Sitemaps: O que são sitemaps?

Hoje falaremos um pouco sobre o que é um sitemap e porque eles são tão importantes no SEO de um site.

Existem dois tipos distintos de sitemap, os tradicionais e os de search engine, logo mais explicaremos detalhadamente cada um deles. Você pode observar o que é como funciona um sitemap na nossa seção sitemap. Sitemaps podem ser vantajosos tanto para o crawler, que indexa conteúdo e “compreende” o site muito mais facilmente quanto para humanos, que podem encontrar tudo o que há no site com poucos clicks.

Sitemaps tradicionais

É uma página HTML que possui links para várias páginas do seu site. É basicamente feito para humanos, porém, facilita e muito o trabalho do crawler.
Já é sabido que o crawler não dá muita relevância para páginas muito profundas do seu site, ou seja, páginas em que o usuário deve dar muitos clicks para chegar. Para essas páginas o sitemap é especialmente importante, pois ele ajuda a dar uma relevância maior a essas páginas, que poderiam estar sendo consideradas pouco significantes para o crawler.
Para sites muito grandes é aconselhável fazer múltiplos sitemaps, divididos em seções, para que não haja muitos links em uma página (o Google recomenda no máximo 100 links por página).

Search Engine Sitemaps

Esse tipo de sitemap não foi desenvolvido para humanos, são feitos para facilitar o serviço do crawler, podendo ser gerados a mão ou dinamicamente. Vale lembrar que os search engine sitemaps, não provêm links, então eles não irão influenciar no page rank da página. Enquanto os sitemaps tradicionais provêm dezenas de links, melhorando o SEO e ranking do site.
Os search engine sitemaps não substituem a varredura tradicional do crawler, a função deles é “avisar” o crawler quando há conteúdo novo na página e então, o crawler chegará mais facilmente para indexar essa página.

Conclusões

Devido a esses fatores é extremamente recomendável possuir os dois tipo de sitemap no site. Vale ressaltar que os sitemaps são grandes aliados quando seu site tem um conteúdo roubado. Ou seja, se você possuir um sitemap, seu conteúdo vai ser indexado muito mais rapidamente e será dada a devida autoria. Enquanto o ladrão de conteúdo vai perder crédito, podendo até ser punido.

Veja como é feito o posicionamento de sites. Obrigado, e até o próximo post!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo
  • Bom post, mas faltou explicar uma forma automatizada de fazer os dois tipos de sitemaps.

  • Realmente faltou mesmo,mas as explicações foram boa,só falta completar.

  • Pingback: Glossário SEO e SEM | SEO Dicas()

  • Pingback: Formatação dos Sitemaps | SEO Dicas()

  • Pingback: Wordpress SEO: Criação do Mapa do Site | MestreSEO()

  • Pingback: Como criar uma navegação eficiente no seu site | Mestre SEO()

  • Fala aí Rafael,
    Tenho uma dúvida, quando o Google Webmaster informa a segmente informação:
    Total de URLs no sitemap: 30
    URLs indexados no sitemap: 27

    Ou seja, o site tem 30 páginas mas o google só indexou 27. O que fazer para o Google indexar todas as páginas?

  • Olá Demétrios,

    Veja se não existe nenhum problema com o robots.txt limitando o acesso as URLs.

  • Fala aí Fábio,

    Já verifiquei o Robots e não tem nada que bloqueia a página!!!
    Eu já vi isto acontecer em outros sites também…

    Dúvida 2:
    Quando se tem uma página indexada pelo Google porém a mesma não aparece nos resultados da busca, mesmo procurando por uma frase tirada da página. A primeira coisa que vem a cabeça é que esta página foi punida, mas ao analisar o código fonte percebe-se que não há nada de errado !!!
    Neste caso o que deve se fazer ?

  • E também se não está presente a tag noindex, se não é link quebrado (404), algum redirect mal feito, etc, etc…

  • Olá Demétrios,

    Como são poucas páginas não indexadas, você poderia verificar uma a uma e descobrir quais estão com problemas. Dê uma analisada nelas e no código de redirecionamento delas. As vezes pode ser um problema destes.

  • Qual é a melhor ferramenta para criar sitemaps para sites com muitas urls?

  • Olá Fábio, você sabe como me auxiliar ou mesmo algum tutorial para eu me inscrever no Google News, pois criei um sitemap para noticias e ele não rolou porque tenho que me inscrever no Google News.