Palavras de Transição SEO: O Que São e Como Utilizá-las

Por Raquel Pereira


A existência de diversos fatores que influenciam no ranqueamento da sua página nos buscadores não é mais uma novidade, o próprio Google possui uma lista de diretrizes para webmasters. No entanto, é comum que os profissionais de marketing digital acabem passando despercebidos por um ou outro fator, por isso queremos saber: você tem utilizado corretamente as palavras de transição?

Apesar de não ser um fator tão técnico, as palavras de transição são muito importantes para o posicionamento das suas páginas nos mecanismos de busca, por estar relacionada à experiência do usuário. Confira neste artigo:

  • o que são as palavras de transição SEO?;
  • qual a importância de utilizar as palavras de transição?;
  • como as palavras de transição influenciam no SEO da sua página?;
  • benefícios de utilizar as palavras de transição;
  • como sei se estou utilizando as palavras de transição corretamente?;
  • dicas para utilizar as palavras de transição em seus textos;
  • lista de palavras de transição e exemplos;

O que são as palavras de transição SEO?

o que são as palavras de transição SEO?

As palavras de transição podem ser definidas como: termos de ligação entre frases ou parágrafos. Essas palavras são utilizadas para conectar uma ideia à outra em um texto, tornando-o mais coeso e a leitura mais fluída e agradável. 

Para os estudantes de Língua Portuguesa e Redação, essa definição parece semelhante aos conectivos, palavras utilizadas em redações e outras produções textuais, com o mesmo objetivo das palavras de transição: conectar ideias e deixar a leitura mais agradável. 

O que difere os conectivos das palavras de transição é que, no segundo, temos uma relação com a otimização (SEO) do texto, a fim de melhorar a escaneabilidade e, consequentemente, elevar a posição no ranqueamento dos mecanismos de busca.

Qual a importância de utilizar as palavras de transição?

Para entendermos melhor como as palavras de transição facilitam a leitura e porque devemos utilizá-las, confira o seguinte exemplo:

“Neste guia completo você vai entender o que é Inbound Marketing. Essa estratégia vem trazendo excelentes resultados para profissionais liberais, empresas dos mais diversos portes e segmentos. Conheça quais as técnicas que você pode utilizar para atrair mais clientes e aumentar a sua credibilidade perante seu público-alvo. Preparado?”

“Neste guia completo você vai entender o que é Inbound Marketing e porque essa estratégia vem trazendo excelentes resultados para profissionais liberais, empresas dos mais diversos portes e segmentos, além de conhecer quais as técnicas que você pode utilizar para atrair mais clientes e aumentar a sua credibilidade perante seu público-alvo.”

Mesmo que o primeiro exemplo não prejudique o entendimento do texto, o segundo torna o parágrafo muito mais simples de entender, pois o uso de palavras de transição auxiliam na linha de raciocínio do leitor, como se você estivesse guiando a leitura.

Ficar atento ao uso de palavras de transição é um fator determinante para a permanência do usuário no site, pois quando o conteúdo apresenta difícil compreensão o leitor pode não entender a mensagem e procurar novas fontes de informação. Sendo assim, o ideal é equilibrar o uso de palavras de transição, apenas para garantir a legibilidade do texto e trazer conforto visual a quem lê.  

Como as palavras de transição influenciam no SEO da sua página?

Agora que você já entendeu o que são as palavras de transição e porque elas são importantes para o seu texto, talvez esteja na dúvida sobre como elas influenciam no SEO da sua página

O Google e os outros buscadores conhecidos estão em busca do melhor conteúdo em termos técnicos, mas também priorizam a experiência do usuário. Ou seja, ao utilizar as palavras de transição, e tornar seu texto mais claro e direto, você oferece uma experiência mais agradável, que indica ao Google que aquele conteúdo é relevante.

No entanto, utilizar palavras de transição em excesso não significa melhoria de SEO. O ideal é que o texto seja agradável para o usuário, então concentre-se em utilizar apenas a quantidade de palavras que achar necessário para melhorar a compreensão.

Benefícios de utilizar as palavras de transição

Além da experiência positiva para o usuário, com uma leitura mais agradável, o uso das palavras de transição impacta positivamente algumas métricas relacionadas ao Marketing de Conteúdo do seu site. 

A utilização correta desses termos pode representar aumento na permanência dos usuários, como dissemos anteriormente, e também uma melhoria na taxa de rejeição, afinal, quando há facilidade na compreensão do texto, a possibilidade do usuário prosseguir com a leitura é muito maior. 

Além de melhorar o ranqueamento da sua página, essas métricas servem como indicativo da qualidade do seu conteúdo, pois indicam o interesse do usuário de permanecer consumindo aquela informação. Então, durante suas produções, atente-se ao uso das palavras de transição com objetivo de aumentar a permanência do usuário na página.

Falamos sobre “a forma correta de utilizar as palavras de transição para atingir bons resultados”, mas…

Como sei se estou utilizando as palavras de transição corretamente?

