Ferramentas

Vendas Recorrentes: Como o CRM Ajuda a Faturar Todo Mês

Por Lívia Bentini

O time comercial ainda está longe de atingir as metas? Descubra como uma ferramenta de CRM pode ajudar a ter vendas recorrentes.

Lívia Bentini

Se você é empreendedor ou gerente comercial, certamente sabe a importância de manter um fluxo de vendas constante e recorrente para garantir a saúde financeira do seu negócio. E é aí que entra o sistema de CRM.

Aposto que você já ouviu falar nessa ferramenta, mas será que conhece todo o potencial que ela tem de te ajudar a faturar todos os meses? Neste artigo, vamos explorar como o uso do CRM pode potencializar as vendas recorrentes do seu negócio e garantir uma receita previsível e constante. Confira:

  • 5 motivos pelos quais o CRM ajuda a sua empresa a ter vendas recorrentes;
  • por que o uso de um CRM te ajuda a escalar as vendas?;
  • aprenda a utilizar um CRM e escalar suas vendas com a Mestre!

5 motivos pelos quais o CRM ajuda a sua empresa a ter vendas recorrentes

Antes de mais nada, vamos aos dados: de acordo com a SelectHub, plataforma online de escolha de Softwares, a projeção é que o mercado de CRM chegue a 80 bilhões de dólares até 2025, visto que, em 2018, os gastos com a ferramenta chegaram a 48,2 bilhões.

Ou seja, cada vez mais empresas estão percebendo os benefícios de utilizar um sistema de gestão de relacionamento com o cliente para aumentar suas receitas.

Mas afinal, como o CRM pode contribuir para vendas recorrentes? Vamos descobrir juntos!

1. Otimização da comunicação entre áreas

Com um sistema de CRM, todas as informações sobre os clientes ficam centralizadas e acessíveis para toda a equipe, o que facilita a comunicação e colaboração entre os diferentes departamentos da empresa — especialmente entre o marketing e o comercial.

Isso ajuda a garantir que todos estejam alinhados com as estratégias de vendas e que as informações sejam compartilhadas de forma eficiente.

Confira esse vídeo curto do nosso CEO, Fabio Ricotta, explicando porque é importante manter o time de Vendas e o de Marketing alinhados:

2. Insights para tomada de decisões inteligente

Sistemas de CRM geram relatórios e análises sobre as atividades de vendas e o comportamento dos clientes. Guardando essas informações em planilhas, ferramenta mais utilizada por empresas que ainda não conhecem o software de gestão de relacionamento com clientes, esses dados ficam desorganizados.

Por outro lado, em uma plataforma otimizada, é possível extrair insights ajudam a identificar:

  • tendências de mercado;
  • oportunidades de negócios;
  • pontos de melhoria no processo de vendas.

Esses insights são valiosos para orientar a tomada de decisão, realizar ajustes rápidos em pontos estratégicos para acelerar o processo de vendas, dentre outras melhorias práticas que, no dia a dia, poderiam passar despercebidas.

3. Automatização de tarefas repetitivas

O dia a dia de um vendedor é dinâmico, contudo, muitas tarefas são repetitivas e puramente mecânicas. Já pensou como os resultados comerciais poderiam ser potencializados se os colaboradores conseguissem focar naquilo que é mais importante: vender?

Com um sistema de CRM, é possível automatizar demandas como o envio de e-mails de acompanhamento, lembretes de follow-up e criação de relatórios. Isso permite que a equipe comercial tenha mais tempo para se concentrar em atividades que realmente geram valor para o negócio, como elaborar boas propostas e pesquisar as dores dos potenciais clientes para ser mais assertivo em suas apresentações.

4. Gestão eficiente do pipeline de vendas

O pipeline de vendas é uma representação visual do processo comercial. Ele mostra todas as etapas pelas quais um prospect passa até se tornar um cliente efetivo. Cada etapa é representada por um estágio no pipeline, que pode variar de empresa para empresa, mas geralmente inclui etapas como:

  • prospecção;
  • qualificação;
  • proposta;
  • negociação;
  • fechamento.

