Como Contratar um Profissional de Marketing Digital

Por Mayara Kelly Paz


O CEO da Agência Mestre e especialista em marketing digital, Fabio Ricotta, tem muitos anos de experiência com entrevistas de emprego e veio dar excelentes dicas caso você queira contratar alguém de marketing digital. Portanto, confira as recomendações dele e acerte na escolha dos seus futuros funcionários:

Além disso, para contratar um profissional é importante entender as demandas e o nível de especialização que você precisa. Para isto, neste artigo você verá:

  • quais são as principais funções do profissional de marketing digital;
  • o que analisar no processo de contratação de um profissional de marketing;
  • qual a melhor maneira de conduzir a entrevista para contratar um profissional de marketing digital;

Quais são as principais funções  do profissional de marketing digital?

A primeira pergunta que você deve se fazer ao contratar um profissional de marketing digital é se o seu negócio já tem uma estratégia de Marketing Digital montada.

Caso a resposta seja negativa, antes de tudo, você precisa ter um plano bem estruturado, objetivos e métricas bem claras, para que o novo funcionário possa ter uma base mínima para o desenvolvimento das tarefas.

Se você já tem esse plano, não apenas vai ficar mais fácil para o profissional que está chegando se adequar às suas expectativas, mas também você vai ter como acompanhar e avaliar os resultados da sua contratação.

Independente do cargo que esse profissional de marketing vai ocupar, ele vai desempenhar algumas tarefas básicas, ligadas ao seu plano de Marketing Digital. São elas:

Estratégias e planejamento de SEO (Search Engine Optimization)

Ao contratar um profissional de marketing, é necessário que ele conheça um mínimo de HTML para poder saber quais as técnicas de SEO e como elas devem ser implantadas para garantir um melhor rankeamento nos resultados de pesquisa orgânicos a partir dos mecanismos de busca (como o Google). 

Além disso, essa tarefa está diretamente ligada ao uso de palavras-chave e analisar os resultados de campanhas e do site da empresa nas plataformas digitais.

Gestão de redes sociais

Como o nome da própria função sugere, a gestão de redes sociais é muito presente em empresas e agências. Ao contratar um profissional de marketing digital ele provavelmente saberá fazer essa gestão. 

Nessa função, ele cria planejamentos de postagens e campanhas para cada plataforma digital, ele monitora o resultado de campanhas, ele procura um maior engajamento para as redes e formula as melhores estratégias para fazer o público seguir e engajar com a marca por meio das redes sociais.

Produção de conteúdo

A produção de conteúdo é uma das bases mais importantes no marketing digital. Por meio da produção de materiais ricos e artigos de blog, é possível aumentar a audiência, captar um número maior de leads e tornar a sua marca uma autoridade no que faz nos maiores sites de busca da internet. 

O profissional de marketing digital que for contratado deve ter um conhecimento amplo em objetivos de marketing, público-alvo, personas e diferentes etapas do funil de vendas para criar os materiais que irão aumentar as vendas e gerar mais clientes.

Trabalhar com mídia paga

Mesmo que seu planejamento não tenha foco em mídia paga e não tenha orçamento previsto para o investimento em tráfego pago, é bem interessante que o profissional de marketing contratado, é importante ter uma boa base sobre o funcionamento dessa ferramenta, não apenas nos mecanismos de busca, mas também nas redes sociais em que você tem (ou deseja ter) perfis ou páginas. 

É fundamental que esse profissional tenha um bom entendimento e seja capaz de criar campanhas no Google Ads, Facebook Ads e em outras plataformas, monitorando resultados e CTR, CPC.

O que analisar no processo de contratação de um profissional de marketing?

Antes de realizar a contratação do profissional para a sua empresa, é importante analisar alguns tópicos dentro da sua organização. Analise estes pontos e a sua contratação será mais rápida e certeira:

Identifique a necessidade da sua empresa

Pense bem na estratégia que você deseja montar antes de contratar o profissional. Um ponto importante é pegar a atividade que está em maior defasagem e entender que as capacidades do profissional devem auxiliar a resolver o problema.

