B2B e SEO – Faça a Integração

Olá leitores da Agência Mestre!

Se sua empresa fez ou faz um B2B de maneira correta, mas nunca tinha pensando em agregar junto às técnicas de Search Engine Optimization, aqui vão algumas técnicas de como integrar e ter as técnicas de B2B associadas com técnicas conhecidas de SEO. Mas antes de falar sobre a integração de SEO com B2B, vamos entender um pouco mais sobre B2B.

O que é B2B?

b2bO B2B, sigla para Business to Business, é definido como a troca de mensagens com parceiros comerciais – uma relação que visa à comunicação de empresas com outras empresas, a partir da Internet e das redes privadas.

Criar e transformar estas relações de negócios, possibilitando total acesso de comunicação entre as empresas é muito importante, pois as empresas serão, ou poderão ser, unidas e passarão a criar um elo de estabilidade nos negócios feitos e oferecidos.

Estas relações de negócios (compras, vendas, informações e etc.) a serem feitas pelas empresas precisam de pessoas especializadas no ramo para atender a este trabalho.

O objetivo, claro, é a expansão da atuação comercial de cada empresa, com aumento de eficiência e satisfação de clientes. Mas e o SEO com isso?

B2B e SEO para Empresas

A grande certeza de casamento entre SEO e a proposta de negócio B2B se dá pela meta fundamental do B2B: ganhar visibilidade – que é justamente o objetivo de um projeto de SEO. Uma estratégia de SEO bem estruturada visa aumentar a visibilidade de websites nos Search Engines (Google, Yahoo! e Bing), bem como em redes de conteúdos e redes sociais (Twitter, Facebook, diHiTT, fóruns e etc.), e isso, automaticamente, aumenta a visibilidade da marca por trás do website.

Tenha em mente as seguintes dicas:

  • Apareça nos Search Engines –  Aparecer no Google, por exemplo, tem muita relevância, e as melhores práticas para atrair B2B online para o seu site são as mesmas para atrair qualquer cliente.
  • Valorize o seu conteúdo para as empresas que o procuram: crie conteúdo direto e prático para a relação de comércio, sobre o que a sua empresa vende ou o serviço que ela atua.
  • Mostre seu ramo de atuação por vários canais na internet: procure valorizar a área em que atua. Não apareça só em sites, procure também participação de redes sociais, Twitter, fóruns e outros. Esta será uma maneira de ganhar mais credibilidade e respeito nesta economia digital, valorizando seu conteúdo corporativo.

Keywords e Estratégias para B2B e SEO

kw'sEm B2B é essencial identificar as marcas envolvidas, bem como os temas que são mais utilizados. Assim, produza os conteúdos não apenas com formas coloquiais, mas lembre-se de apresentá-los, também, de uma maneira mais profissional.

Procure utilizar keywords que são específicas do vocabulário empresarial no conteúdo, ou seja, que só serão buscadas por empresas. A partir daí, utilize essas keywords para dar início a sua keyword research.

As dicas para fazer a pesquisa de palavras-chave integrada entre SEO e B2B são:

  • Buscas por léxico próprio – saiba o que as empresas procuram ao buscar a sua empresa. Procure quais os termos mais utilizados, se as empresas buscam os conteúdos e keywords de uma maneira mais coloquial, utilizadas por clientes de maneira geral, ou se utilizam termos mais específicos da área, como os termos empresariais.
  • Buscas por termos genéricos/comuns – empresas poderão fazer buscas na Internet procurando por outras empresas. Nestas buscas utilizarão keywords genéricas, isto é, buscarão por palavras de uso coloquial e que geralmente são mais utilizadas por clientes. Não utilize apenas palavras coloquiais ou empresarias, é importante saber dosá-las.
  • Nome de determinada marca como palavra-chave – muitas empresas atualmente buscam ter marcas em sua empresa, pois acreditam que elas são importantes na parte de vendas, representando um poder na decisão de compra.

O importante ao se decidir por utilizar marcas como keywords é o efeito que uma marca pode ter conseguido sobre uma determinada ação ou produto. Por exemplo: atualmente, o Google é considerado o melhor buscador da Internet, sendo o mais utilizado. As pessoas costumam dizer “procura no Google,” e não “procure em um buscador” ou semelhante.

Assim, o Google assume o valor daquilo que representa – a sua marca será lembrada e usada, no lugar da ação que representa.

Outro ponto interessante é consultar os especialistas em B2B, que provavelmente possuem conhecimento sobre a indústria, sobre a empresa e sobre seu espírito de organização, e, assim, angariar mais palavras a serem utilizadas nas estratégias de SEO.

Link Building para B2B

Link BuildingUm dos focos no contexto de B2B é fazer com que as empresas estejam sempre em contato, se relacionando e criando eventuais parcerias. Nada melhor que fazer com que as empresas andem juntas.

E nada melhor do que refletir online, essa parceria offline. Duas empreasas que possuam websites, por exemplo, podem indicar sua parceria em seus websites, fazendo a indicação do produto ou serviço que recebe da empresa parceira através de um link entre os sites.

Esses links, ambientados em um contexto apropriado, tornam-se links extremamente relevantes para Search Engines e visitantes do site.

Tanto o visitante melhora seu entendimento da importância da marca, com ela referenciada em diversos outros sites, quanto essa quantidade de links aumenta o valor do site para Search Engines.

Algumas formas de cruzar o Link Building, a Manutenção de Reputação online e o B2B:

  • O Branding (gerenciamento/lembrança de marca) não precisa resultar diretamente em um Link Building, mas pode tomar parte. Mas o uso e exposição da Marca faz com que ela seja mais lembrada, o que pode resultar em mais links, inclusive, links naturais.
  • Para achar onde a uma determinada marca é encontrada na Internet (quais sites falam dela), basta fazer a busca “nome da marca” -site:sitedamarca.com.br. Saber de onde vem os links, o que falam do seu site ou se há algum link que esteja citando o seu site de forma incorreta ou negativa é essencial. A interação com essas fontes pode gerar novos links.
  • Participar de redes sociais, como por exemplo, o Twitter, que é uma grande maneira de conseguir novos links e entrar em evidência para outras empresas.
  • Criar um blog corporativo – montando um blog da empresa, várias informações da sua empresa poderão ser transmitidas para outras empresas, criando, assim, um relacionamento com elas. Também permite o trabalho com links internos para expor o conteúdo para visitantes e reforçá-lo para Search Engines.
  • Outras fontes de links interessantes são: YouTube,  sites de comunicados de imprensa (press releases) ou artigos que já foram publicados.

Pesquisas sobre B2B É importante ficar atento em como a sua empresa é achada e pesquisada. Saiba quais os produtos/serviços são vistos como diferencial e quais as formas de se conseguir links internos e externos para esses conteúdos.

Medir a Eficiência de B2B e SEO

Se você fez tudo para que sua empresa tenha ainda mais credibilidade com SEO, nada melhor do que medir com eficiência o seu trabalho. Medir esta eficiência ficará fácil utilizando o Google Analytics, ou outra ferramenta de web analysis.

Desde o primeiro momento, monitore cada palavra, conteúdo e cada referral que provê visitas para o site. Ali também estão fontes de Link Building e otimização de conteúdo, bem como fontes para descobrir novas parcerias e aquecer o B2B.

Agora é com você,  fale um pouco mais sobre a sua experiência em B2B, SEO, e os dois juntos! Deixe um comentário!

Até a próxima.

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>