5 Formas para Aproveitar a Sazonalidade em Marketing Digital

Sazonalidade em Marketing Digital

Olá leitores da Mestre,

É muito comum que ao assumir um projeto de marketing digital, você depare com alguns momentos onde o tráfego e vendas do cliente simplesmente explode. Datas famosas, como Black Friday ou natal, são duas das mais lembradas, mas outras como dia das mães, dia dos pais ou ainda cyber monday amparam alguns nichos de mercados.

A sazonalidade é algo muito presente no mundo real e também na Internet, fazendo-se de suma importância que o analista do projeto tenha isto claramente em suas mãos. Desta forma, separei 5 formas e considerações importantes sobre sazonalidade que você precisa conhecer.

Identifique a Sazonalidade pelo Histórico

A forma mais simples de começar a “descobrir” a sazonalidade de um mercado, caso você não conheça, é de posse da ferramenta de Web Analytics, você coloca a data mais antiga disponível com dados até a data atual, fazendo com que o gráfico fique totalmente na tela, como abaixo:

Sazonalidade

Você não precisa marcar a opção de mostrar os dados por meses, mas deixe no modelo original, de tráfego diário. Veja que existem picos em dezembro, junho/julho e em novembro. Como este gráfico é de um resort, entende-se facilmente que o aumento de tráfego ou conversões deve-se por conta das férias e de promoções de black friday.

Um outro caso é este abaixo:

Sazonalidade

Aqui também é fácil notal os picos de sazonalidade que localizam-se e junho, no dia dos namorados, e em maio, no dia das mães. Sabendo que é um cliente voltado à beleza e estética, entendo que eles fazem um bom sucesso com este público nestas épocas.

Este é o modelo mais fácil e preciso para identificar a sazonalidade em um projeto que você assume.

Identificando por Ferramentas

Outra forma de apoiar ou prever picos de acesso é através do Google Trends, uma ferramenta do Google que aceita um termo e mostra a busca deste termo ao longo dos tempos.

Google Trends

Aqui você pode utilizar os principais termos que o seu projeto possui como alvo e você pode inserir eles para saber o comportamento ao longo do tempo. Imagine que eu trabalhe com portal de entretenimento e preciso saber quando é o pico de um programa de televisão, o Masterchef, por exemplo. Facilmente consigo ter uma noção pelo Google Trends:

Trends: Masterchef

Ou ainda, se trabalho no setor de passagens aéreas, posso colocar este termo na ferramenta e observar que existem sempre picos em Janeiro:

Trends: Passagem Aérea

Crie um Calendário

O trabalho seguinte é unir os dados que você descobriu com informações da empresa que você está prestando o serviço. Pergunte aos mais antigos ou donos do negócio quando é a melhor época da empresa. Este histórico é fundamental para que você crie o seu calendário de datas importantes. Você pode “apelar” ainda para sites de calendário ou datas sazonais, como este aqui. Investigue cada dia do ano e tente olhar se alguma faz sentido para o seu projeto.

Um formato de calendário

O ponto aqui é definir e anotar quais são as suas datas ao longo do ano, para saber quando você poderá se preparar. Faça este “mapa” e imprima-o, colocando junto da sua mesa de trabalho. Outro ponto que gosto de fazer é anotar em meu “Google Calendar” (ou seu sistema online favorito), 1 mês antes de cada data um aviso de que falta 1 mês para aquela data especial. Assim, serei avisado caso esqueça de olhar no meu calendário.

Google Calendar

Prepare-se Muito Bem

Encontrar a sazonalidade é a parte mais fácil, o difícil aqui é preparar as suas estratégias para que surtam efeito no dia exato. Por exemplo, quando falamos de sazonalidade em SEO precisamos ter em mente que não podemos trabalhar 7 dias antes da data especial. Precisamos de um planejamento e execução prévios, com cerca de 2 meses ao menos, para que você consiga ter uma execução razoável.

Já em compra de mídia, entendo que você até pode executar com 1 semana antes da data especial, mas saiba que vários dos seus clientes irão fazer ações, desta forma, você ficará sobrecarregado. Então a recomendação aqui é levantar tudo o que estará em promoção, ao menos 15 dias antes, para que você possa escolher bem os termos, criar os anúncios, subir imagens e testar as landing pages.

Em email marketing, confirma com a empresa de disparo, se você conseguirá realmente fazer o disparo que deseja, pois várias empresas farão disparos naquele dia. Outro ponto importante aqui é criar uma base segmentada, como este exemplo aqui do PontoFrio sobre a Black Friday:

Black Friday

Aqui existe sim uma página já criada, que manteve-se a URL ao longo dos vários anos de Black Friday e ainda a pessoa pode se cadastrar de forma segmentada. Eu por exemplo estou apenas na lista de tecnologia, mas outra pessoa pode entrar em uma ou mais listas. Assim facilita-se o disparo e a personalização.

Cuidado com Hospedagem

Em dias de picos de tráfego a sua hospedagem tradicional pode não aguentar muito o acesso, ficando sobrecarregado e estragando a sua estratégia. A solução aqui é bem simples mas precisa ser executada. Você precisa conversar com o responsável dentro da sua empresa ou a empresa de hospedagem, sobre o que pode ser feito durante o dia. Algumas soluções simples são o aumento de recursos, a utilização de cache ou ainda de uma CDN, como o CloudFront da Amazon, a Max CDN ou ainda o Cloud Flare.

CDN

Bônus: Black Friday

Faltam apenas 77 dias para a Black Friday e você precisa começar a sua movimentação para conseguir um bom tráfego. Nós sempre trazemos no Curso de SEO ou especificamente no Curso de SEO Avançado todas nossas estratégias para sazonalidade e para o Black Friday, mas resolvi contribuir para o seu sucesso, compartilhando dicas importantes para a black friday:

  1. Crie/ative uma página de black friday, mas não utilize o ano junto dela, para que você possa utilizar nos anos seguintes;
  2. Se possuir um blog, comece a publicar semanalmente sobre a black friday, conectando os sucessos do ano anterior com o que o cliente pode prever neste ano;
  3. Comece a analisar quais produtos serão lançados em promoção para entender quais categorias você precisará anunciar ou enviar emails;
  4. Invista muito neste ano no Facebook Ads, pois em 2014 pouquíssimas pessoas fizeram um preparativo por lá;
  5. O Adwords está sobrecarregado, que tal deixar uma verba para o Bing Ads também?
  6. Trabalhe com a assessoria de imprensa para aparecer em portais de notícia, pois o Google já está exibindo a caixa de notícias em seus resultados quando busca-se por black friday;
  7. Não esqueça da Cyber Monday, pois esta já é uma tradição do mercado americano e este ano promete ser um dia de continuidade ao black friday;
  8. Saiba que a black friday não “acontece” em um dia apenas, mas sim ao longo de vários dias. Ela está marcada para o dia 27, mas vários varejistas iniciam as promoções poucas horas antes de virar o dia e continuam durante todo o final de semana… então, fica a dica.

Você ainda está perdido na Black Friday? Sua loja ou empresa não tem qualquer estratégia? Entre em contato com a gente e peça um planejamento para este dia.

Desejo muito sucesso à todos nas datas sazonais e espero que tenham gostado!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>