O Que São Rich Snippets e Como Posso Obtê-las?

Talvez você já tenha notado que, além dos resultados de busca, o Google tem mostrado algumas estrelas e dados diferentes. Para entender melhor como eles funcionam, confira o que são rich snippets, o nome dado às informações extras mostradas pelo buscador, e descubra como você pode obtê-las!

O Que São Rich Snippets?

Embora sejam representadas por número ou símbolos, como estrelas cinzas e amarelas, as rich snippets são informações que complementam os resultados de buscas. Porém, não é qualquer site que as têm. Para que tais dados sejam exibidos no Google, é preciso fazer marcações específicas no código da página.

Isso tudo começou em 2009, quando o Google anunciou que ele conseguia entender algumas informações desde que elas estivessem estruturadas e marcadas. Mas, desde então, muitas mudanças aconteceram e um padrão foi criado.

Entenda o Padrão Schema.org

Agora que já sabe o que são rich snippets, é importante saber que o Schema.org foi desenvolvido em uma força tarefa entre Google, Microsoft e Yahoo, com o objetivo de formatar quais seriam os padrões de marcações aceitos.

Com isso, os webmasters começaram a mapear os sites de acordo com o Schema e, até hoje, esse é o padrão utilizado pelo Google e principalmente pelo Bing para entender e extrair os dados de forma rica.

Quais as Funcionalidades das Rich Snippets?

Com a criação do Schema.org, existem padrões que são utilizados para identificar artigos, para indicar que determinada página pertence a uma organização, exibindo o nome da empresa, para mostrar o logo correto da companhia e até mesmo o endereço. Por isso, a principal funcionalidade das rich snippets é que o Google não precisa deduzir as informações. Se você utilizar as marcações corretas, os mecanismos de busca vão encontrar tais dados e vão exibi-los em seus resultados.

Outra informação bacana é a indicação dos perfis de redes sociais, feitos através de marcações estruturadas que podem ser realizadas no Schema.org. Já para um e-commerce, a vantagem de conhecer o que são rich snippets e de usá-las é que é possível marcar nome, descrição, preço e até depoimentos sobre determinados produtos, informações que são ricas para qualquer segmento.

Além disso, para quem publica conteúdos, é possível fazer uma marcação dentro dos artigos para identificar qual o título e qual o corpo do texto, o que faz o Google distinguir ambos os pontos de forma mais rápida e pode até beneficiar o site.

Sendo assim, e uma vez que essa é a era da organização da informação, dar dados ricos para os mecanismos de buscas deve ser prioridade. Então, continue navegando pelo blog da Agência Mestre e confira também o Schema e suas aplicações em SEO.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>