BreadCrumb Navigation – Não perca seu cliente!

O que é breadcrumb navigation ?

Imagine que você quer comprar uma HD e vai procurar na internet.

Você vai no buscador, procura por “seagate 250Gb” e ele te indica uma página que contém o produto.

Logo no topo, você irá encontrar alguns links em sequência, mais ou menos assim:

Informática>Discos Rígidos e Removíveis>Seagate > 250GB

e logo abaixo a descrição do produto.

Você se pergunta: Pra que isso?

Esse tipo de elemento é chamado Breadcrumb Navigation. São elementos que ajudam você a navegar melhor pelo site. No exemplo acima, se você quisesse procurar por Hd’s de outros tamanhos de armazenamento, mas da seagate, você intuitivamente clicaria no link >Seagate e acharia uma pagina falando dos vários tipos de hd’s da seagate, incluindo seus vários tamanhos de armazenamento. Logo, você deixará seu usuário mais feliz pela questão de usabilidade.

Outra coisa importante: se o usuário chegou à página do produto diretamente pelo link do buscador, e ele der clicar no botão “Voltar” do navegador, ele voltará para o buscador, o que é ruim para você, pois haverá mais chances do cliente ir para outro site procurar pelo produto. Mas se ele ver mais elementos de breadcrumb navigation, maior a chance do cliente permanecer no seu site procurando por mais coisas.

E por fim, como isso diminuirá o esforço do cliente para atingir uma página, isso qualificará melhor suas páginas. E para um questão de SEO, testes dizem que isso agiliza a indexação das páginas.

Dica de breadcrumb navigation: Colocar varios links para paginas importantes em pontos estratégicos da página, como no menu ou no rodapé.

Dica 2 de breadcrumb navigation: Esquema de paginação sugerido pelo meu amigo Rafael no seu post de acessibilidade. Ex:

<<Previous 1 2 3 4 5 Next>>

Mas cuidado, não saia colocando link pra tudo pra nao poluir a pagina e pro crawler não achar que você é um spammer. E tome cuidado com os conteúdos duplicados gerados pelos links.
Por hoje é só. Valeuuu!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

17 Comentários para “BreadCrumb Navigation – Não perca seu cliente!”

  1. Rochester

    Cuidado com os bradcumbs, eles nao devem ser destaque da pagina e sim apenas uma ferramenta a mais.

    O Steve Krug explica muito bem a função deles no “Nao me faça pensar” vale a leitura :)

    Responder
  2. heron

    Olá Rochester
    Muito bem lembrado. Por isso eu ressalto pra nao sair colocando em qualquer lugar. Se isso for feito, alem de desvirtuar de sua função original(que é a de somente ajudar na navegação e usabilidade), corre o risco de gerar paginas com conteúdo duplicado.

    Responder
  3. Rochester

    É o conteudo duplicado é outra questão..

    Um forma interessante que parece ter se difundido bastante foi a de usar o símbolo “>” para demontrar a hierarquia. O próprio nielsen que usava uma setinha antes agora usa o “maior que”. É bom ressaltar que mudanças nessa simbologia, apesar de raras, podem causar confusão, como o uso de “:” ou “-”

    :D

    Responder
  4. Thno

    Muito bom.. adorei o conteudo e realmente bem lembrado.. tava procurando e só aqui achei bem explicado…

    vlw

    Responder
  5. Anny Rose

    Eu instalei mas ele não apresenta a categoria. Aparece assim: Título do blog > Título da postagem . Até pensei que fosse problema com a estrutura da URL, mas uso a mesma que vocês.

    Responder
  6. Fábio Ricotta

    Olá Anny,

    Se eu não me engano, eu fiz a customização no script. Se quiser eu te passo por email.

    fabioricotta _at_ gmail _dot_ com

    Até mais

    Responder
  7. Ruben Zevallos Jr.

    Gostei do texto explicando o que são so Breadcrumbs… meus sites já usam isso desde os idos 1998… com o CMS que desenvolvi os Breadcrumbs são atualizados automaticamente e a ferramenta se preocupa em fazer as referências das sub-páginas.

    Responder
  8. Leonardo

    Olá pessoal,
    eu gostaria de saber + sobre hierarquia em breadcrumbs, se o uso das tags h# é consideravel de acordo com SEO e coisas mais, tenho muitas dúvidas ainda, gostaria que pudessem me dar algumas dicas e materiais adicionais

    obrigado
    =D

    Responder
  9. André

    Alguem pode dizer quais as mudanças sobre breadcrumb navigation ao longo destes 3 anos?

    Responder
  10. Carlos Lain

    Desde que li a primeira vez sobre BreadCrumb na internet me interessei e começei a fazer, hoje tenho 5 estrelas nele e perguntando à usuários que se cadastraram informando vir do Google, quase 30% confirmaram que vieram pelo fato da BreadCrumb.

    Responder
  11. Klaylton

    Olá, gostaria de saber qual o plugin ou hacker vocês estão usando aqui no site da mestre para exibir o caminho do breadcrump nas SERPs do Google.
    Compartilha conosco!

    Responder

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>