Marketing Digital

Conheça As Melhores Estratégias de Marketing para sua Empresa

Por Melissa Kretli

O marketing é cheio de possibilidades, mas essas são as principais estratégias para aumento de autoridade e conquista de novos clientes. Conheça!

Melissa Kretli

Você já deve saber que o marketing é indispensável para o aumento de vendas e a consolidação do seu negócio. Mas diante de tantas possibilidades que o campo oferece, você pode estar na dúvida sobre quais as melhores estratégias de Marketing digital para se investir.

Afinal, ninguém quer desperdiçar dinheiro e tempo em esforços que não levam a lugar algum. Como gestor, seu principal objetivo é fazer mais com menos, usando os recursos finitos à sua disposição para gerar os melhores resultados possíveis.

Então, qual estratégia de marketing não pode escapar do seu radar? Quais são as estratégias principais para iniciar no marketing digital?
Neste artigo, vamos mostrar quais as metodologias mais utilizadas pelas empresas do Brasil e do mundo, e explicar como elas podem beneficiar sua marca em curto, médio e longo prazo.

Confira neste artigo:

  • quais estratégias de marketing escolher?;
  • quais são as estratégias principais para iniciar no marketing digital?;
  • qual é a melhor estratégia de marketing para negócios B2B, B2C e E-commerces?;
  • estratégia de marketing digital para iniciantes;
  • guia de marketing digital para empresas.

Quais estratégias de marketing escolher?

A melhor opção de marketing para seu negócio vai depender do perfil da sua empresa, seus objetivos e seu público-alvo.

Geralmente, as agências de marketing fazem uma análise personalizada de cada negócio para planejar uma campanha, por meio de consultoria de marketing. No entanto, vamos apresentar aqui as principais estratégias de marketing disponíveis, tanto no Marketing Digital quanto no Offline, e alguns exemplos de estratégias de marketing digital, para você conhecer as características de cada uma.

Outbound Marketing

O Outbound Marketing é o tipo tradicional de marketing baseado na interrupção. Nesse modelo, a pessoa precisa parar o que está fazendo para prestar atenção em uma propaganda, mesmo que ela não tenha interesse no assunto. A empresa vai até o cliente.

Exemplos de Outbound Marketing são propagandas na TV, na rádio, em jornais e revistas, banners, placas e folhetos impressos. No meio digital, a lista inclui anúncios em redes sociais, na página de pesquisa do Google, em sites e chats.

Mais da metade da publicidade está na TV

Uma pesquisa divulgada pelo Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) mostrou que 61,8% do valor total gerenciado por agências de publicidade no Brasil em 2018 (R$ 7,67 bilhões) foi alocado em propagandas para a TV aberta.

O motivo para esse investimento é o fato de que a televisão é o segundo maior meio de comunicação no Brasil, usado prioritariamente por 40% da população brasileira. Segundo a pesquisa PoderData de 2021, a mídia só perde para a Internet, que é o principal meio de informação para 43% dos brasileiros.

Vantagens e desvantagens do Outbound Marketing

O Outbound Marketing é ótimo para aumentar a percepção de marca e pode trazer resultados mais rápidos e volumosos. Porém, geralmente, o custo com anúncios é bem alto e a mensuração do ROI (Return over investiment ou retorno sobre investimento) é difícil de ser feita com exatidão.

Além disso, a eficiência das propagandas é menor porque não há muito controle sobre o interesse real da audiência no seu produto ou serviço.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é o oposto do Outbound Marketing. Ele é o marketing de atração, no qual a marca produz conteúdos de valor para seu público, de acordo com seus interesses e necessidades. O cliente vai até a empresa, e não o contrário.

Nesse modelo, as propagandas e os conteúdos são consumidos sob demanda, no tempo e no formato preferido pela persona.

É aqui que entra o conceito de jornada de compra ou funil de vendas: o cliente passa por um processo de preparação para a compra, composto pelas fases de atração, consideração e decisão. As ações de marketing da marca serão estruturadas em torno da jornada do cliente, que nem sempre está preparado para fechar uma venda.

O objetivo do Inbound Marketing é, justamente, nutrir esse lead, muni-lo de informações e criar um relacionamento com ele até o momento certo de fazer a oferta.

Segundo o estudo State of Inbound 2021, da Hubspot, 73% das empresas e pesquisadas utilizam o Inbound como principal estratégia de marketing. Isso provavelmente se deve à alta eficiência e à facilidade de mensuração dos resultados.

Marketing de Conteúdo

Aliado do Inbound Marketing, o Marketing de Conteúdo consiste na produção de conteúdo útil, relevante e interessante para a persona do seu negócio, com o objetivo de criar leads qualificados (clientes em potencial).

