Como os Profissionais Estão Utilizando Estratégias de Marketing Multicanal

Por Raquel Pereira

Marketing Digital

Como os Profissionais Estão Utilizando Estratégias de Marketing Multicanal

Mais de 300 profissionais de marketing deram sua opinião sobre como a estratégia de Marketing multicanal está impactando seus negócios.

Raquel Pereira

Pelo menos um em cada três profissionais de Marketing dizem não estar utilizando canais suficientes para o contato com os clientes.

Um estudo realizado pela Ascend2, chamado “The State of Multi-Channel Marketing”, mostra como os profissionais de marketing estão gerenciando vários canais para otimizar o desempenho de suas estratégias.

Os resultados são baseados na opinião de 372 profissionais, sendo 45% do setor B2C, 27% B2B e 28% de empresas B2B2C. Além disso, cerca de 60% desses profissionais atuam em empresas com menos de 50 funcionários.

Crescimento do Marketing Multicanal

A maioria dos profissionais entrevistados (86%), acreditam que o marketing multicanal está aumentando em eficácia. De acordo com a Ascend2, quase 40% classificam o sucesso de sua estratégia de marketing multicanal como “muito bem-sucedida” em alcançar seus objetivos, enquanto dois terços a classificam como “um pouco bem-sucedida”

A medição precisa do desempenho das ações foi o fator mais citado pelos profissionais entrevistados (61%), seguido por 43% que citaram a integração de tecnologias como elemento essencial.

Além disso, 95% dos entrevistados acham que uma estratégia que integre bem os canais permite uma melhor segmentação do público certo no momento certo. No entanto, apenas 16% possuem uma pilha de martechs que permitam a mensuração das ações de marketing multicanal.

Outros estudos sobre as estratégias multicanal

Além da Ascend2, outras pesquisas mostram que a maioria dos profissionais de marketing (56%) considera o ROI de suas ações de marketing multicanal como “bom” ou “muito bom”. Além disso, uma pesquisa focada no setor B2B mostra que quanto mais canais a empresa utiliza, mais vendas ela tem.

Esse estudo foi realizado pela McKinsey, com mais de 3 mil tomadores de decisão em 12 mercados B2B diferentes. 72% desses entrevistados, que utilizam cerca de 7 canais de marketing, relataram um crescimento significativo de participação de mercado durante 2020 e 2021.

O estudo mostra que uma estratégia multicanal é “mais eficaz do que os modelos de vendas tradicionais sozinhos”. Empresas que oferecem interações presenciais e on-line, seja de forma remota ou por comércio eletrônico, vêem que seu modelo de vendas cresce e gera satisfação de forma exponencial.

Desafios de implementar uma estratégia multicanal

Dentre os desafios listados, o mais citado pelos entrevistados da Ascend2 foi a dificuldade de criar uma estratégia eficaz, seguida de recursos ou orçamento insuficientes.

Apesar dessas dificuldades, os profissionais concordam fortemente (33%) ou moderadamente (62%) que ter uma estratégia multicanal integrada permite a melhor segmentação do público e pode ajudar o negócio a avançar os leads no funil de compras.

Os principais canais que, de acordo com a expectativa dos entrevistados, irão contribuir para o crescimento do negócio no próximo ano estão as redes sociais, superando até mesmo sites/páginas de destino, e-mail e marketing de conteúdo.

Se o seu negócio tiver planos parecidos, recomendamos a leitura do nosso artigo completo sobre estratégias que realmente vão gerar mais vendas para o seu negócio utilizando as redes sociais: Como Fazer Marketing de Conteúdo para Redes Sociais.

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

Estratégias multicanal para aquisição de tráfego

As empresas que diversificam seus canais para ações de marketing expandem seu funil de captação, e quando falamos de conversão, é importante ressaltar que muito provavelmente, o lead foi impactado por diferentes mídias, em diferentes momentos, até chegar nessa ação final. Inclusive, existe um termo que define esse processo: conversão assistida!

Nosso CEO, Fabio Ricotta, explica sobre a importância de investir em diferentes canais de aquisição. Confira o vídeo!

Aprenda mais sobre Marketing Digital

  • seu e-commerce tem avaliações nas suas páginas de produtos? Veja a importância desse conteúdo e confira nova atualização do recurso Análises de Produtos do Google;
  • o YouTube e a Shopify agora são parceiros! Veja os benefícios dessa integração para o seu negócio;
    segundo pesquisas da Digital Commerce 360 ​​e Bizrate Insights, o e-mail é o canal de vendas mais eficaz. Confira!
LEIA MAIS

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?