SEO: O que fazer com páginas de conteúdo ultrapassado?

Olá pessoal!

Hoje vou falar um pouco sobre o que fazer com a página do seu site se o conteúdo não tem mais utilidade para o usuário porém está página tem um peso significativo para seu site em relação a quantidade de inbound links, ranking e tráfego. Por exemplo, você tem um site de venda de roupas e um determinado modelo de camiseta já não é mais vendido. Então, o que pode ser feito com a página deste produto de forma que seja útil tanto para o usuário quanto para o SEO do site?

Aí vão três opções do que pode ser feito com a página do produto antigo:
SEO Dúvidas

  • Utilizar o redirecionamento 301 para a página de um produto que seja muito relacionado ao produto antigo. Dessa maneira, será útil ao usuário e a nova página herdará o peso da página anterior. Porém, essa solução só é viável se os produtos forem realmente muito parecidos. Não vai me redirecionar um página de camiseta para uma de calça. Não tem nada mais chato quando você tá procurando um determinado assunto e o site te redirecionar para outra página que não tem nenhuma relação com o que você estava procurando.
  • Manter a página adicionando uma seção de produtos relacionados em local visível. Claro, alguns itens da página devem ser modificados como no caso do site de vendas o botão de “comprar” do produto que não é mais vendido deve ser retirado. E não esqueça de deixar bem claro que o produto não é mais vendido. Assim, o cliente é forçado a clicar para visitar a página de outro produto. Desse modo, você pode correr o risco de perder clientes em potencial.
  • Colocar um novo conteúdo na URL do produto que não está mais disponível. Contudo, como já foi dito antes, só pode ser feito para produtos muito parecidos e que a URL não denuncie, ou seja, colocar o conteúdo de uma calça em uma URL www.seusite.com.br/short

Se este não é o seu caso mas mesmo assim você quer re-otimizar o seu conteúdo para conseguir mais visita, então implemente as técnicas de SEO já divulgadas no Agência Mestre blog, cuidado com o black hat, verifique a usabilidade do seu site e otimize o conteúdo escrito para não perder o visitante.

Não esqueça de assinar nosso feed e não deixe de participar da promoção Agência Mestre leva você ao SMX.

T+…

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Um Comentário para “SEO: O que fazer com páginas de conteúdo ultrapassado?”

  1. Web Designer Demétrios

    Dúvidas: Eu fiz um redirect 301 de uma página PHP para outra em PHP há uns 5 dias, a antiga tinha page hank 2. Acontece que a nova não tem page hank atribuido (“Não há nenhuma informação de page hank”). A nova página fala sobre a mesma coisa que a antiga, com algumas modificações, claro.
    Quanto tempo leva em média para ser avaliada?
    Ao ser avaliada detectará que a mesma tem uma outra página de page hank 2 sendo redirecionada pra ela e que precisar ser herdado o page hank 2 da antiga?

    Estas são minha dúvidas. Valeu!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>