Ferramentas

Network Graph: Nova Ferramenta de Análise de Links da Semrush

Por Raquel Pereira

Comece a utilizar a Network Graph da Semrush para analisar as possibilidades de backlinks mais relevantes para o seu site.

Raquel Pereira

A Semrush acaba de lançar sua nova ferramenta de análise de links, a Network Graph. Com ela, os profissionais poderão criar um quadro geral das oportunidades de backlinks utilizando um gráfico para examinar o perfil dos links e avaliar o valor de cada site em potencial. Confira como aproveitar ao máximo o potencial desse lançamento!

Como funciona a Network Graph?

O objetivo da ferramenta é ajudar os profissionais a identificar problemas em potencial nas redes de links, bem como a quantidade de backlinks relevantes para o nicho daquele site.

Fonte: Blog da Semrush

Durante muito tempo, esse trabalho era realizado manualmente, observando cada link individualmente. A proposta da ferramenta é otimizar o trabalho, mostrando um panorama completo dos links disponíveis, tornando mais simples a tarefa de identificar aqueles com melhor potencial para backlinks.

De acordo com a Semrush:

“Você não precisará gastar horas investigando backlinks e não precisará vasculhar linhas de dados. Em vez disso, você pode obter a impressão completa em segundos.”

Para coletar as informações necessárias, a Semrush estuda os dados de Backlink Analytics nas seguintes etapas:

  • ao incluir um link na barra de pesquisa da ferramenta, a Semrush analisa quais são os links mais significativos, reunindo uma pontuação de autoridade para cada domínio e a frequência de backlinks para o seu site e para outros. Quanto mais links para o seu site, mais relevante o domínio será;
  • são analisados até 12 links de primeiro nível, 10 links de segundo nível e 8 links de terceiro nível para cada domínio listado na rede, totalizando 960 possíveis sites identificados por link pesquisado;
  • a ferramenta classifica a rede de links como “moderada”, “relevante”, “respeitável” ou “tóxica”, de acordo com a soma das pontuações. Essa classificação determina a saúde e relevância dos domínios encontrados.

Fonte: Blog da Semrush

Basicamente, quanto mais links respeitáveis, relevantes e confiáveis, melhor será a classificação da rede em questão. Os sites mais relevantes para aquele link serão marcados em verde e será incluída uma porcentagem mostrando a relevância de cada domínio.

Vantagens de utilizar a Network Graph

De acordo com a Semrush, esse novo recurso possibilita uma melhoria no dia a dia de trabalho dos profissionais de marketing e SEO, que realizam o trabalho de pesquisa e análise de links externos.

O gráfico pode ser utilizado para:

  • economizar tempo ao verificar a autoridade e as conexões de um possível backlink;
  • ilustrar visualmente a rede de domínios de referência ao seu site, mostrando a possibilidade de backlinks entre eles;
  • identificar os níveis de links que apontam para o seu site;
  • encontrar informações sobre a integridade de links de um site ou conexões de redes de blog privados (PBN) e esquemas de link (black hat SEO).

Com o relatório, é possível encontrar e avaliar a criação de uma estratégia de links externos com diversos domínios, entender quais sites são bons parceiros de divulgação e descobrir quais domínios estão vinculados aos seus backlinks ou aos backlinks dos seus concorrentes.

Além disso, é possível identificar sites maliciosos ou que não respeitam as políticas de Spam do Google, para evitá-los em sua estratégia de SEO.

Como a classificação das redes de links impactam meu site?

O gráfico de rede deve mostrar a visualização geral de uma rede de links, possibilitando que um profissional visualize rapidamente se aquela é uma rede confiável para trabalhar seus backlinks ou não.

Os principais sinais a serem observados são:

  • pontuação de autoridade dos sites: isso mostrará quais sites têm backlinks de confiança, de acordo com as características requeridas pelo Google. Pontos maiores indicam maior autoridade, enquanto pontos menores indicam menos autoridade;
  • pontuação de relevância: para determinar se os domínios são relevantes para o seu nicho, a ferramenta classifica os pontos em diferentes cores, sendo os verdes altamente relevantes e os vermelhos altamente irrelevantes e não confiáveis;

Os pontos cinza indicam que os sites podem possuir autoridade, porém não estão relacionados ao seu nicho. Dessa forma, eles devem ser evitados, considerando que um dos maiores fatores de classificação para o Google é a relevância do conteúdo.

