Futuro do Marketing: Principais Áreas para Focar nos Próximos Anos

Por Raquel Pereira

Marketing Digital

Futuro do Marketing: Principais Áreas para Focar nos Próximos Anos

Aprenda como os profissionais de marketing estão se preparando para os próximos dois anos do marketing digital.

Raquel Pereira

O novo relatório “Future of Marketing” da Econsultancy, entrevistou mais de 700 profissionais de marketing de clientes, fornecedores e agências, com o objetivo de entender quais serão as principais estratégias nos próximos dois anos. Confira os resultados:

Mudanças que vieram para ficar

Após dois anos de extrema digitalização acelerada, os profissionais de marketing estão vivenciando um ano complicado, tentando definir verdadeiramente o que são estratégias eficientes ou não dentro do mercado de marketing digital.

O grande desafio agora é identificar: o que vai permanecer? Entender as expectativas desses profissionais entrevistados pela Econsultancy é uma boa forma de acompanhar quais são “tendências” que surgiram durante a pandemia e que não serão abandonadas.

Uso de dados na tomada de decisões

37% dos entrevistados dizem que a mudança para a tomada de decisões baseada em dados é uma das três principais prioridades. Apesar de, atualmente, os profissionais de marketing não confiarem totalmente no uso de dados, a esperança é que esse cenário melhore.

Essa decisão é impulsionada, principalmente, pelas mudanças nas políticas de privacidade e uso de dados de terceiros. No momento, essa mudança foi adiada pelo Google, mas isso não está impedindo empresas como Meta, Apple e Microsoft a implementarem suas próprias restrições.

Portanto, quanto antes a sua empresa se preparar para essas mudanças, melhor será para suas estratégias de marketing digital.

Foco na experiência do cliente e na jornada de compra

Seguindo de perto o primeiro item, a otimização da experiência do cliente está em segundo lugar (35%) no ranking de prioridades.

A pandemia mostrou para a maioria dos clientes uma forma totalmente diferente de compra, de qualquer lugar e a qualquer momento, no entanto, a possibilidade de comprar com tamanha facilidade não foi uma tendência que as empresas conseguiram acompanhar com tanta velocidade.

Dados da pesquisa mostram que seis em cada 10 entrevistados estão cientes e concordam que a capacidade de acompanhar as mudanças nos comportamentos do consumidor e nas expectativas do CX (Customer Experience) será muito importante para o sucesso.

Para atingir esse objetivo, é preciso conhecer bem a sua persona e humanizar suas conexões, além de entender os motivadores emotivos. Pensando nisso, 6 em cada 10 relataram que é “criticamente importante” tratar os clientes com mais empatia, compreender suas dores e necessidades e, claro, buscar formas adequadas de se relacionar com eles.

Além disso, esses profissionais também estão mais cientes da importância de ter uma abordagem integrada para a experiência do cliente, com diferentes equipes internas atuando sempre em prol das necessidades dele (49% classificaram como “criticamente importante”).

Otimismo sobre seus orçamentos

Completando o top 3, 30% dos entrevistados listaram a importância de maximizar a eficácia do marketing e otimizar orçamentos. Mesmo em um cenário incerto e com condições desafiadoras, os profissionais de marketing estão surpreendentemente otimistas com essa tarefa em particular.

60% dos entrevistados estão confiantes que seus orçamentos irão aumentar nos próximos dois anos (uma queda pouco expressiva considerando os 63% do último relatório). Essa confiança pode ser compreendida com a frase do CEO do Grupo Vivaldi, um dos entrevistados para o relatório:

“…o horário nobre do marketing é um momento como este, porque você gerencia o relacionamento mais crítico que uma empresa tem, seu relacionamento com o cliente .”

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

LEIA MAIS

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?