Google Lança Seu Navegador: O Google Chrome

O Google acaba de lançar seu próprio web browser ou navegador : O Google Chrome. Hoje em dia as pessoas não utilizam páginas web simplesmente, mas sim muitos aplicativos. Elas veêm videos, conversam por aplicativos de menssagem instantânea, utilizam jogos baseados na web, etc. A idéia do Google era desenvolver um navegador que tentasse atender melhor as necessidades atuais da internet, pois quando os navegadores foram criados a internet era bem diferente.

Aparentemente o Chrome é bem “limpo”, bem simples sua interface, aumentando a área de vizualização das páginas. Ao abrir o Chrome ele exibe suas páginas mais visitadas com screenshots, isso pode facilitar um pouco nossa vida com este recurso visual para entrar nas páginas.

Uma coisa interessante é que o próprio campo de endereço da página é também um campo de busca, e por default o termo é buscado no próprio Google, mas você pode mudar. Basta clicar no próprio campo de endereço com o botão direito do mouse e depois clicar em “editar mecanismo de pesquisa”.

Assim você pode escolher entre Msn, Yahoo, Uol ou pode adicionar mais mecanismos de buscas, basta clicar em editar.

O Chrome têm opções para vizualização de código fonte, depuração e console de javascript e gerenciador de tarefas.

Outro ponto a ser discutido é a privacidade do usuário, o envio de informações ao Google. Pelo blog do Matt Cuts, foi dito que ao clicar em um link essa informação não será enviada ao Google. O que será enviado são estatísticas de utilização, anônimas, por exempo quais recusros são mais utilizados. Para você desligar vá até o menu de personalização e controle, clique em opções e na guia configurações avançadas desmarque a opção “enviar estatísticas de uso..”.

O que esperamos do Google Chrome são as extensões que utilizamos no Firefox, para desenvolvedores isso é essencial e se não tivermos esses recursos um navegador para nós se torna pouco útil. Já vi pessoas reclamando de coisas simples como rescurso de Feeds que ainda não existe nessa primeira versão do Google Chrome.

Conforme novos recursos apareçam nós vamos discutir aqui mais a frente. Comente aqui suas experiências e expectativas em relação ao futuro do Google Chrome. Abraços.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>