Marketing Digital

Como os Profissionais Estão Utilizando Estratégias de Marketing Multicanal

Por Raquel Pereira

Mais de 300 profissionais de marketing deram sua opinião sobre como a estratégia de Marketing multicanal está impactando seus negócios.

Raquel Pereira

Pelo menos um em cada três profissionais de Marketing dizem não estar utilizando canais suficientes para o contato com os clientes.

Um estudo realizado pela Ascend2, chamado “The State of Multi-Channel Marketing”, mostra como os profissionais de marketing estão gerenciando vários canais para otimizar o desempenho de suas estratégias.

Os resultados são baseados na opinião de 372 profissionais, sendo 45% do setor B2C, 27% B2B e 28% de empresas B2B2C. Além disso, cerca de 60% desses profissionais atuam em empresas com menos de 50 funcionários.

Crescimento do Marketing Multicanal

A maioria dos profissionais entrevistados (86%), acreditam que o marketing multicanal está aumentando em eficácia. De acordo com a Ascend2, quase 40% classificam o sucesso de sua estratégia de marketing multicanal como “muito bem-sucedida” em alcançar seus objetivos, enquanto dois terços a classificam como “um pouco bem-sucedida”

A medição precisa do desempenho das ações foi o fator mais citado pelos profissionais entrevistados (61%), seguido por 43% que citaram a integração de tecnologias como elemento essencial.

Além disso, 95% dos entrevistados acham que uma estratégia que integre bem os canais permite uma melhor segmentação do público certo no momento certo. No entanto, apenas 16% possuem uma pilha de martechs que permitam a mensuração das ações de marketing multicanal.

Outros estudos sobre as estratégias multicanal

Além da Ascend2, outras pesquisas mostram que a maioria dos profissionais de marketing (56%) considera o ROI de suas ações de marketing multicanal como “bom” ou “muito bom”. Além disso, uma pesquisa focada no setor B2B mostra que quanto mais canais a empresa utiliza, mais vendas ela tem.

Esse estudo foi realizado pela McKinsey, com mais de 3 mil tomadores de decisão em 12 mercados B2B diferentes. 72% desses entrevistados, que utilizam cerca de 7 canais de marketing, relataram um crescimento significativo de participação de mercado durante 2020 e 2021.

O estudo mostra que uma estratégia multicanal é “mais eficaz do que os modelos de vendas tradicionais sozinhos”. Empresas que oferecem interações presenciais e on-line, seja de forma remota ou por comércio eletrônico, vêem que seu modelo de vendas cresce e gera satisfação de forma exponencial.

Desafios de implementar uma estratégia multicanal

Dentre os desafios listados, o mais citado pelos entrevistados da Ascend2 foi a dificuldade de criar uma estratégia eficaz, seguida de recursos ou orçamento insuficientes.

Apesar dessas dificuldades, os profissionais concordam fortemente (33%) ou moderadamente (62%) que ter uma estratégia multicanal integrada permite a melhor segmentação do público e pode ajudar o negócio a avançar os leads no funil de compras.

Os principais canais que, de acordo com a expectativa dos entrevistados, irão contribuir para o crescimento do negócio no próximo ano estão as redes sociais, superando até mesmo sites/páginas de destino, e-mail e marketing de conteúdo.

Se o seu negócio tiver planos parecidos, recomendamos a leitura do nosso artigo completo sobre estratégias que realmente vão gerar mais vendas para o seu negócio utilizando as redes sociais: Como Fazer Marketing de Conteúdo para Redes Sociais.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

Estratégias multicanal para aquisição de tráfego

As empresas que diversificam seus canais para ações de marketing expandem seu funil de captação, e quando falamos de conversão, é importante ressaltar que muito provavelmente, o lead foi impactado por diferentes mídias, em diferentes momentos, até chegar nessa ação final. Inclusive, existe um termo que define esse processo: conversão assistida!

Nosso CEO, Fabio Ricotta, explica sobre a importância de investir em diferentes canais de aquisição. Confira o vídeo!

Aprenda mais sobre Marketing Digital

  • seu e-commerce tem avaliações nas suas páginas de produtos? Veja a importância desse conteúdo e confira nova atualização do recurso Análises de Produtos do Google;
  • o YouTube e a Shopify agora são parceiros! Veja os benefícios dessa integração para o seu negócio;
    segundo pesquisas da Digital Commerce 360 ​​e Bizrate Insights, o e-mail é o canal de vendas mais eficaz. Confira!
LEIA MAIS

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?