Devo Prospectar Clientes por Telefone Para Minha Agência?

Será que o uso de prospecção ativa por telefone é interessante para quem trabalha com marketing digital? Uma dúvida comum que é respondida pelo CEO da Agência Mestre, Fábio Ricotta, no vídeo abaixo. Confira!

Prospectar Clientes Por Telefone

Durante um webinar que o Fábio estava ministrando, uma pessoa perguntou se deveria fazer prospecção ativa por telefone para a sua agência. Ele perguntou: “eu devo sair ligando para várias empresas oferecendo meu serviço de marketing digital?”.

A resposta do nosso CEO vem da experiência e visão dele e o que ele respondeu foi que não gosta desse modelo. De acordo com ele, para quem trabalha com marketing digital existem outras maneiras de fazer aproximação mais interessantes.

Por que não Fazer Prospecção Ativa por Telefone?

“Sair ligando”, como disse a pessoa que fez a pergunta para o Fábio, é, com certeza, uma forma mais “agressiva” de se aproximar do prospect. O problema é que, nessa situação, não há um contato prévio nem rapport. A pessoa do outro lado da linha não está esperando um contato seu e, portanto, pode estar menos aberta a te ouvir. Isso faz com que seja mais difícil criar uma boa conexão com a pessoa.

Então, Como se Aproximar do Prospect?

Nosso CEO diz que, no lugar da pessoa que fez a pergunta, ele faria prospecção por e-mail ou redes sociais. Por esses meios é possível descobrir os problemas, as dores, do seu prospect. Quer saber se ele tem algum problema de marketing digital que você consiga resolver? Dê uma olhada no site dele, pesquise por ele no Google, veja como é a presença dele nas redes sociais. Será que o site dele não é responsivo? E nos buscadores, será que ele está bem rankeado? Ou ainda será que ele ou a concorrência dele fazem anúncios de links patrocinados?

Conhecendo as dores, o próximo passo é procurar a pessoa certa lá dentro para falar sobre o assunto. No caso de marketing digital, normalmente é a área de marketing ou de TI. Então é só ir no LinkedIn, procurar pela empresa e filtrar pessoas pelo cargo. Em seguida adicione quem achar que vai funcionar como contato, se apresentar e apresentar uma prévia do que seria a sua proposta.

Essa forma de apresentação é melhor, pois é escalável. Se a pessoa te responder, seja claro, explique os problemas que encontrou e, aí sim, peça o contato para ligar. Nesse cenário, ela já está está esperando a sua ligação e vocês já criaram rapport, então a abordagem será muito mais acertada.

Se tiver qualquer dúvida sobre prospecção de clientes em marketing digital, deixe nos comentários! E deixe também sugestões de assuntos que você quer ver nos próximos vídeos do Fábio Ricotta.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>