Se você acompanha o blog da Agência Mestre, com certeza já leu que comprar links não é uma estratégia que você deva considerar para o seu negócio. Para aprofundar ainda mais neste assunto, o CEO da Agência Mestre, Fábio Ricotta, fala no vídeo abaixo sobre link farms ou PBNs. Confira!

O Que São Link Farms ou PBNs?

Link farms ou PBNs, sigla em inglês para Private Blog Networks, é uma técnica avançada que consiste em usar áreas ou sites dos quais você manipula o conteúdo, normalmente de baixa qualidade, para conseguir links para o seu site.

Para ilustrar, o Fábio usa uma comparação que deixa tudo mais claro. Se outras pessoas te elogiam, falam bem de você, isso gera uma autoridade. Porém, se você fica falando de si mesmo ou ainda se criasse clones de si para ficarem te elogiando, isso pode até gerar autoridade, mas em algum momento alguém vai descobrir o seu esquema. É exatamente isso que acontece com link farms ou PBNs.

Por Que Pessoas Usam Essa Estratégia?

A resposta é simples: o uso de link farms ou PBNs é feito para manipular o algoritmo do Google e essa é uma clara violação das diretrizes do buscador. Mais cedo ou mais tarde, ele descobre quem usa esse tipo de estratégia e acaba penalizando esses sites.

Portanto, se alguém te disser que conhece uma PBN ótima, à prova de penalização, desconfie. Nenhum lugar é à prova de penalização do Google, ele conta com inúmeros PHDs que vão descobrir onde estão esses links, quem é o dono do domínio, qual o servidor, o IP e até mesmo se vários sites têm o mesmo padrão de escrita e linkam para o um mesmo site. Enfim, mais dia, menos dia você será descoberto.

Cuidado com Quem Você Contrata

Nosso CEO diz que é importante falar disso porque existe uma verdadeira legião de pessoas, e até mesmo agências, que recomendam farm links ou PBNs para crescer nos resultados. Esse crescimento é artificial e gera problemas com o Google, então será que realmente vale a pena?

A Agência Mestre já recebeu vários prospects que passaram por essa situação. São pessoas que contrataram “profissionais” que fazem esse tipo de estratégia para adquirir links e acabaram tendo o site da empresa penalizado. Então tenha muito cuidado com as pessoas que você contrata!

Existe apenas um caminho para conseguir links: usando estratégias honestas, como criar conteúdo de qualidade, estimular sua audiência, criar ativos e investir em listas de e-mail. Se se o seu conteúdo e solução forem bons, pode ter certeza que vai atrair links naturalmente!

Esperamos que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas. Caso tenha ficado com alguma, deixe nos comentários. Comente também sobre qual assunto você gostaria de ver nosso CEO, Fábio Ricotta, falando em um vídeo!