Mas como o Marketing de Conteúdo favorece o aumento de vendas? Bom, ao falar sobre assuntos relacionados direta ou indiretamente com seu produto nos canais de comunicação acessados pelo seu público-alvo, você mostra que tem conhecimento de causa (autoridade) e tira dúvidas do usuário que o impedem de tomar a decisão de compra.

Além disso, bons conteúdos podem atrair novos usuários para seu site ou sua página de rede social, aumentando as chances de encontrar clientes.
Os conteúdos podem ter vários formatos e serem publicados em blogs e sites ou em redes sociais, como o Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, Linkedin e Pinterest. Os materiais também podem ser disparados por e-mail, prática esta conhecida como e-mail marketing.

SEO

Outra estratégia de marketing muito utilizada pelas empresas é o SEO (Search Engine Optimization). Trata-se de um conjunto de ações que têm o objetivo de aumentar o tráfego orgânico de um site, ou seja, elevar as visitas do domínio sem pagar por anúncios.

Para isso, o site deve passar por auditorias técnicas e publicar conteúdos de qualidade, otimizados para os mecanismos de busca — majoritariamente o Google.

De acordo com o State of Inbound 2022, o SEO foi o segundo canal mais efetivo para aquisição de novos clientes naquele ano, perdendo apenas para as redes sociais.

Tráfego Pago

Uma estratégia que mescla o caráter ativo do Outbound Marketing e a versatilidade do Marketing Digital é o tráfego pago. Enquanto o SEO foca no tráfego orgânico, com resultados a médio e longo prazo principalmente, o tráfego pago busca novos visitantes para o site por meio de anúncios.

Há também o tráfego pago em redes sociais, que impulsiona publicações para alcançar mais pessoas no Facebook, Instagram, TikTok ou outra mídia social. Apesar de serem pagos, esses conteúdos prometem resultados mais rápidos e podem ser conciliados com outras estratégias mais duradouras, como SEO e Marketing de Conteúdo.

Cerca de 61% dos investimentos de marketing feitos pelas empresas, segundo o relatório The State of Marketing Budget and Strategy 2022, foram alocados em tráfego pago. As redes sociais, a página de pesquisa e a rede display foram os principais canais de divulgação.

Quais são as estratégias principais para iniciar no marketing digital?

O marketing de conteúdo focado em redes sociais é um ótimo começo para a estratégia de marketing digital da sua empresa. Isso porque, conforme vimos, o conjunto das redes sociais é o canal mais efetivo para aquisição de clientes. Além disso, o uso das ferramentas é gratuito.

Para turbinar as suas publicações e obter resultados mais rapidamente, invista também em tráfego pago. Por meio de anúncios, sua página terá mais chances de atrair novos seguidores e formar uma audiência.

Qual é a melhor estratégia de marketing para negócios B2B, B2C e E-commerces?

Os negócios B2B, ou seja, as empresas que prestam serviços para outras empresas, consideram Inbound Marketing, SEO, marketing de conteúdo em blog e Linkedin as melhores estratégias de marketing digital, segundo o State of Inbound 2022.

Já os negócios B2C (empresas que prestam serviços para pessoas físicas) preferem investir em SEO para pesquisas por voz, Marketing de Influência, publicidade nativa, podcasts e vídeos curtos no Instagram e TikTok.
Por outro lado, os e-commerces precisam investir pesado em SEO e tráfego pago para aumentar o número de visitantes no site. Otimizações de UX e UI Design também são fundamentais para esse tipo de negócio.

Estratégia de marketing digital para iniciantes

Para os profissionais que estão começando a carreira no marketing digital, é importante ter clareza dos objetivos da empresa, do público-alvo e da persona (perfil do cliente ideal). Só assim será possível desenhar um planejamento consistente e assertivo.

Durante todo o processo, não se esqueça de mensurar os resultados e acompanhar diariamente os indicadores-chave de desempenho (ou KPIs), para ver se a estratégia está dando certo. Não tenha medo de ajustar a rota, se for necessário. Teste é a palavra de ordem no marketing digital.

Guia de marketing digital para empresas

Agora que você conheceu as principais estratégias de marketing digital utilizadas para conquistar novos clientes e fortalecer a autoridade da marca, que tal baixar o nosso guia de marketing digital para empresas? É gratuito!
Nele você vai conferir as vantagens de vender pela Internet e terá acesso a um quiz para avaliar a maturidade digital do seu negócio. Faça o download do e-book e aproveite!

LEIA MAIS

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

O que é SEM?

Entenda mais sobre o que é SEM, o conjunto de técnicas para melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca!

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?