Otimização para Datas Especiais

É bastante óbvio que em datas especiais (feriados comemorativos e afins) há um aumento de movimentação comercial, compras, vendas, etc. Toda essa movimentação, naturalmente, se reflete no volume de buscas. As pessoas começam a procurar mais e com mais frequência, repetidas vezes sobre o tema de determinado feriado ou data comemorativa.

Assim, todos envolvidos em uma ou mais datas tem de estar preparados para, quando o dia se aproximar, o site já estar bem posicionado. A questão é: quando começar? E como se preparar?

Pesquisa de Palavras-Chave

Tudo, como sempre, começa com uma pesquisa de palavras-chave para se conhecer com o que exatamente você vai trabalhar. E para se estimar um momento para se começar a investir em keywords específicas, é interessante escolher um conjunto de palavras referentes à data e testá-las no Google Insights:

insights natal pascoa namorados

Na imagem acima, testei 3 palavras referentes a 3 datas diferentes para ter uma idéia de um comportamento geral: as buscas sobre um tema se iniciam muito antes da data em si, pelo menos 1 mês antes. É o que está indicado nas setas em verde.

As buscas por páscoa (abril) se iniciam ainda em fevereiro; as buscas sobre o natal (dezembro), aquecem já em outubro; e sobre o dia dos namorados (junho), na virada abril-maio.

O site que já não estiver pronto e otimizado objetivamente sobre as keywords para a respectiva data no limiar de início das buscas (por exemplo, outubro, para o Natal), está atrasado. Do outro lado, é óbvio que não se deve parar o SEO simplesmente por terem começado as buscas.

Ainda no Insights, é possível obter outras informações preciosas para se ganhar espaço nos resultados de busca: sugestões de palavras. Mas para isso, faça uma nova pesquisa na ferramenta:

insights por periodo

Desta vez, use a comparação por período e selecione um intervalo que inclua todo o período de movimentação sobre o tema. Neste caso, escolhi a palavra-chave “presentes de natal” e o intervalo de outubro de 2009 à janeiro de 2010, englobando toda a movimentação sobre a palavra.

Com essa pesquisa realizada, confira as sugestões de termos relacionados e novos termos e, a partir destas listas, comece a planejar idéias de conteúdo, widgets, badges, link baits, promoções e toda forma possível de se adicionar novo conteúdo para o site com uma keyword da lista:

  • Pesquisas mais comuns:
pesquisas mais comuns
  • Pesquisas crescentes:
pesquisas crescentes

A lista de termos mais comuns não muda com muita frequência, mas a lista de palavras com crescimento de busca deve ser acompanhada de perto. Sempre que novos termos surgirem, é bom produzir conteúdo sobre eles.

Também há o outro lado: renovar e reaproveitar o conteúdo que já se tem no site sobre isso. Descobrir quais páginas possuem quais rankings nessas keywords e, se fizer sentido, aproveitá-las.

Durante todo o processo, deve-se ficar atento ao Google Analytics (ou à ferramenta de Web Analytics que você utilizar), tanto para pesquisar termos relacionados que geraram visitas e conversões, como para acompanhar as visitas e conversões do momento atual.

Conteúdo e Onpage SEO

Com a pesquisa de palavras-chave realizada (mas lembre-se de sempre renová-la), é hora de distribuir as palavras encontradas pelo site. Lembre-se que keywords mais concorridas devem estar próximas da página inicial. Se a página inicial não vai ser otimizada para essa keyword, então ela deve ter um link com o texto âncora perfeitamente otimizado para a página que vai competir neste termo concorrido.

Títulos, meta tags, h1, alt text em imagens, todo o básico deve ser cumprido na produção de páginas específicas, mas é importante ter criatividade. Crie mais do que novo conteúdo simplesmente, crie novos Link Baits e promoções.

Excelentes opções de Link Baiting são as listas de presentes, deixe várias listas preparadas para seus visitantes:

  • Presentes para mães
  • Presentes criativos para namorados
  • Presentes baratos
  • etc.

Estas listas funcionam muito bem para se buscar otimizar long tails.

Também para promover estes momentos especiais no site, pode-se usar a tática de descontos especiais e brindes:

  • Sorteio de brinde via Twitter
  • Descontos para usuários com mais de uma compra
  • Desconto para usuários de acordo com o volume de compra
  • Promoções e concursos
  • etc.

Promoções e concursos são especialmente interessantes pois geram uma movimentação constante no site enquanto duram, ou seja, é oportunidade para tentar ganhar o visitante com ofertas, produtos, preços, condições de pagamento, funcionamento da entrega, etc.

Conversões

Outra excelente razão para se ter o site pronto para uma data especial com muita antecipação é para se poder aproveitar o momento inicial de crescimento de buscas para testar a conversão do site e ter ainda algum tempo para otimizá-la.

Quanto mais próximo de uma data, maior fica a intenção de compra das pessoas, o que acaba facilitando uma conversão, mas ainda assim, um processo de conversão mal estruturado pode atrapalhar. Por outro lado, se o processo foi testado e otimizado com antecipação, quando o alto volume de buscas chegar, o site estará preparado.

Otimização para Datas Especiais

Alguns outros detalhes também podem ser acertados, como um layout desenvolvido especificamente para uma data comemorativa. O impacto em rankings é praticamente nulo, mas para usuários é uma ambientação interessante.

A grande questão é se preparar com antecedência, testar enquanto o grande volume de buscas não chegou e registrar todo o processo para fazê-lo ainda melhor na oportunidade que se seguir, na próxima data comemorativa.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

4 Comentários para “Otimização para Datas Especiais”

  1. renatovitorseo

    Olá Frank, muito bom o post.

    Coloquei um comentario no post do Iquel com duvidas de quando começar, mas lendo seu post tive a resposta que eu queria.

    Uma duvida. Se as buscas por presente de natal começam em outubro, quando devo começar o SEO, para que já em outubro eu fique bem posicionado.

    Responder
  2. raulrds

    Fala Frank.
    Muito bom o seu artigo cara. Deixa tube bastante claro. É fora dizendo que é um prato cheio para quem tem um ecomerce para vendas de natal ou feriados afins e também para profissionais de SEO.
    Deixa eu perguntar, quando tempo antes mais ou menos vc acha que temos que começar a trabalhar em um site para estar bem hankeado para algum feriado do tipo? julgando que o site vai ser feito do zero até mesmo a compra do novo domínio.

    Obrigado cara.
    Abraços.

    Responder
    • Frank Marcel

      Bom, para um site estabelecido você pode trabalhar ao longo do ano todo… Para iniciar algo novo ou fortalecer para um feriado específico, 3 meses acho ser um bom prazo.

      Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>