Marketing Digital

Quais são os Fatores que Influenciam na Lealdade dos Consumidores?

Por Raquel Pereira

Descubra como aumentar a lealdade dos seus clientes e estabelecer relacionamentos mais saudáveis com esses insights da Forbes Advisor.

Raquel Pereira

Como tornar seus clientes em embaixadores da sua marca? O que é preciso para conquistar verdadeiramente a lealdade do consumidor, de forma que ele se torne um defensor do seu negócio e escolha sempre a sua marca?

As grandes marcas possuem não apenas as habilidades necessárias para encantar e engajar o cliente, mas também conseguem mantê-los fiéis ao seu negócio. Isso acontece por conta de uma série de fatores que influenciam na decisão de compra dos consumidores e os levam a “escolher” uma marca.

A Forbes Advisor realizou um estudo com mais de 2.000 consumidores para entender quais são esses fatores e como a sua empresa pode trabalhá-los para alcançar a confiança e a lealdade da audiência. Confira os insights:

Sobre o estudo

A pesquisa da Forbes Advisor, em parceria com a OnePoll, foi realizada em agosto deste ano, com mais de 2.000 consumidores americanos de idades variadas.

O objetivo central do estudo era entender as exigências do mercado consumidor atual, com base em suas prioridades, e entender o que leva um cliente a comprar e demonstrar lealdade à uma marca.

Segundo compartilhado pela própria Forbes, esses dados são importantes para as marcas que pretendem manter-se ativas no mercado e querem atingir as expectativas dos consumidores:

“As marcas que estão atentas a estas preferências em evolução não apenas sobreviverão; eles definirão o próximo capítulo no envolvimento do cliente. Neste contexto, as empresas têm de se adaptar ou correm o risco de se tornarem obsoletas.”

O que mais afeta a lealdade dos consumidores?

Em outra pesquisa realizada pela empresa, foi identificado que mais da metade (53%) dos consumidores consideram que a experiência que uma empresa oferece é tão importante quanto os seus produtos ou serviços.

Além disso, 49% deles concordam que o relacionamento que a empresa estabelece é tão importante quanto a qualidade dos produtos e serviços quando pensam em uma marca que se consideram “leais”.

Por isso, a Forbes Advisor buscou entender melhor os demais fatores que influenciam nessa lealdade e como as empresas podem potencializar esse sentimento nos seus respectivos clientes.

“À medida que as empresas lutam para descobrir como fazer com que os clientes voltem, os fatores que impulsionam a fidelidade do cliente oferecem pistas valiosas. Nossa pesquisa levantou uma questão para entender o que mais influencia a fidelidade de um consumidor a uma marca.”

Atendimento ao Cliente e Programas de Recompensa aparecem no topo da lista dos consumidores

Pesquisas anteriores também mostram que 2 em cada 3 consumidores abandonam uma compra por conta de uma má experiência com a empresa, o que impulsiona a necessidade de focar em estratégias eficientes de atendimento ao cliente.

Segundo os consumidores entrevistados pela Forbes, o atendimento que oferece uma experiência diferenciada e excelente é o principal motivador para a fidelização. É importante ressaltar que, nesse caso, o atendimento não se trata apenas de uma linha de resolução de problemas, mas sim de uma identificação prévia para EVITAR problemas e construir relacionamentos de longo prazo.

Seguindo na mesma linha, a utilização de programas de fidelização/recompensa, não se tratam apenas de artifícios para “prender” o cliente à sua marca. O objetivo é que essas sejam ações que mostrem ao cliente o quanto ele é valorizado e importante para a marca.

Alinhamento com valores pessoais e impacto ambiental

Uma tendência, observada principalmente na geração Z, mas que vem impactando significativamente na forma como as marcas se comunicam e agem é a preocupação com pautas sociais, ambientais e culturais.

Este estudo da Forbes, com consumidores de todas as idades, mostra que cerca de 6 em cada 10 (61%) entrevistados disseram que o impacto ambiental de uma marca afeta a sua lealdade.

Além disso, o alinhamento com os valores pessoais também é importante para esses entrevistados. Essa análise pode ser relevante para as marcas que buscam engajar-se com sua audiência e – muitas vezes – possui consumidores de diferentes gerações.

Cuidados com questões técnicas do seu site

Diversas questões técnicas sobre o processo de compras online são citadas pelos consumidores que representam mais da metade dos itens que impactam na lealdade dos clientes.

Observar aspectos do processo de compra, como a velocidade do site (49%), a comodidade de um aplicativo (53%) e até o processo de checkout (46%) podem fazer com que a sua empresa deixe de perder uma quantidade inimaginável de vendas.

Principalmente em períodos de alta sazonalidade, como a Black Friday, esses são aspectos cruciais para conquistar o grande crescimento nas vendas e – para os consumidores que você conquistar nesse período – são a diferença entre um site que vale ou não vale a pena.

70% dos consumidores mudariam de marca por uma oferta de qualidade superior

Em determinados setores, o valor monetário de um produto pode ser tão importante quanto a qualidade, no entanto, a tendência observada é que os consumidores busquem cada vez mais por inverter essas prioridades.

