Técnicas Diferentes Para Ganhar Bons Links

link-building

Olá leitores da Agência Mestre, no meu primeiro artigo neste site gostaria de compartilhar com vocês um pouco do que tenho lido sobre técnicas para ganhar links, também conhecidas como técnicas de Link Building.

É de conhecimento de todo profissional de SEO que uma página com links de qualidade apontando para ela é mais bem posicionada nos motores de busca, por isso há uma grande dedicação quanto ao ganho de links para as páginas de um site.

Muito se fala sobre as técnicas mais comuns de link building, um exemplo é o artigo do Frank Marcel: “Link Building – Construindo o Sucesso“. Por aqui, vou comentar sobre algumas técnicas que não são normalmente citadas na maioria dos artigos sobre link building, mas trazem resultados muito bons para sua página. Vamos à elas.

Compartilhe Conteúdo de Outras Fontes

Não tenha medo de compartilhar informações da sua área que sejam escritos por outras fontes. Fornecendo informações relevantes você fica com a reputação de uma pessoa que divulga conteúdo de qualidade e ainda pode conseguir de volta links de qualidade caso a página para qual você fez um link resolver retribuir.

Consiga links das Universidades

Este item é um pouco difícil de se cumprir, mas os resultados são ótimos, pois links com domínios educacionais (domínios .edu) são mais fortes que os domínios convencionais (domínios .com, .com.br, etc.) – se não pela TLD em si (.edu), então pelo fato de sites de instituições educacionais receberem muitos links de qualidade. Se sua página puder de alguma forma ser útil para o site de alguma universidade, entre em contato e tente conseguir um link dela.

Seja Conhecido e Reconhecido por Sites de Notícias

Quando se trata de conseguir links para um site, nossa rede de contatos é muito importante. Se você conseguir que os sites de notícias fiquem de olho no seu site, certamente conseguirá links quando alguma notícia relacionada à sua área de atuação acontecer. Mas cuidado, não seja agressivo e insistente, pois você não quer ficar marcado como aquele site que incomoda enchendo a caixa de email dos outros pedindo links.

Ofereça Algo de Valor

Oferecer uma informação importante, uma widget útil, ou até cupons de desconto, são ótimas maneiras de ter outros sites linkando para o seu e além do mais, essa é a maneira que uma search  engine quer que os links ocorram – o visitante de um site acha um conteúdo interessante e faz um link em seu próprio site.

Ajude uma Organização sem Fins Lucrativos

Sua empresa pode fazer algo ou escrever algum conteúdo que seja útil para uma ONG? Se pode, então faça! Além de fazer a coisa certa você pode ganhar mais um link relevante para sua página.

Aproveite as Oportunidades

Em uma campanha de Link Building, você não precisa se prender a um conjunto de regras e agir apenas por ele. Vale a pena inovar, buscar novas oportunidades, mas tudo isso de uma forma honesta e sem Black Hat.

Um exemplo de sucesso e criatividade na busca por links é o de Shaun Anderson, que conseguiu vários links de qualidade em pouco tempo com uma estratégia simples: ao saber que um domínio expirado ocupava um bom rankeamento para um termo que lhe interessava, ele descobriu quais páginas faziam links para este domínio e entrou em contato com o dono delas, avisando que aquele domínio estava expirado e que ele tinha um conteúdo do mesmo tipo.

Resultado: como links quebrados não são nem um pouco interessantes para uma página, Shaun ganhou vários links e ainda foi agradecido pela informação.

Lembre-se: o sucesso em uma campanha de link building está na qualidade e relevância dos links que recebemos e, para consegui-los, devemos oferecer um bom conteúdo. Também é importante ser participativo e atualizado sobre sua área de atuação, assim como interagir com as pessoas da sua área de interesse.

Se você tiver alguma sugestão ou alguma expêriencia para dividir, deixe um comentário. Sua opinião é muito importante! Até a próxima amigos leitores!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

22 Comentários para “Técnicas Diferentes Para Ganhar Bons Links”

  1. Daniel Docki

    José Mário,

    Parece simples até lendo seu artigo, hehe
    Sobre as universidades, na pagina inicial delas é meio complicado, aqui a empresa consegue isso é patrocinando eventos que são feitos pelos cursos e dai é criado uma pagina para esses eventos aonde ficam os banners, links etc… dos patrocinadores.

