O Maior Erro de Precificação de Projetos de Marketing Digital

Na área do marketing digital, um dos maiores erros que pode ser cometido é em relação à precificação de projetos. Essa é, na verdade, uma grande dúvida dos profissionais da área. Mas, afinal, como evitar o erro de precificação dos projetos de marketing digital? Dê o play para descobrir!

Saiba Qual é o Custo Geral do Seu Projeto

O primeiro passo para evitar o erro de precificação é ter a noção clara do custo total do seu projeto. Essa somatória não inclui apenas a hora que o profissional dedica para fazer um documento específico, uma análise de SEO ou um vídeo, por exemplo. Na verdade, é preciso levar em consideração todos itens que acontecem no dia a dia.

Por isso, o ideal é pedir para que os colaboradores registrem por uma semana tudo o que é feito para o cliente e, claro, o tempo que é gasto em todas as tarefas realizadas. Veja alguns exemplos do que pode estar nessa lista:

  • Atendimento telefônico;
  • Resposta de e-mail;
  • Briefing com o cliente;
  • Reunião via Skype;
  • Reunião externa;
  • Contatos feitos ao longo do dia, etc.

Como Mensurar Melhor as Horas Dedicadas ao Projeto

Existem alguns hacks que são bem importantes e que podem ajudar no processo de mensuração das horas que são dedicadas ao projeto do seu cliente. Veja:

Tempo Real de Trabalho do Colaborador

Suponha que você contratou um profissional (via CLT) e ele trabalhará oito horas por dia. Agora, imagine que esse profissional leva cerca de uma hora para elaborar um relatório. Ele, então, entregará oito relatórios diariamente, certo? Errado!

Esse profissional, primeiramente, conta com os intervalos entre um documento e outro. Afinal, ele precisa respirar e se concentrar. Ele também vai ao banheiro, para para beber água, sai da mesa para buscar um café, etc. Mas, quantas vezes no ano esse mesmo profissional faz todas essas atividades?

Você sabia que isso pode representar 4 horas gastas? Por esse motivo, essas atividades deverão entrar para a lista de itens realizados. É recomendado também considerar a quantidade máxima de horas dessa pessoa para multiplicá-la por 0,8. Ou seja, 80% do tempo desse profissional que é estritamente produtivo.

Priorize Reuniões Internas ou Via Skype

Considerando todas essas tarefas que estão presentes no dia a dia do profissional, outra dica importante que deve ser avaliada é a reunião. Uma reunião externa, por exemplo, leva horas e mais horas do colaborador. Exige tempo de deslocamento, retorno e, até mesmo, o tempo de espera. Por isso, as reuniões feitas dentro do próprio ambiente de trabalho evita essas horas de deslocamento. Mas, para que esse tempo seja melhor aproveitado, é necessário definir o tempo de duração delas.

Faça um Alinhamento de Expectativa com o seu Cliente

É quase inevitável prever quando a reunião vai durar mais tempo do que o proposto ou quando o cliente vai ligar para tirar uma dúvida. Para evitar esse contratempo e o erro de precificação do projeto, vale a pena alinhar junto dele o tempo que a equipe irá dispor para ajudá-lo.

Lembre-se sempre de que tudo o que o seu cliente pedir e não estiver no projeto, deve-se fazer o orçamento para evitar o erro de precificação. Gostou desse vídeo? Então assine também a nossa newsletter para não perder nenhuma dica como essa!

Receba Novidades

Insira seu email para receber novidades e dicas exclusivas da Agência Mestre!
Divulgue este artigo

Deixar um comentário

  • (não será publicado)

XHTML: Você pode usar estas tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>