Como Aumentar Suas Vendas Através de uma Presença Digital Sólida

Por Mayara Kelly Paz


O mundo digital tem crescido e ganhado cada vez mais espaço na cabeça e nos computadores das pessoas. É muito difícil hoje em dia, nos imaginarmos sem a internet, suas facilidades e a presença digital que muitas empresas conseguem construir por meio da tecnologia.

De acordo com a última pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, o país atingiu a marca de 152 milhões de usuários na rede no ano passado, o que representa um aumento de 7% em relação a 2019. Ou seja, as pessoas estão cada vez mais conectadas e presentes por conta da internet.

E se você quer fazer parte da vida das pessoas, investir em uma presença digital consolidada é mais do que necessário. Neste artigo veremos:

  • por que investir na presença digital?;
  • passo a passo para criar sua presença digital;
  • colocando o plano de presença virtual em ação;
  • aumente a sua presença digital com a Agência Mestre.

Por que investir na presença digital?

Todo mundo já fez uma pesquisa no Google antes de adquirir um serviço ou produto, certo? Ou buscou a página do profissional, seu site ou perfil no instagram para entender melhor o segmento e conferir se a empresa era de confiança.

Essas ações são muito comuns e cada vez mais naturais entre os consumidores e demonstram exatamente a importância de ter uma presença digital bem consolidada.  Quando um potencial cliente realiza essa ação e não encontra a sua marca na lista de opções dos maiores buscadores do mundo, é muito provável que ela opte por um de seus concorrentes, já que as informações dele apareceram e as suas não.

Ter presença no universo digital permite que você ganhe visibilidade e construa autoridade no mercado – aumentando as suas chances de ser encontrado por novos clientes.

Porquê afinal, se o seu cliente está na internet, você também precisa estar!

Passo a passo para criar sua presença digital

Certo, mas como criar essa presença digital? Como estar presente no mesmo lugar que os meus potenciais clientes?

O passo inicial é mais simples do que você imagina e por isso, nós da Agência Mestre fizemos um pequeno passo a passo para ajudá-lo. Confira:

Passo 1: Entenda quem é o seu consumidor no mundo digital

Consumidor do Mundo Digital

Toda e qualquer comunicação precisa ser direcionada para algum público. No digital, isso não é diferente e o primeiro passo é identificar o seu consumidor na internet. Para isso, você primeiro precisa se questionar duas coisas:

  • o que seu consumidor quer comprar?
  • e quais são os seus concorrentes diretos?

Essas informações são imprescindíveis para entender seu mercado e para dar continuidade ao processo de criar sua presença digital e ir de encontro com o público certo. 

Um fator importante e que reforça a necessidade de entender a necessidade da presença virtual é que o comércio eletrônico bateu recorde de vendas no primeiro semestre de 2021 e atingiu R$53,4 bilhões em faturamento.

O resultado aponta um crescimento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior e os números são da 44ª edição do Webshoppers, relatório elaborado pela Ebit Nielsen e realizado em parceria com o Bexs Banco.

Então sim: todo consumidor possui um perfil e traços que podem – e devem! – ser estudados para que você consiga traçar o seu trajeto de compra. Os principais comportamentos e características do consumidor digital, atualmente, são:

  • o momento de busca – mais de 96% dos brasileiros realizam pesquisas no Google antes de comprar alguma coisa, de acordo com pesquisa feita pela Nectafy (empresa especializada em conteúdo estratégico para vendas) no ano de 2019. O consumidor sempre vai tirar um tempinho para pesquisar aquele que ele quer e navegar entre os sites de busca atrás de alguém ou alguma marca que possa suprir aquela necessidade;
  • as vantagens chamam atenção – a maioria dos e-commerces estão se preparando para atender as entregas em várias partes do Brasil, oferecendo frete grátis e entre outras vantagens e isso atrai bastante a atenção desse potencial consumidor;
  • horário de compra – nas lojas virtuais, os consumidores costumam acessar as plataformas em dois picos — o primeiro entre 12h até as 14h, e o segundo das 20h às 22h; 

Passo 2: Escolha os canais digitais certos

Canais Digitais

Para ter uma presença digital eficaz é preciso se comunicar da maneira certa e nas plataformas corretas. Isso mesmo, por mais loucura que pareça, a sua empresa não precisa estar em todos os canais digitais que existem para que ela tenha presença.

É preciso escolher os canais de acordo com o comportamento do seu público-alvo. As redes sociais, por exemplo, são muitas atualmente e gastar esforços em uma que o seu consumidor não está, não trará retorno.

Então, mais importante que estar em todas as redes sociais, é estar nas redes certas, onde seu público está aberto para te ouvir e manter uma constância de postagens.