    Responder
  2. Alexandre Brendim

    Eu já tentei links em .edu mas realmente é bem difícil, será que não existe uma relação de sites assim, que sejam flexíveis a colocar links?

    Responder
  3. José Mário

    Olá Daniel,

    A idéia é bem simples mesmo, o que leva tempo é conseguir uma boa reputação, o que você consegue fornecendo conteúdo de qualidade e criando relações com as pessoas da sua área. SEO não é um bicho de 7 cabeças, é uma questão de paciência e dedicação.
    Gostei muito da sua idéia de patrocinar eventos de universidadades, ajudar na divulgação de conhecimento é sempre uma boa coisa e se fazer!

    Abraços amigo!

    Responder
  4. José Mário

    Olá Alexandre,

    Realmente, conseguir links .edu não é fácil, mas não é recomendável procurar serviços que ofereçam links .edu, pois isso não é bem visto pelos buscadores e está sujeito a punição ou até banimento do seu site pelos links.
    O melhor a se fazer é conseguir esses links aos poucos e da forma mais natural possível, assim como fez o Daniel Docki.

    Abraços amigo!

    Responder
  5. Ebomi

    Realmente é algo que eu iniciei a 3 semanas utilizando as técnicas de Seo e otimização daqui do site mestreseo. Uma pergunta demora para o google reconhecer as redes sociais e sites de notícias para fazer essa contagem?

    Eu fiquei quase 5 meses se atualizar meu blog, pois estava estudando para concurso. agora eu utilizo das tecnicas de SEO, tinha mais ou menos 120 postagens com uma média de 120 visitas únicas diárias, resolvi envestir em keywords, etc… hoje meu blog recebeu 400 visitas únicas, mas o rank e a contagem de links externos continua a mesma coisa, e tem um site que está apontando para meu com 1000 links, mas eu nunca linkei lá, pode me tirar por favor essa dúvida que me persegue. Obrigado sempre que posso volto aqui para ler a mesma matéria até entender do assunto. Sucesso!!!

    Responder
    • José Mário

      Olá Ebomi!

      Há 2 detalhes a se observar:
      1. quando o Google acha os links
      2. quando o Google mostra no Webmasters Tools que achou os links

      E para nenhum dos dois existe um padrão de tempo.
      Normalmente, quanto maior a frequência de atualização de um site, mais vezes ele visita esse site, então, quanto maior a frequeência de atualização, menos tempo demora para que o Google encontre novos links em um site.Ou seja, em redes sociais o conteúdo é sempre atualizado, entao a indexação não deve demorar, uma dica é checar o cache que o google tem do site, isso dá uma boa idéia da frequência de visitas.
      Espero ter ajudado.

      Sucesso!!!

      José Mário.

      Responder
  6. rogerio

    Eu acho que não adianta colocar artigos copiados ou utilizar artigos de outros sites, isso penaliza seu site por que a pessoa que já leu o mesmo arquivo não vai confiar em seu site e ler novamente. Você tem que criar seus próprios artigos, use suas próprias palavras na hora de escrever um artigo. Mesmo que seja igual, mas com palavras diferentes e idéias novas sobre o assunto, não tenha medo de escrever sobre o assunto!

    Responder
  7. Diego

    Na verdade, matt cutts deixou claro que um link é um link, não importa .com, .br, .org, .edu, etc.

    Mesmo pessoa. A diferença que matt citou é devido o pagerank desses sites. (independendo da extensão do domínio.)

    Responder
  8. Erick

    Olá pessoal,

    Iniciei com as técnicas em SEO recentemente, e desculpe minha ignorancia, mas realmente não consegui entender o porque que o Google não referencia nenhum link ao meu site. Para a divulgação da empresa, iniciamos um processo de cadastrar em portais de serviços e etc, mas o google não referencia estes links…por que? Poderiam me ajudar/

    Responder
    • Frank Marcel

      O que você quer dizer com “o google não referencia estes links”?

