Dúvidas de SEO: Google Instant, Como Cobrar em SEO, Microsites e Formação Profissional

Perguntas e Dúvidas de SEO com Fábio Ricotta

Olá leitores da Agência Mestre,

Estou aqui em mais uma sexta-feira para trazer a vocês 4 perguntas interessantes do meu Formspring e algumas perguntas que recebemos no nosso Q&A. No último “Dúvidas com o Ricottinha”, falamos de Influência de Servidores, Troca de Servidores e Domínios para o seu trabalho e estratégia de SEO. Vale a pena conferir o artigo.

Esta semana, tentei selecionar dúvidas de assuntos diferentes e para começar, selecionei uma que fala sobre o Google Instant e como ele muda o cenário do profissional de SEO. Em seguida, falamos um pouco de como cobrar por um serviço de SEO, onde conto um pouco mais sobre a experiência que tivemos na Agência Mestre. Depois, uma pergunta sobre a utilização de domínios ricos em palavras-chave e fechamos com uma pergunta de formação de profissional de SEO.

Então vamos lá!

Perguntas e Respostas do Formspring

Regularmente respondo dúvidas lá no meu Formspring, então se você tiver alguma, aproveite e coloque-a lá.


Pergunta: Iai Ricotta com a atualização do Google Instant o que acha que nos SEOs teremos que mudar?

Resposta: Eu estava pensando em criar um artigo sobre isso mas achei melhor utilizar o espaço aqui da minha sexta-feira com vocês. Bom a primeira vista, o Google Instant foi liberado para apenas para os Estados Unidos. Nas próximas semanas, ele será liberado para Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha e Rússia. Veja, não temos o Brasil na lista. Um outro detalhe é que ele funcionará apenas com usuários dos seguintes browsers: Chrome v5/6, Firefox v3, Safari v5 for Mac e Internet Explorer v8.

Estas restrições apenas nos mostram que o nosso país, nossos usuários e os nossos websites não serão afetados a curto prazo com a ferramenta. Mas digamos que a ferramenta comece hoje a funcionar no nosso país. O que esperar?

Basicamente, o usuário consegue refinar uma busca com mais facilidade e utilizando, em sua maioria, as sugestões do Google. Basta ver o que você faz quando está buscando na interface nova. Você praticamente “aceita” as sugestões do Google, pois aquelas consultas são as mais populares realizadas por usuários.

Outro ponto, em termos de SEO é que mais do que nunca o seu título passa a ter uma grande importância. Com a facilidade de “troca” de consulta e conseqüentemente resultados, se o seu título não for atraente para prender a visão do usuário logo de cara, você estará em sérios apuros.

Por fim, algo que é importante, mais do que nunca, a primeira posição está mais valorizada, pois o campo de visão do usuário passa a ser mais restrito e assim o resultado que estiver em primeiro será aquele que pode atrair o clique do usuário. Vale apenas um detalhe, se você focar consultas locais, não se esqueça de verificar se o mapa do local listings está aparecendo antes do primeiro lugar. Caso esteja, você deve trabalhar Local Search para aparecer naquele mapa e assim conseguir mais visitas!


Pergunta: Estou começando a trabalhar com SEO e gostaria de saber como abordo uma empresa : Devo pedir a senha do site para modificar eu mesmo as tags ou só dar consultoria? Já peguei casos em que deveria praticamente reconstruir outro site! Como cobrar por isso?

Resposta: Já trabalhamos na Agência Mestre com os dois casos e posso lhe falar que nos casos onde fazíamos as modificações no website sempre geravam algum problema. Problema no sentido de, quando o site estava com algum problema de programação, a culpa era sempre da nossa empresa. Mesmo que nunca tivéssemos trabalhado com tal área, ou ainda arquivo, a culpa era sempre da nossa empresa.

Outro ponto que acho é que para fornecer uma solução completa (consultoria + desenvolvimento) os profissionais devem ser muito mais qualificados, pois em um cliente o website é em ASP, em outro cliente é em PHP e por aí vai. Desta forma, você precisa ter um time muito maior, mais caro e que nem sempre irá satisfazer o cliente. Por isso optamos por apenas desenvolver consultoria.

Em termos de quanto cobrar, em consultoria de SEO, você deve determinar o valor de cada tipo de tarefa, o valor da hora de cada profissional do seu time, assim como os custos operacionais da empresa. É meio complicado falar em valores exatos, mas você pode começar com uma tabelinha básica de serviços que vocês realizam e depois disso, você pode ir especificando cada vez mais esta tabela para chegar a valores mais precisos.


