Calendário Editorial: O Que é e Como Fazer?

Olá Leitores da Mestre, tudo bem com vocês? O artigo de hoje foi produzido a partir da pergunta de um leitor do blog, o Luciano Germano. Ele quer saber qual é a melhor forma de “organização de postagens”, e nós traduzimos isso por meio do calendário editorial. Gostou? Dê o play abaixo e confira!

O Que é o Calendário Editorial?

O calendário editorial nada mais é do que um cronograma de postagens de conteúdo, seja ele em vídeo, post em rede social, post em blog, imagem, podcast, webinar, etc. Sua função principal é segmentar, planejar e indicar as melhores datas, horários e momentos para as comunicações das marcas irem ao ar, sejam elas de marketing digital, social media ou propaganda.

Nós na Agência Mestre, por exemplo, por meio do André, que cuida das edições de vídeo e postagens no Youtube, temos um calendário completo, que além de indicar os momentos ideais de postagem também apresenta o status do conteúdo em questão: planejado, editado ou em edição e postado.

Como Agregar Valor Para a Equipe?

Em equipes independentes, em que cada setor é responsável por parte dos conteúdos, o calendário editorial serve como luz e guia, pois ele proporciona a organização dos envolvidos e dos projetos, dando uma previsão real do que vai acontecer.

Por exemplo, um conteúdo pode ser criado por um redator, contudo, o layout é feito por um designer e a implementação é feita por alguém de SEO ou social media. Logo, o calendário editorial organiza o processo e da base para que todos trabalhem com prazos reais.

Importância de Indicativos e Cores no Seu Calendário

Não saia espalhando informações soltas dentro de um calendário. Crie indicativos e use cores para que todos reconheçam facilmente o status do projeto. Por exemplo, o verde pode significar postado, amarelo pronto e pendente, laranja em produção, vermelho em atraso, dentre outras coisas. Assim, em uma linguagem universal e de fácil assimilação, todos ficam por dentro do que acontece em poucos segundos.

Aprendeu o que é calendário editorial? Sentiu falta de alguma informação ou ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários e nós complementaremos o conteúdo!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>