      Ele não mostra os links? Se for isso, onde você está procurando estes links?

      Responder
  9. Jackson Jorge

    Frank,

    Show de bola o post, realmente algumas dicas alí eu não tinha pensado! Mas fiquei na dúvida quanto à questão da TLD .edu, isso é real, realmente tem peso maior? Como, ou através de qual fonte segura podemos confirmar isso?

    Outra dúvida que tenho é sobre a utilização do www ou não nos links, por exemplo o meu blog automaticamente inclui o www, então para termos de acesso não faz diferença eu colocar ou não, mas como isso conta no ranking ou referencia para os mecanismos de busca?

    Muito obrigado pelos posts de ótimo conteúdo e se puder tirar essas dúvidas eu agradeço muito.

    Responder
    • Frank Marcel

      Jackson, atenção a frase que segue a afirmação sobre TLD .edu: “se não pela TLD em si (.edu), então pelo fato de sites de instituições educacionais receberem muitos links de qualidade” – sites .edu trocam link entre si, recebem links .gov, .mil e isso acaba dando muita relevância a eles. Essa é a constatação de que sites .edu sejam relevantes.
      O Google sempre declara que não existe diferença e eu nunca vi nada, além da constatação de links mesmo, que indique privilégios para site .edu.

      Sobre o www, independe para rankings a presença dele ou não na URL. O importante é você definir se as URLs vão ter ou não o www e, definido, que seja a única forma de acesso para não gerar conteúdo duplicado.

      site.com.br/pagina e http://www.site.com.br/pagina é um caso muito comum de conteúdo duplicado em um site. O correto é fazer o redirecionamento 301 de uma versão para outra.

      Responder
  10. Jardel Xavier

    Primeiro Parabéns pelas dica, todas muito boas, mas duas me chamaram atenção a idéia de Shaun Anderson de trabalhar os domínios expirados é uma ótima técnica, e conseguir links de Universidades e Instituições .edu, que trazem sempre alta relevancia são duas maneira muito boas e que requerem dedicação, pois os resultados devem ser realmente bons. obrigado pelo artigo.

    Responder
  11. Henrique

    Vc realmente é demais sobre tecnicas seo aprendi muito e gostaria de saber abaixo de todas as minhas postagens eu coloquei link para esta postagem, o que queria saber é isso é bom ou atrapalha na divulgação do meu blog?

    Responder
  12. Diego

    Pelas dicas apresentas concerteza a que fala do exemplo de procurar por outras alternativas como as dos links quebrados foi bem legal. Prova que com criatividade conseguimos ótimos links.

    Responder
  13. Jonas Mirante

    Tenho uma dúvida simples, quando se comenta um post de um blog qualquer e coloca o site no formulário, ele vem com nofollow? Todos são assim? Valeu Abs

    Responder
  14. Alex

    Muito bom o site em geral! já li varios artigos!

    Gostaria de resaltar também que uma coisa que ajuda é ter no nome do dominio, uma palavra chave! isso me fez ir para primeira pagina em literalmente dias!

    sou corretor de imoveis, quando consegui um dominio onde no nome usei uma palavra chave isso me fez rank up mais rapido, logo em seguida fiz um redirect 301 para nao perder o rank do dominio anterior em outras key words!

    Responder
  15. João Karim

    Olá mestre SEO, desenvolvo websites para empresas aqui em Minas Gerais em joomla e sempre coloco no footer uma imagem linkada ao meu site.
    Isso é interessante? ou devo colocar somente um link texto com uma tag description?

    Obrigado!

    Responder
  16. Bruno Mazetto

    Estou analisando uma possível parceria em um Blog para inclusão de um anúncio de minha corretora para, além de gerar cliques, aumentar meu pagerank.

    Minha dúvida é: O google poderia entender como Black Hat, tendo em vista que o anúncio será inserido em todas as páginas do Blog?

    OBS: Meu site é sobre Corretora de Seguros e o Blog sobre veículos.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>