Esse é, inclusive, o principal fator que está levando os consumidores a trocarem uma marca por outra. Segundo dados da pesquisa, 70% dos consumidores estão dispostos a abandonar a sua marca atual se encontrarem uma alternativa de qualidade superior.

Além disso, 16% dos consumidores mudariam de marca para se adaptarem aos novos padrões financeiros e de consumo. Os consumidores informam ainda que os aspectos qualitativos de um produto vão muito além de design e funcionalidade, incluindo também sustentabilidade, eficiência e até a reputação da marca.

As marcas que conseguem acompanhar as preferências dos consumidores não apenas conquistam a atenção e confiança imediata dos consumidores, como conseguem mantê-la para voltar a vender para este cliente.

Experiência personalizada e atendimento de qualidade são necessidade, não diferencial

46% dos consumidores afirmam que comprarão mais quando tiverem uma experiência personalizada e 48% está disposto a pagar mais por um atendimento de qualidade. Dentre os diferenciais de personalização da experiência listados pelos consumidores, os descontos personalizados estão no topo da lista:

Atenção, tempo e – principalmente – confiança dos consumidores são itens cada vez mais escassos para as marcas, por isso, elas precisam se esforçar mais e mais para atender às expectativas dos usuários.

No entanto, respostas rápidas, interações de qualidade e atendimento humanizado não se enquadram mais como um diferencial; sua empresa PRECISA desses atributos para atender bem os seus clientes e mantê-los fiéis à sua marca. Esse é o básico!

Além disso, seguindo a lista de diferenciais para uma experiência personalizada, os consumidores reforçam que a comunicação que reconhece seu histórico de compras é fundamental para que eles identifiquem um esforço da marca.

Para isso, as recomendações de produtos com base em compras anteriores e as mensagens de marketing personalizadas com seus interesses entram na lista ocupando o segundo e terceiro lugar, respectivamente.

Metade dos consumidores está disposta a oferecer informações que auxiliem na personalização

Em meio a uma série de restrições e mudanças nas políticas de privacidade pensando na proteção dos dados dos clientes, os consumidores mostram-se abertos a compartilhar informações relevantes sobre suas preferências para personalização da mensagem – desde que confiem que suas informações serão protegidas.

62% dos consumidores afirmam que precisam de informações claras sobre como seus dados serão utilizados, por isso, a confiança é inegociável nesse aspecto. Mas, mostrando para os potenciais consumidores os benefícios da personalização, eles podem mostrar-se abertos para o compartilhamento.

Serviços mais importantes para serem prestados pelas empresas nos próximos anos

Conforme os hábitos de consumo são moldados para o futuro, com o surgimento de novas tecnologias de IA e a busca por novas experiências por parte dos consumidores, os serviços oferecidos pelas empresas PRECISAM acompanhar as evoluções.

Para manter seu negócio atualizado, a Forbes compartilha as seguintes tendências (segundo os consumidores entrevistados):

Rastreamento de Pedidos

Segundo a pesquisa, os consumidores têm certa ansiedade quanto aos pedidos realizados pela internet e estão sempre em busca de atualizações constantes sobre seus pedidos.

Um acompanhamento em tempo real do acompanhamento dos pedidos não é apenas um diferencial; para 52% dos consumidores, isso é o mínimo esperado. Por isso, as marcas podem aprimorar esse serviço integrando atualizações em tempo real em seus aplicativos móveis ou sites.

Compras por meio das redes sociais

A Exploding Topics listou o comércio no Instagram como uma das principais tendências para os próximos três anos no cenário de marketing digital e, à medida que o entretenimento e o comércio se alinham na mente do consumidor, as redes sociais reafirmam seu impacto no comércio eletrônico.

Segundo a Forbes, 41% dos consumidores procuram uma experiência de navegação nas redes sociais que faça uma transição suave para uma compra.

Pagamento sem contato

A Forbes ainda mostra que 37% dos consumidores apreciam uma experiência “menos tátil” no PDV. As empresas podem satisfazer esta necessidade através de sistemas tap-to-pay e soluções de pagamento móvel. Além disso, no Brasil, as soluções de pagamento via PIX estão ganhando destaque.

Uso de IA para auxiliar no processo de compra

88% dos consumidores APROVAM que as marcas utilizem tecnologias de inteligência artificial para facilitar o processo de compra, principalmente quando se trata da criação de conteúdo e descrições de produtos e a utilização de chatbots personalizados.

Eleve suas vendas construindo um relacionamento sustentável com a audiência!

A sua empresa não precisa esperar até o precisa esperar até o próximo ano para começar a se conectar com os consumidores e estabelecer relacionamentos sustentáveis e que elevem a lealdade da sua base.

No entanto, se você não sabe exatamente por onde começar a estabelecer esse relacionamento, a Agência Mestre pode te ajudar a descobrir!

Aplique sua empresa para a nossa Sessão Estratégica e conte com o apoio do nosso time de especialistas para começar a elevar seus resultados ainda este ano! Vamos descobrir o que está impedindo o seu marketing de alçar voos mais altos.

LEIA MAIS

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Alavanque seu e-commerce com Google Shopping! Utilize a principal ferramenta de pesquisa de produtos do Google e conquiste mais clientes. Clique e saiba mais.

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?