Como Reter Clientes em Marketing Digital

Quando o contrato de um dos seus clientes está acabando, você começa a pensar em renovação, não é mesmo? Afinal de contas, reter clientes custa menos que conquistar novos! Por isso, é sobre retenção de clientes que o CEO da Agência Mestre, Fábio Ricotta, fala no vídeo abaixo. Quer aumentar a taxa de renovação dos seus clientes? Então confira!

Demonstre o Seu Valor

O segredo para conseguir reter clientes é demonstrar o seu valor a eles, provando aquilo que você produziu durante os projetos. Quando um cliente te fala que agora não tem dinheiro para investir nos seus serviços, na verdade ele não percebeu o seu valor agregado ou acredita que outro canal dará um retorno maior ao negócio dele.

Tenha Clareza do Que é Resultado Para o Seu Cliente

No entanto, para conseguir demonstrar o seu valor, você precisa saber com clareza o que é resultado para o seu cliente. Para a Mestre, por exemplo, o resultado que buscamos é fechar mais contratos, mas isso pode mudar com o tempo.

Então, demonstre por meio de dados o que você conseguiu fazer para atingir os objetivos dele. Diga, por exemplo, quantas vendas foram geradas dentro do projeto em determinado período. Outros pontos que podem ser os objetivos dos seus clientes são: taxa de visitantes, posicionamento no Google, engajamento com vídeos ou com publicações em redes sociais, etc. Além de dados, você pode demonstrar toda a sua estratégia por meio de algo visual, o que torna a informação mais interessante.

Momento Para Falar de Renovação

Na Mestre, antigamente falávamos sobre renovação com o cliente 30 dias antes de acabar o contrato. Agora, três meses antes a equipe do comercial já começa a acompanhá-lo mais de perto para que um mês antes possa ser falado mais efetivamente sobre renovação.

Quando chegar o momento de falar sobre renovação, saiba que o seu cliente vai querer saber como fazer mais; se é possível dobrar a meta; se aumentar a quantidade de conteúdos, por exemplo, é a solução, entre outros pontos. Para responder todas essas possíveis questões, monte uma planilha de projeções.

Outro ponto importante é sempre condicionar o resultado ou o incremento frente a uma ação, para que o seu cliente pense que se você não fizer isso, ele vai deixar de ganhar.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários! Conte também se você tem algum tema que gostaria de ver nos vídeos do Fábio Ricotta!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>