Além disso, faça uma análise profunda sobre quais as principais estratégias que você deseja investir. Logo, se você não tem ideia de como traçar os pontos de ação, então já saberá que precisa, primeiro, de um profissional que faça isso.

Se você é um gestor que está a par das estratégias de marketing digital e pode dedicar tempo a implementá-las, então precisa de analistas ou mesmo estagiários para auxiliá-lo, por exemplo.

Pense no nível de profissional que você precisa

Outro ponto muito importante é fazer uma análise do profissional e o seu nível de experiência para a sua empresa. Quando a sua análise do tópico anterior estiver feita, você de cara saberá qual é o nível de profissional que você deve contratar em seu processo seletivo.

Logo, o perfil do profissional vai depender diretamente da necessidade da empresa e do seu orçamento para contratação.  Os níveis mais comuns em dos profissionais de marketing digital. são:

  • estagiários – o estagiário vai ajudar bastante nas tarefas do dia a dia, principalmente se você já tiver um plano de marketing traçado. Contratar um profissional em início de carreira, como é o caso da maioria dos estagiários, é acreditar no futuro deles e boa dedicação para crescer;
  • analistas e assistentes de marketing digital –  esses profissionais são aqueles que já possuem certa experiência e possuem diferentes expertises do mercado. Para esse profissional, as tarefas, mais complexas já podem ser direcionadas e não há necessidade de monitoramento constante;
  • gerentes e especialistas em marketing – esses são os profissionais mais experientes, capazes de liderar equipe e se responsabilizar por contas e métricas mais complexas. É a melhor opção caso o setor esteja iniciando ou precise de uma reestruturação.

Observe atentamente quais as competências que o profissional possui

Outro ponto importante é observar atentamente quais as competências que o profissional possui. As principais aptidões que ele deve ter, ou seja, aquelas que foram desenvolvidas de acordo com as experiências pessoais e profissionais as quais ele já passou.

Dentre as principais, temos:

  • curiosidade e comunicação – o marketing digital é extremamente dinâmico e sempre há novidade conforme o passar do tempo. Logo, se o profissional gostar de ir atrás dessas coisas novas e gostar de prestar atenção na fala de outras pessoas, ele com certeza será uma boa contratação;
  • gostar do mundo digital e estudar bastante – outros dois pontos bem comuns nos profissionais de marketing digital é a paixão pelo mundo digital, redes sociais e entender as qualidades e defeitos que esse universo possui, para poder construir a solução.

Crie uma descrição de cargo completa e inicie o processo seletivo

Agora que você já sabe para qual área você deseja contratar e qual o nível do profissional, é hora de abrir seu processo seletivo. Antes é importante que você crie um “anúncio de vaga” com uma descrição bem clara do que será feito pelo profissional contratado, caso contrário, vai acabar recebendo muitos currículos que não vão te interessar.

Também é interessante que a descrição do cargo seja de fácil acesso após a contratação.

Qual a melhor maneira de conduzir a entrevista para contratar um profissional de marketing digital?

É sempre importante buscar sinais de que a pessoa entende bem do ambiente digital e tem algumas características que permeiam todo profissional de marketing. Entenda melhor abaixo como você pode conduzir o processo seletivo para a contratação deste profissional para a sua empresa:

Melhores Experiência

Além de olhar o currículo e perguntar como foram as experiências anteriores, é importante perguntar quais dessas experiências deixam o candidato mais orgulhoso. Nessa questão, a dica é pedir para a pessoa entrevistada detalhar a resposta. Explore junto com ela o que é dito e tente entender o que a proporciona prazer, o que ela gosta de fazer e onde ela vê valor.

Dificuldades

A segunda dica é justamente o oposto da primeira. Saber a parte boa é importante, mas também é necessário saber onde o candidato teve dificuldades. Então, não hesite em fazer essa pergunta àqueles que foram selecionados para a entrevista de emprego.

Descubra as atividades que eles consideram difíceis e questione também o que exigiu muito deles. Essa última pergunta, inclusive, pode ser conduzida de duas formas: uma delas, para descobrir o que o candidato não conseguiu fazer, e a outra, para saber o que o desafiou. 

