O que é o Penguin Update do Google?

Por Redator Mestre


O Penguin Update do Google fez uma grande transformação benéfica no cenário de SEO. Ele mudou a forma de avaliar e classificar os links na internet pelo Google, apontando se esses são de baixa qualidade e até artificiais. Com ele, o algoritmo automaticamente identifica esses links e penaliza o site.

Consequências do Penguin Update do Google

O Penguin Update, resumidamente, mira os spams que invadem os resultados de busca do Google. Quando um site é pego pela ferramenta, ele sofre uma penalização. Isto é, uma redução de sua visibilidade frente ao buscador, já que palavras-chave nas quais você estava bem posicionado, não estará mais.

Como forma de comparação, é como um atleta de alto rendimento pego no doping nas Olimpíadas. Ele teve uma alta performance, mas se ele não tivesse dopado não teria alcançado o resultado que conquistou. Os profissionais do ramo de SEO perceberam com o tempo que o Google privilegiava o ganho de links e eles artificialmente passaram a criá-los.

O que devo fazer se for penalizado?

Caso você seja pego no Penguin, confira a data das últimas atualizações e tente entender primeiramente se você fazia algum tipo de estratégia prejudicial, como comprar publieditorial, trocar links com sites, pedir para amigos colocarem o link para o seu negócio, link farm, entre outros casos. Se a resposta for sim, então saiba que o Penguin percebeu que o seu website estava inflado.

O ideal, então, é ir atrás de todos esses links que você criou artificialmente e pedir a exclusão deles um a um. Vale lembrar que, mesmo limpando, vai demorar para seu site voltar a rankear normalmente. Outro ponto importante de salientar é que o seu tráfego não irá voltar a ser como era antes. Afinal, agora você tem menos links.

Você ficou com alguma dúvida sobre o Penguin Update do Google? Se restou alguma questão, deixe nos comentários. Até a próxima!

LEIA MAIS
Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

Como Fazer o Google Encontrar o Seu Site?

O objetivo do Google é mesmo encontrar todo o conteúdo disponível na Internet, mas você precisa dar uma ajudinha. Veja como!

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Redirecionamento 301 em PHP, ASP, htaccess, Coldfusion e Ruby on Rails

Você quer saber como configurar o redirecionamento 301 no seu site? Veja como e mantenha sua relevância no Google!

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Páginas 404 Não Devem Retornar o Código 200 de Status

Hoje em dia é muito comum que página de erro 404 sejam customizadas, mas o trabalho de qualquer profissional de SEO é que estas páginas façam realmente o seu papel. Veja como prevenir que suas páginas de erro 404 causem problemas com os seus rankings.

Comentários
Deixe seu comentário abaixo

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?