Os 10 piores erros de SEO

1. Focar keywords erradas

É um erro que muitas pessoas cometem e pior, muitas pessoas que trabalham com SEO cometem este erro. Pessoas escolhem keywords que na mente delas são descritivas, atendem o que elas imaginam de seu site, mas a grande maioria das pessoas não busca por aquele termo. A escolha da palavra-chave correta pode criar ou destruir a sua campanha de SEO. Para a escolha de keywords corretas, utilize ferramentas conhecidas e com alta eficiência como é o caso da Google Keyword Tool, utilize o Google Trends para saber decidir entre duas ou mais palavras-chaves.

2. Ignorar a tag title

Deixar a tag <title> em branco é muito comum. Este é o principal local de inserir as suas palavras-chave, mostrando ao usuário e ao buscador a importância e o foco daquela página. O Frank escreveu um post interessante sobre a tag Title, vale apena conferir.

3. Site em flash sem conteúdo HTML alternativo

O uso de Flash hoje é bem maior do que a 1 ou 2 anos atrás, é uma tecnologia muito atraente e com muita interação, mas não é nada bom para os buscadores. Os robôs de busca não conseguem ler muito bem, ou não leêm, o conteúdo dos SWFs, assim a “página” não é indexada. Mas se assim mesmo você deseja manter o seu site em Flash, ofereça uma versão estática, livre de Flash, assim os buscadores podem descobrir sobre o que seu site fala e mais, enviar mais visitas para ele.

4. Menus em Javascript

Usar Javascript para navegação não é tão ruim para o usuário, mas para os buscadores é péssimo pois seus robôs de busca não leêm Javascript pois eles são construídos na execução da página. Então se você pretende continuar usando um menu em Javascript, opte por oferecer um sitemap, assim todas as suas páginas serão acessíveis aos buscadores.

5. Perda de manutenção e consistência

SEO é uma filosofia contínua, não é uma receita de bolo que você faz e acaba. Muitas pessoas acreditam nesta receita. Fez e acabou. Você deve sempre atualizar o seu site com as técnicas mais novas, dar uma manutenção contínua e organizar, principalmente, o seu conteúdo, de forma que ele sempre seja novo e relevante.

6. Alta concentração de keywords na tag meta-keywords

Muitas pessoas acham que ajustar somente a meta keywords e a meta description e o seu site está ótimo no SEO. O pior é quando para “otimizar” coloca-se uma lista interminável de palavras-chave. Isto não ajuda o seu site, pelo contrário, pode trazer uma punição para o seu site. Coloque na meta keywords, as principais palavras chave que a sua página possui. Na meta description, coloque claramente o assunto que sua página fala.

7. Usar apenas imagens nos headings

Um conceito geral é que imagem parecem mais elegantes que um texto puro. É, isto é verdade, mas um erro comum é colocar uma imagem no lugar do texto de uma tag <h1>, <h2>, … isto é prejudicial para a otimização do seu site, pois uma imagem não possui o mesmo valor que um texto dentro das tags h’s. Se mesmo assim você considerar que imagens são mais bonitas, pense em utilizar a técnica de Imagem Replacement.

8. Ignorar URLs

Importar-se com a sua URL é um grande fator para o sucesso do seu site. Já mostramos em alguns posts como otimizar a sua URL. Considere um fator diferencial a escolha de um domínio com a sua palavra-chave principal e a nomeclatura de uma página corretamente.

9. Spam de backlinks

Existe aquela famosa receita de bolo para SEO que muitas empresas oferecem: “Cadastramos seu site em 5.000 diretórios”. O importante não é a quantidade de links que você recebe, mas sim a sua qualidade. Se você possui 1.000 backlinks de diretórios ruins, fóruns aleatórios ou ainda de sites que não são relacionados ao seu conteúdo, não tem a mesma qualidade que 300 backlinks de sites do mesmo assunto que o seu e que já possuem um bom PageRank.

10. Perda de foco das keywords no conteúdo

Inserir palavras-chave que não façam muito sentido com o seu conteúdo, não trazem ganho para a sua otimização. Foque as palavras-chave que são relacionadas ao seu conteúdo, coloque-as em negrito, em itálico, mostre que elas possuem uma importância para você.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

6 Comentários para “Os 10 piores erros de SEO”

  1. julioverme

    Ótimas dicas. Vou virar “fregues” do seodicas :-)

    Só uma perguntinha, o 2º item, sobre tag title, também se aplica no blogger? Desculpe se a questão é muito basica.

    Responder
  2. Paulo Rodrigo Teixeira

    Só dois comentários.

    A 5 não tem relação com SEO. Já fiz otimização com uma página apenas com um termo super competitivo e nunca mais atualizei e continuo muito bem posicionado. Nem envolvi peso de domínio ou link juice. Em SEO você não precisa acompanhar/editar tanto como em links patrocinados.

    Já a 6, repetindo, meta tag keywords morreu.

    Um grande abraço Fábio.

    Responder
  3. Fábio Ricotta

    E aí Paulo,

    Quanto ao 5º é o fator básico de SEO: manutenção + conteúdo novo. Tem tudo haver com SEO. Não adianta só mexer em meia dúzia de coisas e falar que o seu site está otimizado.

    Já com relação ao 6º fator, as meta keywords continuam muito importantes para vários search engines. Eu não deixo de colocar.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>