Marketing Digital

Os Dados Utilizados para Criar Uma Experiência Personalizada

Por Letícia Matsumoto

Confira os dados utilizados pelos profissionais de marketing para melhorar a experiência do cliente e reter um maior número de clientes!

Letícia Matsumoto

Novamente, a Ascend2 e seus parceiros se juntaram para realizar uma pesquisa com algumas equipes de marketing. Dessa vez, com o objetivo de identificar quais são os dados utilizados para melhorar a experiência do cliente e consequentemente conquistar maior retenção de clientes e receita para suas empresas!

Se esses também são objetivos do seu negócio, confira como as estratégias de experiência do cliente estão sendo utilizadas por esses profissionais!

95% dos times considera sua estratégia de personalização bem-sucedida

A pesquisa realizada pela Ascend2 foi produzida em dezembro de 2022, com base na resposta de 355 tomadores de decisão de marketing visando B2C (47% de participação), B2B (28%) e B2B e B2C igualmente (25%). E cerca de 64% trabalhavam em empresas com menos de 50 funcionários.

Ao todo, 95% dos times consideram sua estratégia de personalização bem-sucedida. Com 22% considerando as como muito bem-sucedidas e 73%, como menos um pouco bem-sucedida.

Benefícios de uma estratégia de personalização

O ponto forte em relação aos benefícios da personalização incluem melhor experiência do usuário, maior retenção de clientes e aumento das receitas, segundo a pesquisa.

Em comparação a um relatório semelhante de 2022, esta última pesquisa identificou que os profissionais relataram mais frequentemente a melhor experiência do usuário e receitas aprimoradas como resultado da personalização e citaram menos resultados positivos quanto ao engajamento e reconhecimento da marca.

Os desafios da estratégia de personalização em 2023

Quanto aos maiores desafios deste ano, orçamento/recursos para a execução da personalização e gerenciamento das expectativas do cliente/consumidor foram os eleitos.

Os dados utilizados para a estratégia de personalização

Os dados mais comumente utilizados para as estratégias de personalização são:

  • atividade de e-mail (46%);
  • histórico de atendimento ao cliente (46%);
  • interesses de um indivíduo (43%);
  • histórico transacional (37%);
  • dados de localização (36%);
  • preferências individuais (34%);
  • atividade do site (32%).

Técnicas avançadas de personalização para varejistas

Se você trabalha com o setor varejista e deseja implementar uma estratégia de personalização para seus clientes e prospects, nós recomendamos que você leia nosso artigo sobre o relatório “Índice de Personalização de Varejo 2022”: Quais São as Técnicas Avançadas de Personalização Que os Varejistas Estão Investindo?

LEIA MAIS

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

RD Summit 2023: O Maior Evento de Marketing da América Latina

RD Summit em São Paulo? Isso mesmo, o evento agora está de “casa” nova e aqui está tudo o que você precisa saber para participar.

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Alavanque seu e-commerce com Google Shopping! Utilize a principal ferramenta de pesquisa de produtos do Google e conquiste mais clientes. Clique e saiba mais.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?