Os Dados Que Estão Fora do Alcance dos Profissionais de Marketing

Por Letícia Matsumoto

Marketing Digital

Os Dados Que Estão Fora do Alcance dos Profissionais de Marketing

Veja quais os principais obstáculos enfrentados pelos profissionais de marketing na hora de extrair dados sobre seu negócio!

Letícia Matsumoto

Segundo Dan Zarrella, cientista das Mídias Sociais da HubSpot, “Marketing sem dados é como dirigir com os olhos fechados”. Mas, quais dados estão fora do alcance dos profissionais de marketing e por quê? É o que o estudo dos CMOs Council e GfK perguntou para mais 300 líderes de marketing em todos os setores e regiões. Confira!

Insights em tempo real é o maior problema para os profissionais de marketing

De acordo com a pesquisa, 42% dos entrevistados revelaram que seu maior problema está com a disponibilidade de insights em tempo real, visto que a coleta de dados demanda bastante tempo de sua equipe.

Em contraponto, apenas 1 em cada 4 profissionais disse ter acesso em tempo real a todos os pontos relevantes de informações e dados do cliente de toda a organização, bem como de parceiros externos e terceiros.

Um ponto curioso desse problema é que todos os entrevistados foram considerados como referências em seus nichos de mercado. O que demonstra uma fragilidade nas estratégias baseada em dados.

Como plano de ação, 67% dos profissionais disseram que melhorar a captação de insights em tempo real será uma prioridade em suas estratégias nos próximos anos.

Análise preditiva é um “sonho de dados adiado” para os profissionais de marketing

Logo após insights em tempo real, análise preditiva é um dos dados que fazem falta nas ações de marketing dos profissionais (40%).

Por esse mesmo motivo, metade de todos os entrevistados a coloca como prioridade de aprimoramento.

Os 8 recursos de dados que permanecem fora do alcance dos profissionais de marketing

Ao todo, os CMOs Council e GfK identificaram oito recursos de dados principais que hoje estão fora do alcance dos principais profissionais de marketing de dados. Confira:

  1. disponibilidade de insights em tempo real;
  2. análise preditiva;
  3. fornecimento de dados prescritivo;
  4. governança de cadeia/análise;
  5. insights de análise de sentimentos;
  6. profundidade de insights do cliente;
  7. Customer Experience (experiência do usuário) orientado a dados;
  8. integração de dados.

As barreiras no acesso aos dados de marketing

De acordo com o estudo, existem quatro barreiras responsáveis pela falta dos dados citados anteriormente:

  • 73% consideram suas ferramentas/tecnologia insuficientes;
  • a falta de processos de gerenciamento de dados, indicado por 6 em cada 10 entrevistados;
  • 41% dizem ser o controle de dados em outros lugares da organização e os dados não sendo em tempo real.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

Aprenda a definir, mensurar e analisar metas

Saiba analisar por completo a empresa em que trabalha e a potencializar os resultados dela com estratégias eficientes,conheça as principais estratégias de marketing digital do mercado e descubra quando você deve contar com o apoio de uma agência para maximizar seus resultados. Receba gratuitamente nosso e-book Como Ser Um Gerente De Marketing De Alta Performance!

LEIA MAIS

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?