SEO: Evite Erros, Não Perca Dinheiro

Olá pessoal!

Hoje vou falar sobre alguns erros que prejudicam o SEO de um site. Mas não estou falando de pequenos defeitos e sim de erros que impedem que seu site alcance todo seu potencial com os search engines. Em outras palavras, são erros fatais para o sucesso e se cometidos prejudicam seu site afetando diretamente o tráfego vindo dos search engines.

SEO ErrosSe você tem um site com o intuito de ganhar dinheiro, então fique de olho nesses erros para não perder dinheiro.

1. Ter a navegação do site feita em JavaScript ou outro meio que de dificultam o acesso dos spiders.

Existem muitos sites que tentam fazer uma navegação “da hora” para o site, mas que os search engines não conseguem ver. Consequentemente, existirá uma dificuldade muito grande de indexar as páginas. Então, procure fazer uma navegação para visitantes e buscadores.

2. Não focar nenhuma keyword no conteúdo da página ou fazer keyword stuffing.

Para melhorar o posicionamento da página do seu site para uma determinada keyword é preciso que esta keyword esteja presente no conteúdo da página. Não adianta colocar a keyword somente na meta tag e achar que sua página está otimizada. Ou repetir a keyword zilhões de vezes no conteúdo da página e achar que colocar muitas ocorrências da keyword é melhor do que colocar uma só. Repetir exageradamente uma mesma keyword no conteúdo da página é uma técnica de black hat chamada keyword stuffing. Então, neste caso, tem que usar o bom senso, nunca demais, mas também não esquecer de colocar.

3. Otimizar somente a home page.

Otimizar somente a home page é melhor que nada. Mas não é o suficiente para aumentar o trafégo vindo dos search engines. O importante é otimizar cada página do site para seu conjunto de keywords.

4. Dificultar o acesso às páginas do site através da arquitetura.

Se para chegar a uma determinada página é necessário muitos cliques então reveja a arquitetura do seu site, pois ela está comprometendo a usabilidade do site. Você pode estar dificultando o acesso a páginas importantes, tanto o usuário quanto o spider terão dificuldade em encontrá-las.

5. Páginas com o mesmo conteúdo em diversas URLs.

Se for possível chegar a um mesmo conteúdo do seu site através de mais de uma URL, então você está gerando conteúdo duplicado.

Por exemplo, se for possível acessar a home page do seu site através das URLs:

  • www.seusite.com.br
  • www.seusite.com.br/index.php
  • seusite.com.br

Então, faça canonização de URLs a fim de que o conteúdo do seu site seja alcançado somente através de uma URL.

Ficou alguma dúvida? Comente. E não esqueça de assinar nosso feed.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

8 Comentários para “SEO: Evite Erros, Não Perca Dinheiro”

  1. Nathalia

    Oi Alexandre…

    Obrigada pelo comentário… Fico feliz em ter ajudado.. Continue lendo nossos post que você encontrará outras dicas interessantes…

    T+…

    Responder
  2. Web Designer

    Dúvida sobre o mesmo conteúdo em várias páginas:
    Tem muitos sites que no final da página ou no começo sempre aparece um mesmo texto, porém no no restante da página muda, isso pode ser considerado conteúdo duplicado? Existem alguma TAG para inserir neste paragrafo/trecho que se repete em várias página, para não ser indexado pelos buscadores, ou seja, indexa a página, menos o paragrafo X?

    Responder
  3. Vladimir

    Olá,

    Muito obrigado pelas dicas, trabalho em uma agência digital estou migrando para área mais comercial do que tecnológica, e estas dicas me ajudaram bastante a fixar alguns conceitos importantes.

    Parabéns,

    Responder
  4. Selva

    Olá Nathalia,

    Muito obrigado pelas dicas, estou com uma dúvida se por exemplo eu inserir em minhas keywords palavras como : máquina de suco de laranja, máquina de suco, máquina para laranjas, estas palavras são as chamadas keywords stuffing?

    Obrigada

    Abço

    Selva

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>