Empreendedorismo

Chega de Planilhas! Veja Como Organizar Os Prospects da Sua Empresa

Por Liandra Censi

Saiba como o CRM te ajuda a ter mais organização com os prospects da sua empresa para oferecer um atendimento de maior qualidade!

Liandra Censi

No mundo dos negócios, um dos elementos mais importantes para o sucesso é ter uma boa lista de prospects, ou seja, uma lista de potenciais clientes que têm interesse em seus produtos ou serviços. Porém, manter esses contatos organizada pode ser um desafio, especialmente quando sua empresa está crescendo.

Nesse sentido, o CRM (Customer Relationship Management) torna-se uma ferramenta que pode ajudá-lo com essa organização, além de gerenciar seu relacionamento com eles de forma mais eficiente.

Portanto, se você pretende saber de que maneira pode organizar os prospects da sua empresa utilizando um CRM de vendas, continue a leitura!

Como o CRM pode ajudá-lo a organizar os prospects da sua empresa?

Com um CRM, é possível armazenar informações sobre seus clientes, incluindo seus nomes, endereços de e-mail, números de telefone e informações de contato social. Com isso, você pode finalmente dizer adeus às planilhas e ao trabalho humano massivo para fazer esse tipo de atividade.

Ou seja, a sua empresa nunca mais irá depender do registro em planilhas e você terá muito mais segurança com os dados e informações dos prospects, além de não precisar cadastrar tudo manualmente.

Um bom CRM também permite que você tenha um histórico de interações com seus clientes e prospects, incluindo telefonemas, e-mails, reuniões e muito mais. Por esse motivo, aderir à ferramenta é fundamental em qualquer empresa atualmente!

Mas você pode estar se perguntando de que maneira a ferramenta irá ajudá-lo com toda essa organização… Portanto, entenda melhor como a plataforma funciona e pode auxiliá-lo para ter insights poderosos sobre suas vendas.

Saiba como organizar os prospects da sua empresa com um CRM de vendas!

Agora que você compreende melhor como o CRM ajuda a sua empresa, veja também como usar essa ferramenta para organizar seus prospects:

1. Importação de contatos

A primeira coisa a fazer é importar os contatos existentes para o CRM. Isso pode ser feito facilmente através do upload de um arquivo CSV ou diretamente de outra plataforma, como o seu serviço de e-mail marketing, por exemplo.

No entanto, você deve se certificar de incluir o máximo de informações possível para cada contato, como:

  • nome completo;
  • endereço de e-mail;
  • telefone;
  • endereço (se necessário);
  • informações de contato social.

2. Categorização

Com seus contatos já no CRM, é hora de categorizá-los. E a melhor forma de fazer isso é criando tags ou categorias que ajudem a identificar grupos de prospects com interesses semelhantes.

Por exemplo, se você oferece serviços de marketing digital, pode criar uma categoria para clientes em potencial que estão procurando serviços de SEO, outra para clientes em potencial que estão procurando gerenciamento de mídia social e assim por diante.

Com isso, a visualização do seu time comercial ficará muito mais eficiente na hora de entrar em contato com cada um deles!

3. Pontuações de qualificação

Depois de categorizar seus prospects, você deve atribuir pontuações de qualificação, que ajudam a determinar quais deles são mais promissores e, portanto, merecem mais atenção no momento.

A pontuação pode ser baseada em diversos critérios, como:

  • o número de interações que o prospect teve com a sua empresa;
  • o tamanho da empresa;
  • o orçamento estimado.

Desse modo, uma pontuação maior significa que o prospect é mais qualificado e deve receber um tratamento prioritário.

4. Análise dos dados

Um bom CRM também oferece recursos de análise que permitem que você veja informações valiosas sobre seus prospects e seu processo de vendas. Isso inclui métricas como a taxa de conversão de cada categoria de prospect, o tempo médio necessário para convertê-lo em cliente e muito mais.

Usar esses dados para refinar seu processo de vendas irá aumentar sua eficácia e melhorar seus resultados.

No entanto, para escolher a melhor ferramenta, fazer o onboarding da equipe e integrar todas essas informações, você precisará de um treinamento completo, que explique desde o início até a análise dos dados.

Organize seus prospects com o Mestres do CRM

O Mestres do CRM é um treinamento completo para empresas que estão implantando o CRM de vendas e, por meio dele, você facilita esse processo desde o início.

Para toda mudança sempre pode haver resistências, principalmente dentro de uma empresa. Com o Mestres do CRM, você conta com um treinamento que explica a importância do uso da ferramenta aos funcionários, assim como também os ensinará a utilizarem o CRM de maneira facilitada.

Portanto, você pode fazer com que essas mudanças sejam mais simples, além de garantir que todo o seu time saberá mexer no CRM e que irão utilizá-lo corretamente. Por isso a importância de contar com um treinamento de verdade. E o melhor: em uma única plataforma!

E se você ficou curioso e deseja conhecer melhor, entenda como funciona o treinamento Mestres do CRM e aprenda a organizar os prospects da sua empresa com facilidade!

LEIA MAIS

7 Objeções Que Você Precisa Matar Para Vender Mais

Você já ouviu falar do termo objeção? Clique aqui, acesse nosso artigo e confira como você pode ultrapassar essa barreira psicológica na mente do consumidor por meio do entendimento de objeções!

O Que Fazer Quando Dizem Que o Serviço Está Caro?

Normalmente, em um processo de vendas quando você vai oferecer algo para alguém, seja você um consultor de marketing ou um consultor de vendas, em…

Como Contratar um Profissional de Marketing Digital

Contratar um profissional de marketing digital é um desafio, porém, para ajudar trouxemos algumas dicas essenciais que você deve seguir para uma contratação certeira!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?