Nesta etapa, vamos descobrir onde vender os seus produtos de fato. Em épocas que antecedem a Black Friday, por exemplo, o consumidor já está envolvido em suas pesquisas sobre o que vai comprar. 

De acordo com um levantamento do UOL, nove em cada dez (92%) brasileiros pesquisam por preços de serviços e produtos antes de fazer compras, principalmente na Black Friday. A antecedência chega a ser de dois meses ou mais em 57% dos casos, ou um mês para 21% dos consumidores.

Mas, por onde começar?

  • crie o seu próprio site – é isso mesmo. Você precisa ter o seu próprio site para aumentar as suas vendas e a sua presença digital, ganhando maior relevância e importância para as pessoas. O ideal é que seu site seja otimizado, rápido para carregar e simples de navegar. Seu site e e-commerce precisam ter design responsivo, ou seja, que se adapte aos diferentes dispositivos usados para acessar a internet e para isso, vale a pena considerar a possibilidade de contratar uma empresa especializada;
  • esteja nas redes sociais certas e com o conteúdo certo –  um site não elimina a necessidade de perfis nas redes sociais e o oposto também é verdade. Dentre as maiores e mais usadas redes sociais estão:
    • Facebook, Instagram e o YouTube; 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Facebook, a plataforma Instagram é responsável por 80% dos usuários concluírem as suas compras de determinados produtos. No próprio Facebook, mais de 85% das pessoas fazem compras influenciadas diretamente pela plataforma.

Passo 3: Construa uma estratégia de SEO

Outra estratégia essencial para melhorar sua presença digital é o Search Engine Optimization, o SEO. Ao investir nessa ferramenta você conseguirá trabalhar as palavras-chaves certas e aparecer na primeira página do Google respondendo as perguntas do seu consumidor e, suprindo assim, a sua necessidade.

Além disso, o SEO é importante para aumentar as suas vendas, pois você ganhará relevância nos buscadores. Para construir uma estratégia de SEO eficiente, é muito importante que você descubra quais são as palavras-chave fundamentais da sua empresa.

Passo 4: Produza conteúdo!

Produção de Conteúdo Digital

Uma estratégia muito importante para construir a sua presença online é  produzir conteúdo útil e relevante para o seu consumidor. Isso é importante, pois além de educá-lo sobre o mercado em que você está inserido, você também está agregando valor e credibilidade a sua marca.

As publicações do seu blog devem tratar de temas relacionados ao seu negócio e suas redes sociais precisam ter o objetivo de manter contato próximo com o público. Dessa forma, a comunicação com ele será mais personalizada e direta. 

Portanto, tenha em mente quem são as pessoas que vão frequentar as suas páginas e redes sociais atrás de conteúdo e adapte a linguagem para se comunicar com elas.

Passo 5: Planeje bem a sua presença digital

Tendo todos os passos anteriores bem definidos é o momento de planejar a sua presença digital de forma que seja eficiente para aumentar suas vendas e manter a sua empresa engajada na internet.

Para isso, tenha em mente quais serão os resultados que irão aumentar vendas, por exemplo:

  • onde você quer que a sua empresa chegue no mercado?;
  • o que a sua concorrência tem feito para ganhar o público?;
  • procure por uma ferramenta que monitora esses resultados.

Colocando o plano de presença virtual em ação

E se você chegou até aqui saiba que agora é a hora de agir. Depois de passar pelos passos que reunimos neste artigo, é preciso colocar em prática e realizar testes.

Você perceberá que alguns pontos vão necessitar de ajustes e melhorar durante a sua trajetória, porém, não se assuste. Isso é normal e rever o seu caminho será a chave essencial para conseguir conquistar clientes, aumentar suas vendas e ter uma boa presença digital de maneira consolidada.

Defina pontos como:

  1. as metas tangíveis para a sua empresa atingir em um determinado período de tempo em que o plano está sendo colocado em prática — entre elas: o aumento do faturamento, experimentação um novo produto, atingir um determinado público na internet ou em uma rede social, etc;
  2. faça uma programação e mantenha a frequência nas redes sociais, sendo intencional em suas postagens.

Para saber mais, confira o workshop com especialistas da Agência Mestre sobre como aumentar as suas vendas e fortalecer a sua presença digital:

Aumente a sua presença digital com a Agência Mestre

E se você quer ajuda para construir ou potencializar a sua presença digital por meio de conteúdo de valor, estratégias de SEO e uma jornada bem traçada pelo funil de vendas, conte com a Agência Mestre!

Somos a agência mais capacitada e com especialistas incríveis para ajudar você a alavancar o seu negócio. Faça seu orçamento!

LEIA MAIS
5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Como Fazer E-mail Marketing e Não SPAM

Veja como utilizar o e-mail marketing como uma estratégia para aumentar a fidelidade dos visitantes e as conversões do seu site!

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?