Pergunta: Ricotta, estou pensando em registrar 2 domínios com palavras-chave para meu nicho, onde nesses 2 domínios irei colocar conteúdo relacionado ao meu site principal, e links (sem passar juice) para esse site principal, o que você me recomenda?

Resposta: Eu tenho um artigo completo sobre isso aqui na Agência Mestre. É um artigo que explica a melhor maneira de se utilizar Microsites utilizando domínios ricos.

O grande ponto é, desde que você proteja o website principal, não pensando em passar juice (como você mesmo falou), está tudo bem. É uma pratica super tranqüila de se fazer e já temos clientes que fazem isso sem problemas.


Pergunta: Para ser expert em SEO, é preciso saber muita programação?

Resposta: Não acho que você precise saber muito de programação. O que acredito é que com uma base sólida de programação, seja PHP, Java, C++, você desenvolve uma capacidade de solucionar problemas computacionais e isso em muitos casos é um desafio também em SEO.

Por exemplo, você trabalhar em um website de imobiliária e para interlinkar melhor os apartamentos à venda, você pensa na idéia de relacionar apartamentos similares. Mas como você sabe, fazer manualmente para os mais de 1.000 apartamentos da sua base é inviável. Logo, a solução é criar um algoritmo para relacionar os mais similares ao apartamento visto pelo usuário. Como fazer? Como orientar o time de TI para criar isso? Entende aqui como o conhecimento em programação pode lhe ajudar?

Essa base já me ajudou muito e continua ajudando no dia-a-dia do meu trabalho de SEO.

Dica extra: quanto mais você conhece, mais você consegue colocar para um time de TI que algo é possível. Pois em alguns casos eles relutam em dizer que o que você pede é impossível ou “irá dar muito trabalho”.


Perguntas do Q&A

Para aqueles que não conhecem, o nosso Q&A é uma área onde os assinantes da Agência Mestre podem perguntar sobre quaisquer assuntos relacionados a search, como por exemplo técnicas e estratégias. É uma forma muito fácil de você sanar as suas dúvidas com o time da Agência Mestre.

Vamos então as dúvidas da semana:

  • Paginação de produtos em e-commerce – dúvida sobre a melhor forma de organizar a paginação e como tratar a ordenação de produtos;
  • Domínio novo com PR antigo – interessante levantamento sobre como o Google trata um domínio recém-comprado, o que acontece com os links antigos, como ele trata o novo site e qual a melhor forma de tirar proveito deste cenário;
  • Diferença nos resultados entre o operador Link, Yahoo Site Explorer e GWT – por que os links mostrados por Yahoo e Google são diferentes? Por que o operador link: mostra um valor diferente da relação de links do Google Webmasters Tools (GWT)? Nesta pergunta, os detalhes sobre contagem de links em cada Search Engine e em cada situação.

O Nosso Curso de SEO

É importante ressaltar, que estamos com poucas vagas abertas para a próxima turma do nosso curso de SEO, que acontecerá nos dias 18 e 19 de Setembro de São Paulo. Será a primeira turma com o módulo de Ecommerce SEO, que é algo que gosto muito e tenho muitas dicas para partilhar. Aproveite hoje mesmo e já faça a sua inscrição!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

4 Comentários para “Dúvidas de SEO: Google Instant, Como Cobrar em SEO, Microsites e Formação Profissional”

  1. Núbia

    Interessante o que disse sobre o Google Instant, na minha opinião ele va acabar um pouco com a experiência do úsuário, acho que a base em T.I, saber um pouco de programação e principalmente em lógica de programação, acaba ajudando e muito o profissional de SEO.

    Responder
  2. Helison Santos

    “Dica extra: quanto mais você conhece, mais você consegue colocar para um time de TI que algo é possível. Pois em alguns casos eles relutam em dizer que o que você pede é impossível ou “irá dar muito trabalho”.”

    Uma Frase perfeita para a minha situação, neste caso eu sou o relutante que diz que “irá dar muito trabalho” !

    Mais as vezes como no meu casa,o erro esta como vc falou na falta de ifromação de quem comanda a equipe, eu sou cordenado por um cara; quê não tem curso de nada, e se meteu a fazer site, não sei porque. Otimas respostas. e otimo site.

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>