Mas, por que um pipeline é importante? Bem, em primeiro lugar, ele ajuda a sua empresa a ter uma visão clara e objetiva do processo de vendas, permitindo que você saiba em qual etapa cada oportunidade se encontra. Além disso, ele ajuda a sua equipe comercial a priorizar suas atividades e concentrar seus esforços nas oportunidades mais promissoras.

De acordo com um estudo da Hubspot, as empresas que contam com um pipeline têm uma taxa de conversão 28% maior do que as empresas que não usam essa metodologia. Isso mostra que ter um processo estruturado e organizado faz toda a diferença para aumentar as vendas.

E como um sistema de CRM pode ajudar a sua empresa a gerenciar o pipeline? Bem, essa ferramenta permite que você acompanhe o progresso de cada oportunidade em tempo real, definindo a etapa em que se encontra e as ações necessárias para movê-la para a próxima.

Além disso, um CRM oferece relatórios e análises detalhados, que promovem a identificação de gargalos no processo de vendas e a tomada das medidas necessárias para melhorar o desempenho.

5. Fidelização de clientes

Com um sistema de CRM, é possível manter um histórico completo de interações e transações com cada cliente, o que ajuda a entender suas preferências e necessidades. Com essas informações, é possível criar campanhas de marketing e ofertas personalizadas, melhorando a experiência do consumidor e aumentando a fidelização.

Por que o uso de um CRM te ajuda a escalar as vendas?Como utilizar o CRM para escalar o faturamento

Como você pode ver, utilizar uma ferramenta de CRM é extremamente vantajoso para empresas de qualquer tamanho e setor. Essa solução garante que a empresa gerencie de forma eficiente e organizada todas as informações referentes aos seus clientes, desde o primeiro contato até a pós-venda.

Uma das principais vantagens de utilizar o CRM é a redução dos ciclos de vendas. Isso ocorre porque a ferramenta automatiza tarefas repetitivas e permite que as equipes de trabalho colaborem de forma mais eficiente, com acesso a dados instantâneos e captura inteligente de informações.

Além disso, o CRM também ajuda a otimizar o desempenho das equipes, uma vez que os gestores podem utilizar a inteligência artificial para analisar as informações coletadas, identificar os processos mais eficientes e orientar as equipes a seguir as melhores práticas.

Aprenda a utilizar um CRM e escalar suas vendas com a Mestre!

Para as empresas que ainda não utilizam o CRM, a principal dor pode ser a falta de conhecimento de como implementar essa novidade para o time comercial. Ainda bem que esse é um problema fácil de ser resolvido!

O Mestres do CRM é um curso 100% online desenvolvido pelo Fabio Ricotta, CEO da Agência Mestre, que tem como objetivo ensinar aos donos de empresas e gerentes comerciais tudo o que eles precisam saber sobre a ferramenta.

Ao longo do curso, os alunos aprenderão:

  • como escolher o melhor CRM para a sua organização;
  • como utilizar o software de forma estratégica;
  • como melhorar o relacionamento com os clientes;
  • como automatizar processos;
  • como obter insights valiosos a partir dos dados coletados pelo CRM.

O curso Mestres do CRM é uma excelente oportunidade para quem busca aumentar suas vendas, fidelizar clientes e tornar o processo de vendas mais eficiente e organizado.

Se você ainda não utiliza o CRM em sua empresa ou se sente perdido em relação ao uso dessa ferramenta, não perca mais tempo e se matricule no curso Mestres do CRM!

Mestres do CRM

LEIA MAIS

Táticas Avançadas de SEO e Links Patrocinados com o SEM Rush

Depois de anunciar a abertura do SEM Rush no Brasil, confira neste artigo alguns táticas avançadas do uso do SEM Rush para apoiar a sua estratégia de SEO e Links Patrocinados.

Google Trends: Descubra Tendências de Busca

Saiba o que é e como utilizar o Google Trends, uma ferramenta que irá ajudar você a descobrir novas palavras-chave a serem exploradas. Confira!

SEMrush: O Que é e Como Utilizar Para Aumentar o Tráfego do Seu Site

Saiba quais são as funcionalidades da Semrush, ferramenta muito importante para o SEO e que você precisa começar a usar.

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?