Marketing Digital

Quais são as Barreiras na Personalização em Escala?

Por Raquel Pereira

Veja porque a personalização em escala é uma dificuldade para as empresas e como os profissionais de Marketing e TI pensam em superá-las.

Raquel Pereira

O novo relatório “Customer Engagement Report: Q3 2022”, da Merkle, foi realizado com base em uma pesquisa realizada com 600 tomadores de decisão, divididos quase igualmente entre marketing (50,1%) e TI (49,9%).

O objetivo do estudo é identificar quais ações as empresas podem tomar para impactar positivamente os consumidores e mantê-los engajados com a marca. Dessa forma, as empresas podem tomar decisões inteligentes sobre onde e como focar, utilizando dados reais sobre a experiência dos clientes. Confira os destaques!

Uso dos dados dos clientes

Atualmente, com as mudanças no comportamento dos consumidores, as empresas já entendem a necessidade de oferecer uma experiência de compra completa em todos os canais.

No entanto, de acordo com a Merkle, apenas um em cada três profissionais de Marketing e TI afirmam que os dados do cliente são usados ​​em toda a empresa, algo essencial em uma estratégia de marketing multicanal.

Os analistas responsáveis pelo estudo mostram que, quando os dados dos clientes não estão disponíveis para todos na organização, as chances de diferentes setores/equipes criarem ações isoladas são maiores. Dessa forma, a organização gera informações inconsistentes, isoladas e desconectadas.

O estudo ainda mostra que sete em cada 10 profissionais entrevistados afirmam que suas organizações armazenam dados específicos por canal, e essa ação pode ter impactos negativos nas ações de personalização e gerenciamento de clientes das empresas.

Barreiras na Personalização

Quando os profissionais entrevistados selecionaram a maior dificuldade que eles encontravam para concretizar seus esforços de personalização em escala, as “inconsistências na segmentação de público entre canais” foram a principal barreira (25,1% de participação), seguido de perto por “equipes isoladas que podem ter prioridades diferentes” (24%).

Como solução para esses problemas, as equipes acreditam que a integração entre as tecnologias utilizadas é o principal recurso que ampliará o sucesso de suas ações. Mas, poucos profissionais estão preocupados com a melhoria no uso dos dados dos clientes.

Os analistas do relatório argumentam que as prioridades estão invertidas, pois, somente com os dados do cliente sendo totalmente integrados entre as equipes, de forma coesa e em tempo real, é que será possível otimizar as estratégias de personalização.

O relatório ainda observa que apenas 15% dos entrevistados atingiram a maturidade total da personalização omnichannel, enquanto menos de um quarto migrou todos os dados de seus clientes para a nuvem.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

Mais sobre Marketing Digital

LEIA MAIS

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?