Vale a Pena Internalizar o Marketing Digital?

Por Letícia Matsumoto


Internalizar o marketing é uma dúvida recorrente entre os tomadores de decisão de um negócio. Afinal, o que é mais eficiente? O que irá entregar mais resultados? O que pode ser a chave para o sucesso de uma marca?

A verdade é que não existe uma resposta simples para esse questionamento, é preciso analisar quais as expectativas quanto os resultados e quais os planos para o futuro da organização. A internalização de qualquer área necessita de preparação e planejamento estratégico, não tome decisões precipitadas antes de ler este artigo. Entenda quais são os principais fatores que você deve levar em consideração e tome a melhor decisão para o seu negócio.

Veja neste artigo:

  • internalizar o marketing diminui custos?;
  • marketing internalizado possui mais qualidade do que o terceirizado?;
  • quando internalizar o marketing digital do meu negócio?;
  • quando devo contratar uma agência de marketing digital?.

Internalizar o marketing diminui custos?

Ao optar pela internalização do marketing o seu negócio inevitavelmente irá passar por um período de adaptação. Estratégias de marketing digital demandam tempo para gerar resultados, se o seu time for novo, ele necessitará de tempo para realizar testes e ajustar as ações. Então, no início, você terá um aumento de custos, porque terá que contratar toda a equipe estratégica, a equipe criativa e ainda terá que esperar um bom tempo até poder ver resultados concretos.

Internalização do Marketing Digital

Outro ponto que deve ser levado em consideração quando analisamos essa dúvida é que a diminuição de custo é algo bastante subjetivo. Por exemplo, o que é mais barato: comprar um bolo em uma confeitaria, ou então, fazer um em casa? Em termos de custo, inegavelmente, fazer um por conta própria sairá com um valor bem menor. Em questões de qualidade, se você não for um confeiteiro, seu bolo será bem diferente do que um comprado.

Se você optar por internalizar o marketing digital do seu negócio, sua marca não vai ter os mesmos resultados como se tivesse terceirizado o serviço.

Marketing internalizado possui mais qualidade do que o terceirizado?

Ninguém conhece melhor o seu negócio do que você mesmo, isso não dá para negar. Mas, é preciso lembrar que há uma grande diferença entre alguém que sabe muito sobre algo e alguém que sabe muito bem transmitir esse mesmo conhecimento.

O marketing de conteúdo, por exemplo, quando internalizado, irá permitir um aprofundamento bem maior nos materiais. Afinal, seu time deve possuir pleno domínio sobre os temas relacionados ao seu segmento, nicho de mercado. Mas, novamente, somente o fato de um trabalho ser interno ou terceirizado, não irá ditar a qualidade do conteúdo. Se você tiver um time de conteúdo muito bem treinado, capacitado, alinhado com o seu negócio e motivado, você pode ter sim, um conteúdo bem melhor do que a de uma agência de marketing digital mais ou menos. O grande diferencial vai estar na expertise e experiência da gestão e colaboradores!

Quando internalizar o marketing digital do meu negócio?

Se a internalização do marketing é algo que não sai da sua cabeça e você não sabe qual caminho seguir, fique tranquilo(a), vamos te apresentar quais são os cenários mais favoráveis para que você opte por esse modelo de trabalho e também quais são os riscos em trilhar essa jornada (assim você estará munido com o máximo de informações possíveis, para que possa estar seguro em sua tomada de decisão). Confira!

Quero estruturar e desenvolver um time completo de marketing digital

Um dos primeiros fatores que você deve analisar ao cogitar a internalização do marketing é se você deseja estruturar e desenvolver um time completo na sua empresa.

Marketing Digital Internalizado

“Mas, por quê? Eu não posso contratar apenas alguns experts?”

A questão é que isso pode até funcionar, mas apenas por um tempo. Profissionais, independentemente de sua área de atuação, buscam desenvolvimento de suas habilidades e atribuições, com o passar do tempo, se não houver preocupação com sua evolução e também progressão salarial, a tendência é uma grande rotatividade de colaboradores. Quando não existem líderes de área e o profissional deixa a empresa, todo o conhecimento estratégico é levado com ele. Ou seja, suas ações são paralisadas porque quem tinha conhecimento para executá-las foi embora.

Basicamente, você irá se tornar refém dos poucos colaboradores que tiver e estará sujeito a grandes momentos de crise por ter perdido um talento.

Então, a internalização é uma excelente ideia se você busca ter uma equipe robusta, capacitada, que esteja constantemente buscando motivar e reconhecer seu trabalho.