Dessa forma, você consegue saber o limite da pessoa, ver até onde ela pode chegar, mas também onde ela consegue se sobressair.

A grande descoberta

Como um dos valores da Agência Mestre é a melhoria contínua, ao contratar alguém de marketing digital, nós gostamos de perguntar qual a grande descoberta que o candidato fez nos últimos seis meses, referente ao trabalho. A resposta deve ter apenas uma escolha, que, no ponto de vista do entrevistado, seja fenomenal.

Termos Técnico

Outro ponto que é interessante detalhar, são os termos técnicos. Isto é, tente pegar algum termo da área de marketing digital que o profissional disser, e peça para ele explicá-lo. Pergunte o que é, onde ele ouviu e como o explicaria para uma pessoa leiga.

Isso é muito legal quando se tem alguém do RH, por exemplo, acompanhando a entrevista, mas que, às vezes, não conhece bem as nomenclaturas ou as palavras mais técnicas do mercado.

Mudança

Uma pergunta boa para se fazer, que gera empoderamento e faz as pessoas saírem da caixa, é a seguinte: “Se você fosse eu no dia de hoje, e tivesse todos os poderes para mudar o marketing na minha empresa, o que você faria diferente?”

Para dar base de resposta ao candidato, você pode abrir o jogo e citar as ações que a empresa está fazendo. Assim é possível ver a capacidade da pessoa de adicionar valor ao seu negócio. E isso também permite que o entrevistado aumente o conhecimento dele.

Se a resposta for exatamente aquilo que você já faz, talvez a contratação dessa pessoa não faça muito sentido, pois ela vai apenas fazer a roda girar. O que você precisa é de alguém que aumente o tamanho dessa roda, para que ela possa alcançar voos maiores.

Melhor X Pior

Por último, a dica é fazer duas perguntas bem interessantes: Quando vamos obter o seu melhor desempenho (do candidato)? E quando vamos obter o pior? Ambas as respostas vão te mostrar um panorama geral do profissional que, se tudo der certo, irá trabalhar com você.

Quando contratar um profissional ou uma agência de marketing digital?

Não há uma resposta 100% certa para essa pergunta visto que isso poderá variar de acordo com as necessidades de cada empresa. Internalizar o marketing da empresa terá suas vantagens caso você não esteja procurando resultados imediatos. 

Quando falamos em um time, devemos ter em mente pessoas com estilos e maneiras diferentes de se trabalhar. Mesmo que você tenha os melhores profissionais do mercado, será necessário algum tempo para que eles se adaptem a trabalhar em equipe.

Agora, terceirizar o serviço e afazeres de marketing a uma agência de marketing traz inúmeros benefícios às empresas e isso não se limita apenas ao fato de se otimizar as tarefas e de se reduzir os custos. 

Afinal, uma agência garante um trabalho mais especializado, com estratégias exclusivas, equipes totalmente dedicadas ao seu projeto. 

Então, se você quer garantir resultados de maneira mais rápida e ter uma equipe com especialistas para atender às suas necessidades, entre em contato com a Agência Mestre e traga o seu problema para uma equipe de profissionais capacitados para pensar na melhor solução!

LEIA MAIS
7 Objeções Que Você Precisa Matar Para Vender Mais

7 Objeções Que Você Precisa Matar Para Vender Mais

Você já ouviu falar do termo objeção? Clique aqui, acesse nosso artigo e confira como você pode ultrapassar essa barreira psicológica na mente do consumidor por meio do entendimento de objeções!

Mestre TV Episódio 49 – Coaching: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Mestre TV Episódio 49 – Coaching: Desenvolvimento Pessoal e Profissional

Olá, Leitores da Mestre. Tudo bem com vocês? No episódio de hoje da Mestre TV você terá a oportunidade de conferir uma entrevista exclusiva com o…

O Que Fazer Quando Dizem Que o Serviço Está Caro?

O Que Fazer Quando Dizem Que o Serviço Está Caro?

Normalmente, em um processo de vendas quando você vai oferecer algo para alguém, seja você um consultor de marketing ou um consultor de vendas, em…

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?