Exemplos de gráficos de rede

Um gráfico de rede pode ser “suspeito”, “respeitável” ou “moderado”, variando de acordo com a relevância dos domínios de referência. Alguns exemplos compartilhados pela Semrush são:

Gráfico de Rede Respeitável

As redes respeitáveis são compostas, basicamente, por pontos cinza (backlinks saudáveis, apesar de não estarem relacionados ao seu nicho), pequenos pontos verdes (um link de relevância tópica menor para o seu nicho) e grandes pontos verdes (links de grande relevância para o seu domínio).

Fonte: Blog da Semrush

Nesse caso, a rede é considerada saudável e altamente relevante, pois conta com 42% dos domínios com autoridade para os backlinks. Ou seja, esses são ótimos alvos para uma estratégia de link building.

Gráfico de Rede Moderada

Uma rede moderada, apesar de possuir vários links confiáveis e relevantes, apresenta alguns pequenos pontos vermelhos (potencialmente perigosos).

Fonte: Blog da Semrush

Na imagem acima, é possível perceber que a porcentagem de links relevantes para aquele nicho é bem menor (29%) e existem links potencialmente prejudiciais para a estratégia de links externos.

Ainda assim, esse gráfico traz boas oportunidades de criação de links, contanto que o profissional desconsidere os links em vermelho.

Gráfico de Rede Suspeito

Uma rede com vários links vermelhos pode significar um esquema de links ou um blog PBN (Private Blog Network ou Rede Privada de Blogs), o que pode ser considerado como uma estratégia de spam pelo Google.

Fonte: Blog da Semrush

Dessa forma, essas redes são consideradas suspeitas, pois apresentam muitos links irrelevantes para o seu nicho, bem como links que podem ser considerados perigosos. Essas redes devem ser descartadas para linkagem, pois não ajudarão na estratégia de SEO.

É possível observar o gráfico de rede dos meus concorrentes?

A análise dos concorrentes é muito importante em estratégias de marketing digital, pois ela ajuda a identificar oportunidades de melhoria que seu domínio ainda não estava fazendo.

Por isso, a Semrush possibilita que o Network Graph seja utilizado para realizar uma análise competitiva de links, comparando com os seus concorrentes. Dessa forma, a localização de mais oportunidades de links pode ser expandida, visto que os pontos verdes dos concorrentes podem ser relevantes para a sua estratégia também.

Para identificar oportunidades em potencial, é preciso se atentar aos grandes sites relevantes e aos pequenos sites com maior relevância.

Um site grande pode ser uma boa oportunidade, pois é amplamente popular e atrai uma boa quantidade de visitantes, no entanto, ele pode possuir muitos backlinks, o que faz com que a sua relevância seja menor.

Fonte: Blog da Semrush

Os sites mais nichados, por outro lado, mesmo sendo menos populares conseguem apresentar uma quantidade mais relevante de backlinks, o que sinaliza para buscadores como o Google de que aquele conteúdo se preocupa mais com a qualidade de seus links.

Fonte: Blog da Semrush

Ou seja, os links deste domínio são mais relevantes para o seu conteúdo, o que melhora a experiência do usuário e é considerado mais valioso em termos de SEO.

Experimente a Semrush gratuitamente

Você gostaria de testar a ferramenta da Semrush por 7 dias gratuitos? Clique aqui e tenha acesso a uma das melhores ferramentas de SEO e Marketing Digital do mercado.

LEIA MAIS

Táticas Avançadas de SEO e Links Patrocinados com o SEM Rush

Depois de anunciar a abertura do SEM Rush no Brasil, confira neste artigo alguns táticas avançadas do uso do SEM Rush para apoiar a sua estratégia de SEO e Links Patrocinados.

Google Trends — Descubra Tendências de Busca

Saiba o que é e como utilizar o Google Trends, uma ferramenta que irá ajudar você a descobrir novas palavras-chave a serem exploradas. Confira!

O Que Todo Profissional de Mídia Deve Saber Sobre Machine Learning e IA

Neste artigo você vai descobrir o que todo profissional de mídia precisa entender sobre machine learnig e inteligência artificial!

Já pensou em fazer parte do nosso time de mestres?