações de outros usuários 

Leia comentários e avaliações de outras pessoas que usaram a plataforma. Isso pode ajudá-lo a ter uma ideia das vantagens e desvantagens de cada opção.

Leia também: Black Friday: Estratégias Para Vender Mais [2023]

A escolha da plataforma de vendas certa pode ser crucial para o sucesso do seu negócio. Considere cuidadosamente esses fatores e escolha a que melhor atende às suas necessidades.

Além desse recurso, saiba que é necessário desenvolver as descrições de páginas, produtos e demais informações para que sua empresa possa crescer. Ainda, há várias outras formas de gerar mais vendas para sua empresa com o marketing digital. Para conhecer cada uma delas, confira o e-book Como Fazer Sua Empresa Vender Mais e aumente suas conversões!

LEIA MAIS

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

O que é Inbound Marketing? Aprenda tudo que precisa saber sobre essa estratégia

Leia o artigo e aprenda como atrair, converter e encantar clientes com técnicas atualizadas de Inbound Marketing.

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?