Existem ferramentas e plugins de análise que podem te ajudar a identificar problemas na utilização das palavras de transição. Um dos mais utilizados é o plugin Yoast SEO, pois ele entrega a análise on page completa e também um diagnóstico sobre a legibilidade daquele conteúdo.

Com esta ferramenta, assim que o conteúdo é inserido no WordPress, é possível verificar se o volume de palavras de transição está adequado para a legibilidade do usuário. A ferramenta possui três indicadores:

Yoast SEO

 

  • vermelho: percentual abaixo de 20%;
  • laranja: percentual abaixo de 30% e acima de 20%;
  • verde: ao menos 30% do conteúdo possui uma ou mais palavras de transição.

Além da ferramenta, confie na sua avaliação pessoal e lembre-se de considerar a experiência do usuário. Digamos que, ao realizar a análise no Yoast SEO, seu texto ficou com um indicador laranja, mas após a revisão você não encontrou onde adicionar novas palavras de transição sem prejudicar a leitura? Neste caso, é melhor deixar o texto como está.

Mesmo sabendo que a ferramenta realiza uma análise extremamente confiável, o fator determinante nessa situação é a experiência do usuário, portanto não tente “encher” seu texto com palavras de transição para atingir o percentual indicado se isso colocar em risco a legibilidade do conteúdo.

Por outro lado, se você encontrar espaço para inclusão de novos termos para melhorar o percentual, vá adicionando e realizando novas avaliações, até o indicador ficar verde e/ou até garantir que preencheu todas as lacunas possíveis. 

Dicas para utilizar as palavras de transição em seus textos

Apesar de ser um ótimo fator de ranqueamento, a melhor forma de utilizar as palavras de transição é com naturalidade, lembrando que o objetivo é melhorar a legibilidade e orientar a linha de raciocínio do leitor. Algumas dicas para utilizar esses termos são:

  • utilize palavras do dia a dia da persona: expressões como “a priori” ou “neste ínterim” podem não fazer sentido em um texto explicativo, como este por exemplo, logo a utilização dessas palavras só vai deixar o leitor confuso. Utilize o conhecimento que você tem sobre a persona e as expressões que ela mais utiliza para desenvolver seu conteúdo;
  • leia bastante: parece conselho de professor, mas a verdade é que quanto mais você busca inspiração, mais vai conhecer novas palavras de transição para utilizar em seus textos. Procure identificar essas palavras ao ler artigos de blog, e-books, livros e outros conteúdos;
  • saiba onde incluir as palavras de transição: geralmente, utilizamos os termos no início de frases ou parágrafos, logo após o ponto final.

Lista de palavras de transição e exemplos

Palavras de Transição

Existem diversas palavras de transição que você pode utilizar em suas produções textuais. Por se tratar de expressões, e não de palavras unicamente, podemos dividir esses termos como:

  • palavras únicas: entretanto, normalmente, frequentemente, mas…;
  • termos compostos por duas ou mais palavras: por isso, além de, em outras palavras…;

No entanto, uma forma mais clara de segmentar as palavras de transição é de acordo com a sua finalidade no texto, por exemplo:

  • palavras de introdução: primeiramente, anteriormente, desde já, em primeiro lugar. 
  • palavras de conclusão: assim, enfim, logo, como resultado, em suma, acima de tudo;
  • palavras de continuação (adição): ademais, além disso, bem como;
  • palavras de continuação (oposição): exceto, mas, contudo, entretanto;
  • palavras de continuação (afirmação): certamente, sem dúvida;
  • palavras de comparação: conforme, segundo, da mesma forma, por outro lado;
  • palavras de tempo/lugar: frequentemente, próximo de, em seguida, às vezes;
  • palavras de esclarecimento: aliás, por exemplo, isto é; 

A língua portuguesa conta com diversas palavras de transição, nas diversas classes gramaticais, e esses são apenas alguns exemplos mais comuns. O mais importante ao utilizar uma dessas expressões é saber o que está acontecendo na passagem de uma frase para outra.

Por exemplo: 

“Esse crescimento já representa o recorde de mais de 1,3 milhão de lojas online em 2020, além do ritmo de crescimento de 40,7% ao ano.

Além disso, de acordo com o E-commerce Quality Index 2019 (EQI), o Brasil está em 2º lugar, atrás somente dos Estados Unidos, no aspecto de qualidade dos comércios eletrônicos.”

Esse trecho, extraído de um dos nossos artigos, utiliza a palavra de transição “além de”, pois o objetivo é acrescentar uma informação que complementa algo dito anteriormente.

Utilizar as palavras de transição, certamente, trará melhoria nos seus resultados de SEO, mas para isso você precisa saber como aparecer no Google da maneira correta. Não deixe de conferir com nosso CEO, Fábio Ricotta, as melhores práticas para aparecer no buscador e continue acompanhando o blog da Agência Mestre.  

LEIA MAIS
Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

O que é SEO? Como Fazer Seu Site Crescer no Google!

Quer entender o que é SEO? Aprender como esta técnica pode ajudar o seu negócio/website a crescer o número de visitas? Criamos este guia para ajudar você hoje mesmo! CLIQUE e confira os detalhes neste artigo!

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?