Dicas Básicas de Análise de Links

Olá leitores do Agência Mestre Blog !

Hoje falerei rapidamente da importancia da análise dos links e de como ela pode lhe dar informações valiosas que podem ser usadas na sua campanha de SEO.

Durante o processo de SEO é sempre importante fazer análise de links que apontam para o seu site por três motivos:

  • Identificar quais keywords estão sendo normalmente associadas ao seu site, para poder trabalhar em cima delas
  • Identificar também links sem valor ou então links prejudiciais que podem vir a dar algum problema
  • Não podemos esquecer claro da velha política do google de basear grande parte da classificação dos sites baseando-se nos links externos. Se o assunto principal do seu site for sobre corrida de cavalos, mas a maioria dos links apontando para ele contém as palavras veterinária animal, o Googlebot vai supor que este é o seu assunto principal e não corrida de cavalos.

Identificando os links que o seu site tem

Há duas boas ferramentas que podem ser usadas para se identificar os links e qualificar os links que chegam ao seu site:

  • Yahoo! Site Explorer
  • Google Webmaster Tools

Cada uma dessas ferramentas tem sua vantagens, a do Yahoo! por exemplo lista os seus links em ordem de peso ( os mais importantes em cima ) e a ferramenta do Google permite que a lista de links seja baixada facilmente e depois aberta no excel.

Identificando o seu Contéudo de Maior Sucesso

Examinando a lista obtida acima, filtre e descubra dentre as páginas ou tipo de conteúdo do seu site que tipo de página ou conteúdo está recebendo mais links externos. De posse destes dados, você pode usá-los para ganhar ainda mais links externos:

  • Crie mais conteúdo semelhante ao que está recebendo mais links, pois os o público está se interessando por ele, se for o caso especialize o seu site neste dado assunto
  • Identifique sites significativos que linkaram para você e que tem um conteúdo semelhante, crie links para ele também, assim você pode ganhar um parceiro que lhe apontará mais links no futuro

Identificando seus Fãs

Outra informação interessante que pode ser obtida através da análise de links é a existência de possiveis fãs que o seu site possa ter ( ter um blogueiro que linka regularmente para o seu site é algo bem interessante ).

Caso o seu site tenha algum blog ou site que regularmente faz referência a ele estabeleça contato com esse blogueiro ou com a administração do site. Mantenha boas relações com este parceiro, crie links para ele também informe-o sobre novidades.

Identificando as Fontes de Trafego

Uma ferramenta interessante que você pode utilizar para ver e examinar as fontes do seu trafego é o Google Analytics.

Interface do Google Analytics

Através dele também é possivel ver varias outras informações uteis sobre o seu site, tais como:

  • A quantidade de visitas a cada dia
  • Quais keywords estão sendo relacionadas ao seu site
  • A quantidade média de páginas por visita

Examinando as fontes do seu tráfego é possivel ter uma idéia melhor sobre o tipo de público você está atraindo, se são leitores de Social Media ou se a maioria dos acessos do seu site vem de buscadores mesmo.

Análise de Links & Link Building

Agora que você detem informações importantes tais como quantidade de links, conteúdo de maior sucesso e aceitação, a existência de eventuais fãs/parceiros e as fontes de tráfego do seu site, você tem um bom painel de como o seu site está sendo visto na internet.

De posse desses dados fica mais fácil agora direcionar a sua campanha de link building, escolhendo as âncoras e keywords certas para os seu links e buscando mídias que atinjam melhor o público que vem acessando seu dominio.

Por enquanto é isso, se ficou alguma dúvida sobre algum termo consulte o nosso glossário de SEO, outra dúvidas, deixe o seu comentário. Até a próxima !!!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>