E-mail é a Ação de Marketing Digital Que Mais Instiga a Compra

Por Letícia Matsumoto

Marketing Digital

E-mail é a Ação de Marketing Digital Que Mais Instiga a Compra

Uma pesquisa constatou que o e-mail é campeão em convencer as pessoas a comprarem. Confira!

Letícia Matsumoto

Se você conhece um pouco sobre a automação de marketing, já deve saber que o e-mail é um excelente meio de instigar a compra de serviços ou produtos. Mas, segundo as pesquisas da Digital Commerce 360 ​​e Bizrate Insights, esse meio também é o mais eficaz. Confira!

Dados da pesquisa

Os resultados são baseados em uma pesquisa de maio, com 1.015 compradores on-line americanos, que foram questionados sobre quais esforços de marketing influenciam suas decisões de fazer compras on-line.

Em outra pesquisa recente, da Cheetah Digital, o e-mail marketing também aparece como o canal que tornava os usuários mais propensos a adquirir um produto.

Materiais impressos estão influenciando a compra digital

Por mais curioso que seja, os materiais impressos aparecem em segundo lugar como ações de marketing que mais influenciam a compra. Demonstrando como as estratégias offline e on-line podem ser trabalhadas para o mesmo objetivo.

Engajamento dos usuários

Outro ponto importante analisado nas pesquisas foi o engajamento dos consumidores:

  • 43% dos entrevistados afirmaram abrir anúncios de e-mail de varejistas pelo menos diariamente;
  • 29% dizem que abrem anúncios de e-mail de varejistas algumas vezes por semana;
  • 60% dos consumidores costumam fazer compras mensalmente como resultado de e-mail;
  • 18% disse que faz compras por ler um e-mail semanalmente ou com mais frequência.

Ou seja, se as suas automações não marcam presença na caixa de entrada de sua base, você está perdendo grandes oportunidades de venda!

Quais tipos de e-mails de varejistas os consumidores têm mais probabilidade de abrir

Quando o tema é melhores tipos de e-mail para vender, as promoções estão com tudo. Até mesmo chamando mais atenção do que o aviso de que o pedido do cliente chegou. Veja só:

  • 62% mensagens sobre promoções/descontos;
  • 52% confirmações de envio;
  • 52% pedido;
  • 43% entrega de pedido.

Mas, tendo em vista o potencial de abertura das mensagens pós-compra, personalizar essas mensagens com cupons de desconto, cashback e outras vantagens, pode ser mais uma oportunidade de fisgar o consumidor para uma nova aquisição.

Quais tipos de e-mails de varejistas os consumidores têm menos probabilidade de abrir

Entre os esquecidos da caixa de entrada dos usuários estão os e-mails de reabastecimento, atividade sazonal e estoque de volta. Mas, por quê? Bem, uma hipótese para isso pode ser o tempo!

Se um usuário está buscando um produto e ele demora muito tempo para voltar o estoque, existem dois cenários mais prováveis: 1. ele comprou de um concorrente e 2. ele desistiu de comprar. Eis a importância da nutrição!

Alguns e-commerces se esquecem de diversificar seus formatos de e-mail marketing, focando somente no único produto que eles sabem que o usuário deseja. Mas, esse pode ser um desperdício de oportunidade. Lembre-se de criar uma experiência personalizada, sugerindo produtos semelhantes e até conteúdos relacionados a eles!

Faça parte da nossa Lista VIP e receba toda semana as principais novidades sobre Marketing Digital. Participe também do grupo da Agência Mestre no Telegram e receba novidades na palma da sua mão!

Aprenda a não perder nenhuma oportunidade de vender no seu e-commerce

Baixe o e-book gratuito “Marketing Digital Para E-Commerce” e potencialize as vendas da sua loja virtual!

LEIA MAIS

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?