Measurement 360: Como Identificar e Repetir Sucessos do Seu Plano de Marketing

Por Raquel Pereira

Tráfego Pago

Measurement 360: Como Identificar e Repetir Sucessos do Seu Plano de Marketing

Conheça o Measurement 360, a nova forma de mensurar os dados das estratégias de Marketing, apresentado pela Meta!

Raquel Pereira

A Meta, em parceria com a Deloitte, compartilhou um novo relatório chamado “Measurement 360”, que oferece uma nova visão sobre o acompanhamento e mensuração de campanhas.

Com as mudanças no ambiente digital, impulsionadas pelas novas tendências, restrições de uso de dados de terceiros e maior preocupação com a privacidade dos usuários, além do surgimento de novas mídias focadas no entretenimento, a abordagem de marketing digital tradicional está sendo reavaliada.

Confira os destaques do novo estudo da Meta e como ele pode te ajudar a desenvolver experiências digitais inovadoras para a sua audiência!

O que é o Measurement 360?

Em seu site oficial, a Meta compartilhou a seguinte definição sobre seu novo estudo:

“Measurement 360 é uma estrutura de medição que ajuda os anunciantes a utilizar várias soluções de medição de primeira classe em conjunto para rastrear todos os componentes de uma estratégia de marketing. Cada ferramenta é selecionada intencionalmente para atender a uma necessidade específica, proporcionando flexibilidade e transparência. Por meio do Measurement 360, os profissionais de marketing podem obter uma visão holística da jornada do cliente de maneira ágil e segura para a privacidade e descobrir se (e como) suas estratégias estão realmente funcionando.”

Basicamente, a estrutura proposta pelo Measurement 360 é incorporar ferramentas de análise para que, em conjunto, elas ofereçam uma visão completa sobre o escopo das estratégias de tráfego pago das redes sociais da Meta (Facebook e Instagram), de forma que os anunciantes possam identificar os marcos de sucesso e repeti-los no futuro.

O Framework do Measurement 360

Apesar de não ser uma abordagem essencialmente inovadora, afinal a maior parte dos profissionais de marketing já utilizam uma diversidade de ferramentas em suas ações, o ponto de destaque do Measurement 360 é abordar os detalhes das estratégias.

Com a visão estratégica mais completa, é possível delinear os principais elementos que resultaram em diferentes resultados, por exemplo quando são feitos testes de novos elementos, para avaliar se eles tiveram sucesso ou não na estratégia.

Além disso, as mudanças de rastreamento são um dos principais pontos de dor para os profissionais de marketing digital que ainda não sabem como suas estratégias funcionarão após as mudanças.

Com as restrições, principalmente com a atualização do prompt ATT da Apple, os profissionais que buscam novas formas de utilizar dados primários podem encontrar neste guia uma proposta para iniciar a coleta e rastreamento de dados para garantir seu desempenho futuro.

A Meta oferece dicas sobre isso que podem ajudar os anunciantes no processo de criação do seu novo sistema de coleta, com anúncios e campanhas mais adaptadas ao novo sistema de dados, para diminuir a utilização de segmentação de terceiros.

Como implementar o Measurement 360?

A Meta compartilhou que, para as empresas que queiram adotar o Measurement 360 é fundamental seguir seis etapas para a implementação da estrutura. São elas:

  • definição de objetivos para melhor alinhamento: algo fundamental para uma estratégia ter sucesso é determinar o que será mensurado, de acordo com o objetivo que se deseja alcançar;
  • revisar as estruturas de mensuração atuais: identificar onde existem lacunas de acompanhamento para, no futuro, saber quais ferramentas testar para solucionar esses erros;
  • criar sistemas de análise mais avançados por meio de dados primários: uma estratégia pensada para o futuro deve considerar a privacidade dos usuários;
  • experimentar diferentes metodologias: no cenário de mensuração atual, não há estratégia única e universal! Anunciantes dispostos a experimentar novas soluções são mais adequados para a nova realidade;
  • adotar uma abordagem holística de aprendizagem: torne a experimentação algo comum em todas as suas estratégia de marketing para validar as melhores práticas;
  • acompanhe e ajuste sempre: utilizar várias fontes de dados em conjunto é fundamental para o sucesso do Measurement 360, então explore diferentes tipos de acompanhamento e mensuração.

A mudança nessa estratégia é algo constante, por isso, os anunciantes devem se preparar para fornecer uma visão holística sobre a jornada do cliente e trabalhar com flexibilidade e transparência. A estrutura proposta pelo Measurement 360 pode ajudar a entender a continuidade do que está mudando e adaptar suas estratégias para responder à altura das mudanças.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

Mais novidades sobre Tráfego Pago

LEIA MAIS

Google Ads: 15 Dicas Para Criar Campanhas de Sucesso

Aprenda a criar uma campanha de sucesso no Google Ads. Confira neste artigo, 15 dicas que farão total diferença na hora de criar seus anúncios no Google.

Como Anunciar no Google: Passo a Passo Completo do Google Ads

Através do Google Ads você poderá atingir seu público alvo em cheio, utilizando a rede de pesquisa ou a rede de display. Confira nossas dicas sobre como anunciar no Google e comece a ter sucesso em suas campanhas!

Otimização de Campanhas de AdWords – Grandes e Pequenos Investimentos

Métricas básicas, dicas para estruturação de campanha, otimização de campanha de AdWords e dicas extras de conteúdos e ferramentas. Tudo para você aprender a ter uma campanha eficiente no Google AdWords, seja com pequeno ou grande investimento. Confira!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?