Não estou buscando resultados rápidos

Se a sua perspectiva é conquistar resultados consistentes, mas não se importa que isso leve algum tempo, então internalizar o marketing pode ser uma excelente opção.

“Mas, por que com um time internalizado meus resultados irão demorar mais para aparecer?”

Bem, quando falamos em um time, devemos ter em mente pessoas com estilos e maneiras diferentes de se trabalhar. Mesmo que você tenha os melhores profissionais do mercado, será necessário algum tempo para que eles se adaptem a trabalhar em equipe.

Marketing digital é algo que envolve diversas frentes:

É importante que cada uma delas possua uma conexão entre as estratégias, dessa maneira haverá um alinhamento de comunicação da marca.

Quando devo contratar uma agência de marketing digital?

Caso você não tenha se identificado com nenhum dos cenários para a internalização do marketing, a verdade é que a contratação de uma agência é a melhor solução para o seu negócio. Afinal, investir em estratégias digitais não é uma opção, mas uma necessidade, a única dúvida que deve surgir quanto a essa questão é: como fazer isso.

Confira um pouco da visão sobre a essência da agência digital pela perspectiva do CEO da Agência Mestre, Fabio Ricotta:

Agora, entenda as motivações para contratar os serviços de uma agência de marketing digital:

Quero aumentar meus resultados com rapidez

Quer começar com o pé direito? Ao contratar uma agência seu negócio possui a garantia de ter estratégias digitais criadas por profissionais experientes no mercado. A grande vantagem? Uma agência possui diversos clientes, isso permite que toda a equipe construa um background de conhecimento muito amplo, o que torna a obtenção de resultados bem mais rápida. As ideias não ficam engessadas e é possível sair fora da caixa .

Outro ponto, se uma pessoa da equipe sair do projeto, a evolução do projeto segue normalmente. Afinal, a agência conta com diversos colaboradores e gestores, então o conhecimento não fica centralizado em uma única pessoa. E você já sabe né? Várias cabeças pensam muito melhor do que uma só!

Preciso de garantias de resultado

Hoje na Mestre, todos os colaboradores têm metas específicas para o seu crescimento, principalmente na área operacional, que vai ter contato direto com os clientes.

Eles sabem dos resultados que precisam atingir para que eles também possam crescer. Por isso, costumamos falar na Mestre que o crescimento do nosso cliente é o nosso crescimento. Assim, nessa ordem mesmo.

As metas internas do time estão conectadas ao objetivo de crescimento do nosso cliente. E se o nosso cliente cresce, os profissionais batem suas metas e também crescem, ou seja, também podem ser promovidos, por meio dos resultados e da satisfação dos clientes.

Temos o reconhecimento de Agência do Ano pela RD Station nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020. Passamos por uma avaliação entre mais de 1500 agências no Brasil que estão fazendo trabalho de marketing digital, mas somente nós fomos reconhecidos quatro vezes consecutivas. Então não é à toa que conquistamos os prêmios, mas sim porque queremos o sucesso dos nossos clientes e porque trabalhamos em prol disso.

Concluindo

Internalizar o marketing de uma empresa não pode ser uma decisão tomada da noite para o dia. Inclusive, essa precipitação pode acarretar em prejuízos muito grandes para o seu negócio. Se o seu problema é não estar conseguindo conquistar resultados com um marketing terceirizado, busque por uma agência de marketing digital de performance!

Na Agência Mestre nós contamos com diversos serviços como: Inbound Marketing, SEO, Performance, Business Intelligence, Criação e Desenvolvimento, que inclusive geraram diversos cases de sucesso.  Solicite um orçamento!

LEIA MAIS
O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Que é Inbound Marketing: Guia Definitivo e Completo

O Inbound Marketing é hoje uma das melhores estratégias de Marketing Digital do mercado. Saiba como essa metodologia funciona e como você pode aplicar isso em seu negócio agora mesmo.

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Google Shopping: O Que é e Como Funciona?

Saiba mais sobre o Google Shopping e saiba porque você precisa anunciar produtos nessa plataforma para atrair mais compradores para seu e-commerce.

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

5 Ferramentas de Email Marketing Que Mudarão Seu Trabalho

O email marketing é uma estratégia poderosa para conectar-se com a sua audiência e potenciais clientes, mas que necessita de uma ferramenta versátil e fácil de gerenciamento. Separamos neste artigo uma lista das 5 melhores ferramentas de email marketing do mercado. CLIQUE e confira!

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?